segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Açores vão subir aos topos do Mundo

Açorianos escalam as montanhas mais altas do mundo: um florentino e um picoense serão liderados por um jorgense na subida aos oito pontos mais altos do Mundo.

Luís Bettencourt, o alpinista jorgense que se predispôs a subir aos oito pontos mais altos do planeta, já constituiu equipa. Atribuindo ao projecto o nome de “Açores no topo do Mundo”, a equipa é liderada pelo próprio Luís Paulo Bettencourt, natural da ilha de São Jorge. Na primeira cordada, primeira posição de apoio ao alpinista, estará Valter Medeiros, natural da ilha do Pico; e na segunda cordada, [estará] Carlos Mendes, natural da ilha das Flores.

O objectivo deste trio é desfraldar a bandeira dos Açores nos pontos mais altos do Mundo, ascendendo aos picos mais altos de cada continente. A odisseia, que já começou com uma primeira subida à montanha do Pico (2.351 metros de altitude), deverá estar completa em 2011, segundo acredita o líder da equipa, Luís Bettencourt.

De acordo com o responsável, o calendário das subidas foi definido “de maneira a que o aumento de dificuldade seja gradual”. Assim, a segunda montanha do projecto é o Kilimanjaro, no norte da Tanzânia, que é o ponto mais alto de África, com uma altitude de 5.892 metros, no pico Uhuru. Esta subida está prevista já para o próximo mês de Novembro; seguindo-se, em Janeiro de 2010, o Monte Kosciuszko, com 2.208 metros, que é o pico mais alto da Austrália.

De acordo com Luís Bettencourt, as dificuldades intensificam-se em Fevereiro de 2010, quando tentar subir ao Monte Vinson, o ponto mais alto da Antárctica, com 4.892 metros de altitude. Segundo revela, a ascensão a esta montanha não é considerada tecnicamente difícil mas as condições climatéricas extremas podem criar muitos problemas, sendo frequente a temperatura descer abaixo dos 40 graus negativos.

Em Junho de 2010, Luís Bettencourt pretende subir ao cimo do Monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa, com 5.642 metros, na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso. Em Setembro de 2010, será a vez de subir ao Monte McKinley, no Alasca, com 6.187 metros, que é a montanha mais alta da América do Norte; seguindo-se, em Janeiro de 2011, o Aconcágua, nos Andes argentinos, com 6.962 metros, que é o ponto mais alto das Américas e do hemisfério Sul, além de ser o pico mais elevado fora da Ásia.

Em Maio de 2011, está marcada a subida ao Evereste, a montanha mais alta do mundo, nos Himalaias, com 8.844 metros de altitude; local onde o português João Garcia chegou a 18 de Maio de 1999. O projecto terminará em Junho de 2011, com nova subida ao Pico, fechando o ciclo de ascensões aos pontos mais altos de cada continente do nosso planeta.

O projecto “Açores no topo do Mundo” está orçado em cerca de 200 mil euros. Para saber mais informações, visite o sítio do projecto ou o seu blogue.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

41 comentários:

Anónimo disse...

até me admira não estar um de s. miguel que tem a mania que são bons em tude e quando fazem uma coisa a rtp leva quase 30 minutos nos telejornais a devulgar a noticia.

FDM (boneco virtual e que deseja boa sorte a estes desportistas e aventureiros açorianos) disse...

Para além da nossa bonita bandeira da Região Autónoma dos Açores que vai ser hasteada no cume dessas montanhas dos cinco continentes, gostava que também içassem a primeira Bandeira dos Açores (da I autonomia e dos movimentos autonomistas do sec.XIX e início do sec.XX), conforme se pode visualizar neste link:

»»»»Clickar no Nick FDM»»»»»

Obrigado,

Anónimo disse...

Que dor de cotovelo! Mas não nos importamos já estamos acostumados! Quanto à notícia ... boa sorte e parabéns pelo prjecto.

Anónimo disse...

HARDLINK disse:
Por causa dessa primeira bandeira dos Açores, em 1989 no Consulado de Portugal em Toronto, fiz uma exposição com cinquenta pinturas.

Numa delas, constava a bandeira primitiva dos Açores, mais conhecida por bandeira da FLA.
exactamente à que o FDM apresenta.

Já com as cinquenta pinturas dependuradas na sala de exposições,
o dr. Carlos Pais, consul de Portugal nessa altura, deu ordem para a pintura ser removida da sala, - por se tratar duma pintura separatista- disse ele.

Nisto, as câmaras de televisão do canal 4 de Toronto, foram chamadas para focarem a sala com todas as pinturas, incluindo a rejeitada.

A estação 4 do programa português,
durante dois dias,rodou o assunto, sendo eu duas vezes entrevistado.

Em 1992,uma réplica da mesma pintura, foi exposta na Câmara das Lajes das Flores, aquando fui a convite, pelo falecido e antigo Presidente Sr. Cristiano A. Gomes, isto por altura da Vll Festa do Emigrante,na qual deu-se uma exposição de pinturas minhas.

Devo aderir esta estória que, a pintura original foi roubada das paredes da antiga Casa dos Açores de Toronto, sendo esta a razão de haver pintado a réplica, que levei ás Flores.
DCA (hardlink)

INSURGENTE disse...

Realmente, para se poder subir a montanha e com mérito,só mesmo fora daqui...
ou então, se decidires por cá ficar, tens de arranjar um patrocínio da CÀMARA e aí,até podes ser coxo que nem tocas com os pés no chão...

BOA SORTE e não se esqueçam de mandar um postal.

Anónimo disse...

ó fdm se queres que a tua mandeira seja hasteada no pico mais alto tens que passar para cá cem milhoes de euros em dinheiro vivo não quero dolas que nós portugueses dos açores já não passamos cartão ás dolas.

FDM (boneco virtual e que nunca esquece a Bandeira dos Açores) disse...

Sr.DCA (Hardlink):

O episódio que relata no seu oportuno comentário é muito elucidativo quanto à mesquinhez dalgumas autoridades portuguesas, nomeadamente autoridades consulares e diplomáticas.

Confundir a Bandeira dos Açores ( a bandeira oficial/oficiosa do I Movimento Autonomista) com a FLA seria o mesmo que confundir a bandeira da República Portuguesa com organizações extremistas skinheads, quando estes saem à rua pelo 10 de Junho e em Lisboa na Praça do Império reunem-se e desfraldam a bandeira verde-rubra.

Também nos Estados Unidos durante a década de oitenta, e quando houve uma inflexão da politica norte-americana quanto aos Açores, algumas "autoridades" portuguesas fichavam e "vigiavam" muitos açorianos que tinham colaborado nos EUA com o movimento independentista, principalmente nos estados da Nova Inglaterra.

De facto aquela é a primeira Bandeira dos Açores e lá está toda a nossa simbologia: o azul do mar, o branco da paz, as noves estrêlas (ilhas) e o nosso milhafre protector.

Resta acrescentar que a bandeira azul-e-branca também foi Bandeira de Portugal, no tempo da Monarquia, e por essa via, a Bandeira dos Açores herda toda a portugalidade lá simbolizada, ao contrário da verde-rubra, que foi uma bandeira imposta pela maçonaria e carbonária, e que hoje é a bandeira oficial da República Portuguesa.

Convém lembrar que Portugal, a sua História e a sua Gesta, foi e é muito mais que a história da República, cuja implantação foi à lei da bala e do terror sanguinário.

Respeitemos as bandeiras que presentemente estão em vigor: a da República Portuguesa e a da Região Autónoma dos Açores, mas não nos esqueçamos das velhinhas e simbólicas Bandeiras de Portugal e dos Açores.

(Quanto à FLA, esta organização em 1976 adoptou uma bandeira especificamente partidária e que tinha as cores azul-branco-amarelo, e uma deles foi-me oferecida em Boston e ainda exibo no meu gabinete de trabalho com muito orgulho).

FDM (boneco virtual e que recomenda a um comentador que não cuspa no prato que comeu)... disse...

Quanto ao comentário do estimado comentador das 09H53, não despreze as "dolas" pois elas já te mataram muita fominha de bicho e não te esqueças que grande parte da enormíssima dívida externa portuguesa está titulada em USdollars.

Também se quiseres comprar um quartil de petróleo tens que ter "dolas" no bolso se não levas tampa.

(Ainda vai chegar o dia que Portugal vai aceitar os "kwanzas" de Angola para poder obter matérias-primas e pagar dívidas.)

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa,votos de sucesso total...E divirtam-se, que é o mais importante...

Anónimo disse...

Hardlink;
Ainda acerca da bandeira:

Não quis adicionar mais no comentário, derivado a já estar extenso, mas acrescento que, o sr.
Consul nessa altura chamou por mim a um cantinho da Galeria Almada Negreiros, sugerindo o seguinte:

-se o sr. Denis Almeida se quiser, ainda pode pintar lá em cima no cantinho o escudo nacional-

Recusei dizendo, que assim já não era a bandeira primitiva dos Açores. Isto, na véspera da exposição. As estações de rádio portuguesa, criticaram a atitude do Consul, dizendo que ele fez mal em cofundir -arte com política-

No outro dia, o da exposição, um do convidados -não por mim- era um doutor continental (lisboeta) muito popular na comunidade portuguesa de Toronto, ainda hoje é- que disse a um amigo seu dentro da Galeria
--olha pá, vamos tomar um café no(?)e o melhor de tudo é que lá não param açorianos-
Isto foi dito a 3 metros de mim, e alguém me veio dizer.
Conclusão minha: eles não gostam muito dos açorianos.

Denis Correia Almeida
hardlink@aol.com

Anónimo disse...

ó fdm eu nunca precisei de dolas e se foste matar a fome para américa eu nunca precisei sair dos açores para matar a fome. quanto ás dolas se for á balança américa deva mais a Portugal do que Portugal a eles só aos anos que eles devem o aluguer da base das lajes.tu ainda vais ainda ver os bidoes de petroleo a serem comprados a euros porque cada dia a dola está-se a perder cada vez mais . doute um conselho o melhor que fazes é trocares as tuas poucas dolas por euros antes que seja tarde.

FDM (boneco virtual e que não detesta ingratos e mal agradecidos)... disse...

Anónimo das 09H36:

Não foste pr'América "matar a fome"
porque não querias trabalhar.
Preferiste ficar cá a amolar o canivete, a saltitar no calhau, a fazer gosma, a passar o dia atrás de meia dúzias de cabeças nas relvas e nas tapadas e à noite ias pr'o botequim empinar bagaços e mexericar a vida alheia.

Muita gente não foi prá América porque fugiam do trabalho como o diabo da cruz.

Agora deves ser beneficiário dalgum subsdiozinho da lavoura ou uma reforma por não fazeres nada.

Mas não te esqueças que se não fosse as "dolas" e os barris com roupa de "stoa" que os teus familiares te mandavam da América talvez tivesses passado fome e frio...

Quanto a trocar "dolas" por euros, eu faço isso, e também com libras, yenes e francos suiços.

Algum tempo depois - e quando o mercado cambial está favorável à "nota verde" - torno a revender, desfaço-me do "funny money", não vai o diabo tecê-las....

A Europa vai rebentar primeiro do que a América, pelo que aconselho a todos a investirem em dollars e a terem um pé de meio nesta moeda...

FDM (boneco virtual e que sempre lutou pela dignificação dos Açores e dos Açorianos)... disse...

O que o SR. DCA (Hardlink) relata foi bastante frequente nessa época e ainda hoje acontece, aqui e acolá, alguns episódios dessa natureza, pois as "autoridades" portuguesas ou os seus "representantes" sofrem duma desconfiança histórica e de preconceitos coloniais em relação aos açorianos.
Mas hoje em dia, e em virtude da nossa Autonomia Politica e Administrativa ( e num futuro próximo com a nossa Autodeterminação plena) não necessitamos de baixar a espinha aos "doitores" enviados por Lisboa.

Felizmente, já provámos que somos um Povo maior e vacinado, mesmo que isso não tem sido reconhecido pelo aerópago português, Tribunal Constituicional e Presidente da República.

FDM (boneco virtual, corrigindo a epígrafe ao seu comentário das 16H19)... disse...

Correcção:

No nick onde se lê «boneco virtual e que NÃO detesta os ingratos e mal agradecidos», deve-se ler:

«Boneco virtual e que DETESTA ingratos e mal agradecidos».

Obrigado,

Anónimo disse...

de um imigrante com orgulho do ser:

Boa noite, especialmente para FDM comentario 28 de out. 16:19 concordo 100% consigo!!!
Falam mal dos imgrantes que optaram para sair do conforto desta pequena ilha em busca de melhores oportunidades, mas se nao fosse para muitos deles que regressaram a esta pequena ilha, acho eu que a nosso ilha nao estava tao desenvolvida. Olha so para os comerciantes com grandes negocios, mais do que 50% sao imigrantes. Tem orgulho em desenvolver a sua ilha! so que esta gente de mente pequena acham que os imigrantes querem é fazer "show off" das suas dollars. Talvez è com FDM diz, è melhor viver debaixo da sombra da bananeira.......Que achas???

Anónimo disse...

nao vejo esses esperto que vieram das americas e sao comerciantes!
E os que andam por aí nao sabem qual é a mao direita e a esquerda!! Que contribuiram eles para o desenvolvimento da ilha? Nada!

Anónimo disse...

é verdade eu também não vejo nenhum imigrante investir nas flores . os que investem ou são do continente ou são e italia ou são da ilha terceira ou forão de santa maria, os que são naturais de cá e investem na ilha nunca imigraram. portanto deixa-me dizer como diz o anonimo ás 01,o4 da madrugada. que contribuiram eles para o desenvolvimento desta ilha.nada! só dão é prejuizo que nunca descontaram para terem direito assistencia médica como aqueles que toda a sua vida lutaram nesta ilha para hoje não ser um desserto sem seres humanos.

Fórum ilha das Flores disse...

Não fujam ao tema! Mania que vocês têm! Já estamos a falar de bogalhos!

Anónimo disse...

estas tacadas não convem ao fdm por isso ele quer fugir á verdade.

Anónimo disse...

Não se pode esperar outra coisa, a ilha das Flores esta cheia de deficientes!
Pelo menos é o que vejo nas lista oficiais...

Anónimo disse...

Quero desejar boa sorte e que eles consigao chegar ao topo. Eu acho que nao deviam publicar os comentarios que nao falam sobre o tema em questao.

Anónimo disse...

De um imigrante com orgulho em ser; pra o anonimo de 29-10 09:50... Bem ou voce é cego ou nao conhece bem os comerciantes da ilha, bem nas lajes sao 2 comerciantes k se pode considerar grandes, uma é de santa maria e outro foi imigrante das americas.
em santa cruz, dos grandes comerciantes, bem 3 sao imigrantes, um tambem é de santa maria, e o k é de ca vai se reformar. Talvez o sr.(a) nao sabe bem as coisas com sao, è como eu digo "se nao sabes mais vale ta calado"
ao quanto as regalias do goverrno...sao os da esquerda, que voces votaram no continente que fazem as leis por tanto o direito é para todos.

desculpa os "bogalhos" ou la o k querem chamar isso, mais algumas coisas valem a pena ser esclaricidas, para nao morrermos ignorantes.

tila disse...

Parabens pela coragem e audácia.Fico muito orgulhosa por saber que três portugueses querem levar o nome dos açores a um ponto tão alto.Obrigada.
Quando regressarem serão concerteza outros seres mais enriquecidos pela experiência vivida e pela troca de conhecimento.Talvez essa inveja que vou notando em alguns Florentinos venha a ser dissipada quando entenderem que as Flores só tem a ganhar com pessoas que tentam a todo o custo eleva-la em todo o mundo.Só temos a ganhar quando e enquanto Estado-Nação tivermos uma fortíssima coesão social.
Boa sorte ao grupo

Anónimo disse...

Não posso deichar de dar nota positiva ao comentario de alguém que se assina por tila. È o nome dos Açores é o nome do nosso Portugal e é o nome da nossa querida Ilha das Flores. José Antonio Toronto Canadá.

Anónimo disse...

Hardlink comenta.

Relativo à nossa compatriota Tila,
referido ao bonito elogio que faz aos três aventureiros açorianos, quando diz: "..portugueses querem levar o nome dos Açores etc.etc.."

Talvez não lhe lembrou que, esses portugueses,além de o serem, apenas por nacionaliddade, são ACORIANOS de cepa e ainda por cima um da ilha das Flores.
Convém lembrar aos menos lúcidos e partidários do seu [rectângulo]que, ao nome de portugueses,quando se trata dum arquipélago, para mérito dos próprios, devemos distiguir eles donde são, para não confundir com o (lado de lá) Em coisas dessas, é preferível não baralhar com os do "headquarters" (que gostam muito dos açorianos)
Acho mais honra aderir aos audazes aventureiros a terra donde eles são. Não acha?

Haverá pecado dar o que é seu a seu dono? Lá pelo filho ter pai, ser (grande e baptizado) como diz o nosso carácter intelectual FDM, eu adianto: as honras e propriedade do filho, pertencem mais ao filho, do que ao pai.

Ora vejamos: Se os três fossem do Continente e vivessem nos Açores, e subissem só um pico muito alto, as notícias do outro bradavam:
"portugueses do Continente que VIVEM nos Açores vão subir um pico muito alto"
Devemos ser realistas; será assim?

Denis Correia Almeida
Hamilton, Ontário, Canadá
Hardlink@AOL.com

tila disse...

Gostaria de esclarecer o sr.Hamilton,de que eu considero Camões um grande poeta portugûes,e que eu saiba não é muito importante para a nossa Nação saber qual é a sua região...O que interessa é que é português ou não é?Eu quando digo que sou portuguesa não preciso de dizer que sou Minhota.Sou simplesmente,portuguesa como todos os que daqui há quatro séculos atrás partiram para aí com a finalidade de povoar as ilhas.Como vê ,somos todos portugueses,todos da mesma Nação.Tenho uma filha que é minhota,trabalha nas Flores mas já trabalhou noutras ilhas e nunca disse que era minhota,Diz simplesmente que é portuguesa,que paga todos os seus impostos na região do seu país onde está a trabalhar.Quando sai da ilha em questões de trabalho tem todo o orgulho em dizer que é portuguesa residente nos açores.Se todos tivessemos orgulho naquilo que fazemos não nos incomodaríamos tanto com essa coisa de minhotos alentejanos florentinos,etc etc.Somos portugueses e deveriamos todos termos muito orgulho em dizê-lo e em sê-lo.Um abraço desta portuguesa

Anónimo disse...

Hardlink - retorque:

Exma Senhora Dona Tila;
Permita-me que adicione Minhota, do Minho, de Portugal; portuguesa;

Eu também posso ser:Denis Almeida, dos Açores, açoriano, ou até: Hardlink, mas nunca Hamilton, porque Hamilton é a cidade, aonde vivo, e o -Mayor local- sentir-se-há indignado...

Voltando a falar nos corajosos aventureiros e expedicionários
açorianos,no meu comentário dantes,
apenas seguiu a escolha que o protagonista e principal alpinista da expedição preferiu: açorianos, quando diz algures no seu Blog a escolha de açorianos.

Ainda para colmatar, e para maior referência e amor pátrio aonde pertence, o autor da dificultosa aventura,Sr.Luíz Paulo Bettencourt tenciona colocar a bandeira dos Açores no cume de cada um dos cinco Continentes. Ele nem na bandeira portuguesa fala.
Com tudo isto, ele não quer dizer que os Açores não pertença a Portugal. Não; isso não!.. Por enquanto ainda pertencemos. Ele, apenas quer dar a saber ao mundo aonde estamos e quem somos.

Esta arriscada aventura, ficará no registo dos Açores e do seu povo, como uma identidade; compreende a Dona Tila Minhota?

A respeito do Camões, que no resto de sua vida, viveu e morreu miserávelmente, não por culpa de açorianos; bom; não adianto...
O maior poeta português, se agora me ouvisse, decerto me dava uma palmadinha nas costas, sinal de razão,como tambéma o fazia com as costas voltadas para a Dona Tila.

Ele nada teve, ou tem a ver com esta aventura dos açorianos.
A Dona Tila tem razão em clamar
que é portuguesa; sim senhora;Tem toda a razão!..
Aí vai um abraço misto: açoriano e continental.

Denis Correia Almeida
Hamilton,Ontário Canadá.
Hardlink@AOL.com

Anónimo disse...

Exma Sra. Dona Tilda, Minhota e Portuguesa;

Ao acabar de escrever um comentário retorquindo ao seu; sendo interrompido pelo telefone, e, ao regressar, que só me faltava assinar, desapareceu tudo quando tentei assinar.

Sra Minhota; retorquindo ao seu comentário em me chamar sr.Hamilton, eu ficaria mais abastado se a senhora Tila me chamasse sr, Ontário. Sendo assim, ficaria com mais propriedade...

Os Açores não é Portugal. Além de sermos portugueses, temos a honra de sermos: ou até se quiser pode dizer: portugueses açorianos, por enquanto...
Se a sra é Minhota como diz, jamais poderá ser açoriana;certo?

Os corajosos aventureiros açorianos,legitimamente são açorianos, e, politicamente são portugueses.

É preciso não confundir.
Por delicadeza, se a sra. Minhota quiser,leia outro comentário sob HARDLINK porque irei terminar este antes que ele termine em mim.
Até já obrigado.
DCA

Anónimo disse...

Hardlink --Prossegue

Sra Dona Tila;

Volto de novo para terminar o assunto, e esclarecer a dignidade dos açorianos.
Os arrojados aventureiros, quando
atingirem o cimo da montanha mais alta, de cada um dos cinco Continentes, irão hastear a badeira dos Açores. Eles nem na bandeira portuguesa falam.

Os honrados aventureiros, querem que os Açores sejem reconhecidos como um povo; uma região, e, em muitos sentidos uma cultura; aquilo que há muitos anos os Açores carecem. Compreende a Sra Tila Minhota?

Exemplo: olhe para os angolanos, cabo verdeanos, moçanbicanos, etc etc.
Eram eles portugueses? Nunca foram, e agora muito pior.

Óh minha digna senhora do Minho, portuguesa de Portugal; Os Açores é os Açores; Portugal é Portugal. Angola,era e é Angola,e os Açores
será sempre Açores agora e depois.

É muito mais fácil os Açores ser sempre AÇORES, do que eu ser
sr. Hamilton.
Um abraço bem açoriano, retorquido ao seu bem português

Denis Correia Almeida
Hamilton, Ont. Canadá
Hardlink@AOL.Com

Anónimo disse...

tenho pena deste denis ser das pedras brancas é que ele não ve que a bandeira dos açores ou melhor a bandeira da autonomia dos açores tem o escudo de Portugal no canto é esta a bandeira que vão inçar se chegarem ao pico mais alto. para uma pessoa que não é cego o escudo diz tudo.

Anónimo disse...

Ao paparreta das 11:02h

Vulgarmente diz-se que a pessoa tem 3 olhos; dois para ver -e o outro é cego.
Tu, quando olhas não vês; e se vês não sabes o que viste.Portanto, a tua cegueira de cima deve ser igualável à de baixo.

Aonde foi que viste ou leste que eu era das pedras brancas?

-Acerca do escudo português estar colocado no lado superior da bandeira dos Açores,um pequeno de 7anos vê isso.
No entanto, se perguntarem à mesma criança o motivo, ela responderá que: é porque os Açores estão debaixo do domínio de Portugal,e que forçosamente a bandeira tem que levar uma referência portuguesa.

Isto, vê-se em quase todas as bandeiras nacionais dos países que foram ou são subjectos a outro. Por exemplo: como a bandeira australiana, e outras bandeiras do (United Kingdon) que levam referências da nação que pertenceram ou pertencem.

A tua irracionalidade, faz-te negar o que lês, e atamancares o que escreves, para chamares cego a quem vê mais com o olho (inferior) do que vês com os superiores.

Que idade tens?..Se és de menor idade, perdoa-me. Mas se já és homem, o qual desconfio, não mereces uma leitura complexa ou disciplinar. Se eu o fizer vais interpretar que eu estou a referir-me a vacas; portanto vai pastando.
Denis Correia Almeida
Hardlink DCA

Anónimo disse...

Na realidade na Europa há um grande respeito pelo povo açoriano mas parece-me que devem apenas conhecer os que se respeitam e se fazem respeitar.Fico com a sensação que há muitas pessoas que ainda não perceberam que o dinheiro(vindo de bruxelas) que recebem é por serem portugueses que nasceram ou residem no arquipélago dos Açores e não no continente americano.É que daí quando não se portam bem ,sabem o que lhes fazem, não sabem? São repatriados....

FDM (boneco virtual, interrompendo a preparação das suas malas de viagem, para solidarizar-se com o Sr.DCA «Hardlink»)... disse...

A União Europa paga subsídios aos residentes nos Açores - açorianos e não só - porque é do interesse da União.

Somos a fronteira mais ocidental da Europa e proporcionamos uma grande projecção no Atlântico Norte.

Somos um ponto geo-estratégico para defesa comum da América do Norte e da Europa.

Se fóssemos um estado independente também teríamos as mesmas regalias como têm outros estados pequenos: Chipre, Luxemburgo, Malta ou beneficiaríamos do estatuto inerente ao "espaço económico europeu" à semelhança de Andorra, Mónaco, Ilhas Faroé, Suiça e Liechtenstein, ou até a Comunidade Autónoma das Canárias e que têm um estatuto fiscal especial dentro da UE e são considerados como uma nação dentro do Reino de Espanha.

O facto de estarmos integrados na República Portuguesa, e no que concerne à politica da União Europeia, não nos adiciona nem nos retira direitos ou deveres.

Como vincou muito bem o nosso patrício açoriano do Canadá, Sr.Denis Correia Almeida, somos açorianos e devemos ter muito orgulho.

E nas actuais condições devemos ter respeito e consideração por Portugal e pela União politica a que pertencemos - a U.E. da bandeira azul com as 12 estrêlas amarelas, que é a sínteses perfeita da Europa das Nações, dos Povos e das Regiões.

Tal como no Canadá os quebecois - habitantes do Quebec, uma das dez províncias politicamente autónomas da Comunidade canadense - têm muito orgulho na sua identidade, nós, açorianos, devemos ter também muito orgulho na nossa identidade, nas nossas tradições, no nosso povo e na nossa História.

E podemos afirmar esta realidade sem ofender ninguém nem hostilizar os laços históricos e de sangue que temos com Portugal.

A cima dos Açores só Deus!

(Como diz Rainer Daehnhardt, um luso-alemão apaixonado pelos Açores: «Os Açores são ainda Portugal;Portugal, porém,já não o é»

Na verdade os Açores são o último reduto da lusitanidade e a História vai incumbir-nos novamente de salvar um país que anda completamente à deriva.
Neste mundo globalizado e onde o capital não tem pátria, Portugal sem os Açores não seriam nada nem teriam alma.

»»»»Clickar no nick FDM»»»»

Boa Noite e até um dia destes.

Respeitosamente,

FDM

Anónimo disse...

Hardlink responde ao FDM

Sr. FDM. Vc se leu os comentários que que fizeram a meu respeito, olha, a D.Tila -vai que não vai- ela percebeu-me. O outro anterior mereceu uma tosquiadela porque a
lã cobria-lhe os olhos enquanto me chamou cego.
O FDM se calhar escreve os seus comentários de joelhos."Quem muito se abaixa..(bem; não digo o resto) sabe o ditado não sabe?

As pancadas que O FDM dá nesses que lhe chamam todos os nomes,e o FDM lhes diplomáticamente, eles não percebem; porque são mais incultos do que eu.

Agora, por ter sido uma senhora a contrariar-me, e um (lanzudo) a dar com a cabeça no prego para o pregar e chamar-me cego, esse individuo não pode ser agraciado com luvas de veludo, nem domesticado com palavrinhas que ele nem percebe.

Para tratamento verbal, mental e físico, usa-se tesourada, com tesoura rombada para doer mais.

Isto aqui, quando eles entram a responder tolamente sem assinatura
eu não sei, não posso e nem quero escrever para me abaixar a um mamarracho que borra tudo, insulta-me e esconde-se.

O FDM,com as suas intelectuais palavras a esses que não percebem, e quando lhe respondem insultam mais ainda, merecem é bordoada de lhes cair a pele.

No seu comentário, esse que diz ser para Denis Correia Almeida aludindo (devemos ter respeito)

Desde meio para baixo, o FDM na sua lengalenga diz: "podemos afirmar a realidade sem ofender ninguém"

A única pessoa que poderia ter ofendido, que duvido muito foi a Dona Tila, em dizer Minhota do Minho e portuguesa. Tudo verdade! Muita mais verdade do que eu ser Sr. Hamilton.

Responde-me, sr FDM: escreves e lês com óculos de Sol? Ou usas trecosDá a impressão que usas (trecos-trekos) blinders para não veres p'ró lado?.

O FDM mesmo sem relizar o que diz, mais do que uma vez, insulta os continentais o máximo quando fecha o seu arrastamento literário, com este frase de insulto:

"Portugal sem os Açores não seriam nada, e nem teriam alma"

E Esta?..O máximo de um insulto!.. Foi pior do que eu!... é como a estória do homem de sapatos emprestados. LOL
O FDM atira-se tanto ao bláh bláh que consegue contrariar-se a si mesmo.
Relembro: "podemos afirmar a realidade sem ofender ninguém" Lembras-te??
Passa fora! Aonde está a lógica disto? DCA Hardlink

Anónimo disse...

não disseste nada que eu não soube-se e ainda sei mais do que isto.

FDM (boneco virtual, já com o bilhete de avião na mão)... disse...

Estimado Sr.Denis Correia Almeida (Hardlink):

Infelizmente V.Exª. não compreendeu bem o sentido do meu último comentário.

Foi meu propósito solidarizar-me com os seus anteriores comentários, nos quais respondia muito acertadamente aos seus oponentes, realçando o seu inquestionável orgulho em ser açoriano.

E quando digo textualmente: «podemos afirmar esta realidade sem ofender ninguém...», não é dirgida ao Exmo Sr. DCA, mas sim à generalidade das pessoas que ainda têm reservas ou tabús em aceitar as nossas especificidades como açorianos, sejam por parte dos continentais e até por parte de muitos açorianos que estão sempre a dobrar a espinha a Lisboa.

Assim como os «quebecois» têm muito orgulho na bandeira do Quebec e respeitam a bandeira do Canadá enquanto a ele estiverem ligados politicamente; também os Açorianos devem ter muito orgulho na sua Bandeira, nos seus símbolos e na sua História e respeitarem a bandeira de Portugal enquanto tiverem ligados politicamente a este país.
Tão só.

Se quisermos demonstrar a nossa superioridade cultural como povo é precisamente através da persuação, coerência e combatividade no campo das ideias e dos argumentos.

O insulto, as arruaças, o mau-perder e a arrogância balofas ficarão a cargo dos nossos adversários, ou sejam, os adversários dos Açores.

Sr.Denis: o FDM sempre apreciou as suas contribuições para este forúm e muito satisfeito fica com a sua militância em prol da dignificação dos Açores e dos Açorianos.

Respeitosos cumprimentos,

(Linko a Hamilton Portuguese Band, a qual interpreta o Hino do Espírito Santo, aquele hino que une todos os açorianos e que nos emociona quando o ouvimos em qualquer parte do Mundo.)

»»»Clickar no nick FDM»»»

tila disse...

Sr.Denis

ENTÃO NÃO PERCEBEU PORQUE RAZÃO LHE CHAMEI sr,Hamilton? Por acaso era para me ter dirigido ao sr.Denis por Sr. Ontário e sabe porque rezão?Está bem explicito quando digo que a minha filha estando nos Açores é lá que paga os seus impostos resultantes do seu trabalho e de bens imóveis que tem em seu nome.Não sei se percebeu agora porque razão o chamei de sr, Hamilton. Segundo me parece quem pode falar das características dos açorianos são os que com eles convivem no dia a dia,na sua própria terra.Ainda não tive o previlégio de conhecer a ilha das Flores mas pela paixão e orgulho que a minha filha descreve a paisagem a educação o carinho dos florentinos,dá vontade de lá ir em breve. Vá lá sr,Denis eu sinto que é uma pessoa educada,delicada e poderiamos todos juntos ajudarmos os florentinos terem mais qualidade de vida.Tem alguma ideia? Se quiser colaboração em alguma atitude proactiva pode contar com a colaboração desta minhota que tambem poderia ser alentejana ou de qualquer outra região.Falamos a mesma Língua e isso para mim é já o melhor ponto de partida para nos unirmos e não nos destruirmos.
Um respeitoso abraço do tamanho deste oceano que nos separa apenas geográficamente.

Anónimo disse...

Sr.Farto de Mamões;

Aceite de novo aceite esta, sem intencionar impugnar mais sobre este assunto. No entretanto, que lhe sirva para se lembrar
que os 75 anos que tenho na pele ensinou-me algo na vida para desvendar a sinceridae e ter percepção da afirmação daquilo que contraria à verdade.

Quase sempre quando escrevo um comentário, faço uma forma preparatória; um borrão, ou um rascunho, ou então outra coisa qualquer que me oriente para não cometer muitos erros ortográficos e gramaticais.

Com tudo isto, não fico imune da abundância de anomalias.
O FDM, agora, quando me responde para desvio de falhas ou, mais uma vez distração sua, de revisar o seu comentário e admitir grave falta na sua antecedente frase aludindo ao (respeito)em eu haver falado das nossas ilhas, quando o FDM diz:
"podemos afirmar esta validade sem ofender ninguém"

-P'ra quem era esta advertência? p'rá senhora Tila? Não!..porque ela não me ofendeu! Para os meus comentários dantes?..Também não!
Esta frase do FDM foi-me dirigido a mim; seja sincero FDM!.. e não atribuia isso a soladizar-se com os meus anteriores comentários.
Isso é falso!..Vou dizer como se diz em inglês:
"the writing is on the wall"

A escrita está à vista. O FDM escreveu isto em forma de repreenção para mim, acaçapar-se e, passar por intellectual e bom rapazinho...
Permita que lhe diga: demasiado intelectual é!..não há dúvidas nisso. E, se não fossem alguns lapsos maldosos e requintados, também poderia ser bom rapazinho.

Caro FDM; quando diz que eu não compreendi--eu comprendi tanto que até compreendo que quer por o seu remendo novo, sem cor combinada, em calças velhas...
(peço a leitor que retroceda e leia os comentários anteriores)

Aceite cumprimentos e, por favor o FDM evite de transfigurar o seu fraziado em escusa desacreditável

Denis Correia Almeida
Hamilton,Ont,Canadá
Hardlink@aol.com

Anónimo disse...

Hardlink
para a dona Tila;

O quê!...Estarei a ler a Sra Tila bem; ou terei de fazer mais perguntas?
Então a sra Tila diz agora que me chamou mr, Hamilton, que era para se dirigir ao sr, Denis chamou-me mr Hamilton,
para se dirigir ao sr. Denis, por Sr. Ontário.
Afinal sou mais importante do que me julgava, por ter que atravessar dois nome importantes para me contactar.
A sra Dona Tila, passou por Mr. Hamilton, depois Mr. Ontário, e depois chegou rente a mim..WOW !. Sou muito importante!..
Para não haver mais confusões, passo a assinar-me da seguinte forma:

Hamilton
Ontário Canadá
Denis Correia Almeida

Que diz. Tá bem assim?

Desculpe!.Fiz isto como uma graça para rirmos os dois, ou todos.

Olhe!..Aqui em Toronto, os meus melhores amigos era um casal do Minho do lugar do Fundão.
Mais tarde, num trabalho do qual fui encarregado, trabalhou comigo duas senhoras minhotas e uma de Peniche.
O povo do Minho é o mais amorável que eu já vi em minha vida.

Estou a ver pela sua maneira amigável de escrever, que a Sra é muito conscienciosa.
Por vezes,fico penoso de não me poder submeter mais; humilhar-me na minha escrita, mas,como a Sra. Tilda sabe, e está a ver, isto é um Blog público.

Os (caçadores) comentadores estão sempre a espreitar os comentários, como o caçador de arma na mão, à espera do coelho sair do buraco, para lhe dar um tiro de (pólvora seca) porque a força deles não tem bala.
Para tal, uso um pouco de tenacidade, e dos meus direitos como humano e do que sou digno.

Compreendendo bem que, por vezes, as coisas requerem absolvição.
Por isso, deixamos andar. compreendeu a Dona Tila?
Sinceramente um abraço
Sempre seu.
Denis

Tila (às 20H14m AZOT) disse...

Valeu.Ganhei um amigo cibernauta.Não costumo perder muito tempo com estas conversas da net.Sou mais daquelas pessoas que adoram uma conversinha com a família e amigos a saborearem um bom chã da Gorreana.Enfim,compreendi muito bem que o seu coração nunca o deixará traír um amigo quer ele seja do minho quer seja florentino.Um amigo não pertence a nenhuma região.É um amigo e basta!Por isso vamos desejar muito que os jovens que estão a tentar levar a bandeira dos açores ao topo do mundo sejam bem sucedidos.Serão sempre uns valentões porque só o terem tentado já significa muita coragem.São jovens fortes porque os fracos nunca tentarão...

Por razões pessoais não irei fazer mais comentários,mas antes gostaria de lhe dizer que hoje fui a Fátima com o meu marido orar,Ele é católico e tem Fé.Vai ser operado em breve e como crente não foi pedir nada mas sim orar.Eu não sou crente mas respeito muito a sua Fé.Enquanto ele fazia as suas orações estive entretida a ler uns cânticos religiosos e gostei deste;


Bem_Aventurados os que fazem

Provai e vede como o Senhor é Bom. Feliz o homem que no Senhor se refugia.
Deixai o que é mal e fazei o bem. Procurai a Paz e ide ao Seu encontro.
Amai: os vossos inimigos e fazei bem aos que vos odeiam.
Orai pelos que vos seguem e maltratam.
Se possível, quando depender de vós.
Vivei em Paz com todos os homens.
Recebemos de Cristo uma promessa: "Deixo-vos a PAZ... Dou-vos a minha Paz..."

Anónimo disse...

Hardlink

Sra Tila;

Desde já considere-me seu amigo.

Como isto aqui é um lugar de comentários, apenas lhe respondo reconhecendo o bocadinho de leitura bonita que a senhora escreveu. Gostei de ler.

Termino já desejando o melhor para seu marido.
Algum dia a querer dar um (hello)
com muito gosto lhe respondo e, como quase sempre o faço, escrevo o endereço do meu e-mail que se encontra na última linha deste texto.
Cumprimentos e Obrigado!..

Denis Correia Almeida
Hamilton, ont. Canada.

Hardlink@aol.com