quinta-feira, 1 de outubro de 2009

«Preto no Branco» #36

Partidos mais (re)partidos

Os resultados das eleições legislativas do passado dia 27 de Setembro, mais “as achas” que vão saindo de Belém, tornam praticamente impossíveis quaisquer rescaldos. O fogo está aceso, ainda agora começou, e qualquer análise ou previsão correm o risco de ficar desactualizadas em 24 horas. Faz lembrar o último crash das bolsas, em Outubro e Novembro de 2008.

Os comentadores não têm descanso e sucedem-se as entrevistas, debates, painéis e mesas redondas para todos os gostos, em todos os órgãos de comunicação social, em especial nas televisões.

A propósito, se há coisa que desgosta, quando não irrita, é ver reservar opinião para depois de ouvida a opinião dos comentadores. Todos temos olhos e ouvidos, todos pensamos pela nossa cabeça... e curioso é notar que os dirigentes partidários, não raras vezes, aguardam, colados às tv´s, para se pronunciarem mais tarde, muito em função do que disse A, B, ou C, neste ou naquele canal. Enfim... é um fenómeno do nosso tempo... quem está mais tempo “no ar” acaba, de facto, por condicionar aqueles que deveriam ser os principais mentores de uma ideia, orientação, posição ou estratégia... mas tudo se reduz demasiado à táctica do momento e à técnica de cada um.

Na táctica e na técnica, José Sócrates tem superado os líderes do PSD. Paulo Portas é melhor que José Sócrates. E Francisco Louça fica muitos furos acima dos demais. Isso faz a diferença e ajuda a explicar os resultados finais.

Do lado do comentário, de entre um naipe de meia dúzia de “consagrados”, há um que se destaca - Ricardo Costa - é o jornalista/político mais bem informado de Portugal e aquele que melhor, a par e passo, é capaz de sintetizar os factos e antever as consequências políticas, sem floreados.

Com este comentário aos comentários é que o comentário não chega ao fim. Adiante.

O País está assim:

- Em Belém, temos um Presidente da República que receia as “vulnerabilidades” do seu computador e faz disso uma celeuma de Estado. Mas que vai querer mostrar a Sócrates quem é o “chefe” do Estado, condicionando, à partida, os nomes que o Líder do Partido mais votado lhe apresentar, pelo que o Governo ficará numa posição que tem alguns paralelos com o Governo de Santana Lopes - por outras razões, evidentemente. Ainda assim, a “espada” vai estar sempre encostada ao pescoço do Primeiro-Ministro. Cavaco Silva, dissemo-lo em 2005, não tem perfil para um cargo que exige a habilidade que lhe falta e a magnanimidade que não lhe sobra, no exercício da “magistratura de influência”, especialmente em tempos conturbados. E não aguenta mais a hipocrisia da “cooperação institucional”. Está com sede de mandar, há-de tentar corrigir o “erro das escutas” - que lesou o PSD - com outro ainda maior e, para além de prejudicar irremediavelmente a sua reeleição (isso é o que menos importa aos portugueses) pode contribuir para atolar o País numa instabilidade atroz. Ora, ainda não indigitou o Primeiro-Ministro e já lhe declarou guerra...

- Em São Bento, temos um Governo de gestão que, fechadas as portas de Belém, e com tantas cortinas de fumo, não sabe com que linhas se vai coser. Tudo passará a ser incógnita. A especulação, boato, desconfiança, negociação e impotência farão dos bastidores o palco principal. Não é crível que possa cumprir o Programa de Governo, sobretudo quando vai estar em minoria na Assembleia da República. Aos ziguezagues foi Guterres...

- Na São Caetano à Lapa, temos a líder do principal Partido da Oposição “ligada às máquinas” e os herdeiros à espera das autárquicas, para lhe fazerem o enterro e se habilitarem. O processo, como de costume, não será amigável, prevendo-se escaramuças sangrentas, até que seja aclamado um novo “Dom” e os padrinhos das várias tribos aceitem beijar-lhe o anel...

- Na Assembleia da República, teremos - à direita e à esquerda - dois “profetas”, cada um a tentar, mais ou menos veladamente, levar “o seu povo à terra prometida”, leia-se, aproveitar ao máximo a fragilidade do Governo e do PSD para se assumirem como “fiscais avençados” do Governo e do Estado. Paulo Portas vai “vestir o fato” da responsabilidade, da liderança da Oposição e da defesa dos superiores interesses nacionais. Francisco Louçã, por seu turno, vai “vestir o fato” de baluarte da esquerda unida, dos descamisados, dos espoliados pelo capital e pelas grandes fortunas e da luta contra a corrupção.

Resultado: o País, entretanto, há-de navegar à vista, em auto-gestão...

Notas:

- Mário Soares, que sabe de política a potes, foi decisivo para espetar uma agulha no balão do BE, ao ter dito que não ficava chocado com uma eventual coligação PS/BE. Esvaziou o gás do BE, pois muitos hão-de ter pensado, “... se é para se coligarem, então, voto PS, ou já não voto no BE...”;

- Nas eleições legislativas anteriores, desde 1976, a soma dos votos dos dois maiores partidos, ou coligações (casos da AD e FRS) ficou sempre acima dos 4 milhões de sufrágios, à excepção de 1976 e de 1985 - ano em que o PRD arrecadou cerca de 1 milhão e quatrocentos mil votos, equivalentes aos célebres 18%, tendo, então, o PSD formado governo minoritário, com uma base eleitoral na casa dos 29%;

- As eleições de 27/09 passado foram a 3ª excepção à regra. Com efeito, a soma dos votos dos dois maiores partidos caiu de cerca de 4 milhões e duzentos e cinquenta mil votos, em 2005, para pouco mais de 3 milhões e setecentos mil votos, em 2009;

- Mais uma vez, CDS e PSD, somados, elegem mais deputados que o PS;

- A fasquia dos 50 mil votos brancos consolidou-se definitivamente a partir de 1999, tendo dado um salto em 2005, para os 103.537 votos, quedando-se nas últimas eleições em 98.951 votos, acima de qualquer partido, à excepção daqueles que obtiveram representação parlamentar e até do PCTP/MRPP que, desta vez, passa a ter direito a subvenção estatal, por ter alcançado 52.632 votos...

- Nas Flores, em Santa Cruz, onde o PS, entre 4 listas, parte como favorito para as Autárquicas, os votos das oposições, somados, ultrapassam o score dos socialistas. Nas Lajes, onde o PSD parte como favorito para o próximo dia 11, entre 2 listas, os votos das oposições, somados, ainda assim, não chegam para ultrapassar a fasquia obtida pelo PSD...

Preto no Branco,
Ricardo Alves Gomes

post-scriptum: A foto que acompanha o post tem um significado... quem adivinhar, ganha um prémio.

8 comentários:

Anónimo disse...

Acho que não foi só a alfinetada de Mario Soares que fez com que o BE não ficasse em 3º lugar.
Quanto a mim a história dos PPR e seus derivados é que borrou a pintura.

FDM (boneco virtual comemorando o Dia Mundial da Música)... disse...

Hoje comemora-se o «Dia Mundial da Música» e como sabem o FDM é um melómano inveterado.

Como este Fórum também é um canal cultural convido-vos a ouvir novamente a sofisticada orquestra de André Rieu numa bela performance de «Amigos para Siempre» num concerto "live" na cidade neerlandesa Maastricht, donde é natural o distinto maestro/violinista.

Maastricht também foi a cidade que deu nome ao Tratado que institui a União Europeia.

»»»»»Clickar no Nick FDM»»»»»

Enjoy!

Anónimo disse...

A foto simboliza uma coligação entre a CDU, PSD e CDS-PP. Os três em conjunto têm mais deputados eo que o PS e BE!

FDM (boneco virtual e que está vendo Portugal a avançar para trás)... disse...

Portugal actualmente é uma manta de retalhos.

Ainda ontem o FMI previu que Portugal seja ultrapassado em 2010 pela Eslováquia no que se refere ao PIB.

A Eslováquia é um pequeno e simpático país da Europa Central,e que fazia parte da antiga Checoslováquia, saído há duas décadas do regime comunista, e que exibe orgulhosamente uma taxa de analfabetismo 0% (dados de 1990!).

Portugal saiu há mais de três décadas da «longa noite fascista», e mesmo assim, continua um verdadeiro atraso de vida: 2 milhões de pobres pelos parâmetros europeus e 10% de analfabetos.

No entanto não faltam por aí arautos do «estado social» e da «solidariedade» e coisa e tal, e muitos ainda não perceberam que não se pode distribuir quando não se produz!

Nesta republiqueta "sucialista" (Açores incluidos) o lema dos politicos é o seguinte: «Para os amigos tudo; para os inimigos nada e para os outros cumpra-se a lei, a nossa».

Anónimo disse...

PPD/PSD 46,95% --- 362 votos


PS 31,0% --- 239 votos

CDS-PP 9,86% --- 76 votos

B.E. 5,19% --- 40 votos

PCP-PEV 2,08% --- 16 votos

Se estes dados estao correctos a oposiçao nas Lajes tem maioria dos votos!

Salazar disse...

Eu pensava que em relação as legislativas a oposição nas Lajes era o psd,be,pcp e cds, mas afinal estou enganado. Quando nos queremos evidenciar um ponto de vista até as tolices são validas.

Fernando disse...

Que é que sabe o nome do hoteleiro (ó o nome do hotel) que comenta no video de Sta Cruz?
.

FDM (boneco virtual, informando o Sr.Fernando) disse...

Sr.Fernando:

É o Sr.Rogério da «Selviflôr» (antigo hotel dos franceses).