sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mais de metade das mulheres nos Açores sofrem maus tratos por homens

Natércia Gaspar [directora regional de Igualdade de Oportunidades, na Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social] afirma que "o estudo sobre violência de género nos Açores indica que 53% das mulheres a viver na Região são vítimas de algum tipo de violência (física, psicológica, sexual, económica ou sócio-cultural), praticada por homens. Este número expressa bem a desigualdade de poderes que ainda persiste nas relações entre homens e mulheres, facto que urge inverter".

Natércia Gaspar diz que "o objectivo do Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica é que todas as cidadãs e cidadãos adiram, para que se combata este fenómeno que é crime e um atentado aos Direitos Humanos". Falando mais especificamente de quem já está a procurar o plano, a directora regional afirma que o projecto "está a ter grande adesão por parte das instituições e seus representantes que integram o grupo de trabalho".
As instituições integrantes são: a Direcção Regional da Saúde, a Direcção Regional da Educação e Formação, a Direcção Regional do Trabalho Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, a Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, as divisões de Acção Social de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, a APAV-Açores, o Instituto de Acção Social, a UMAR-Açores e o Centro de Apoio à Mulher.


"Entrevista" integrante da edição de 16 de Outubro do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

53% das mulheres dos Açores são todas as mulheres de São Miguel: as que dizem: se não bates é porque não gostas de mim.
Há ainda a acrescentar umas florentinas que se juntam a micaelenses e depois poem as mãos à cabeça a gritar aqu'del'rei porque eles, ou chegam-lhes o pêlo ao osso, ou põem-lhes os chifres

Anónimo disse...

e vai continuar a haver mulheres nas flores a serem batidas e a ficarem em casa dos agresoros com medos deles ou com vergonha.sao umas pobres de espiritos

Anónimo disse...

Existe muito boa gente que gosta de passar o ano a levar pancada e nada faça para alterar a situação!