segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Açorianos são os portugueses com menor poder de compra em todo o país

A informação ressalta de um estudo recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com dados referentes a 2007.

Nesse estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, os açorianos surgem (face aos seus congéneres [de outras regiões]) como os portugueses que menor poder de compra [de]têm.

Os dados reportam-se a 2007, revelando que há dois anos a Região era aquela que apresentava um menor índice de poder de compra por pessoa. De facto, o índice de poder de compra açoriano era de 83,6, um pouco abaixo da média nacional que (naquele documento) é definida em 100. A tabela é liderada pelos lisboetas, que apresentam um índice de 136,9.

O estudo revela também que Ponta Delgada é o único município açoriano em que os habitantes têm poder de compra acima da média nacional (112,9) e que no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, é onde se verifica o menor poder de compra nos Açores. Já o município de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, revela um índice de 90,72, seguindo-se-lhe a Horta, Vila do Porto, Madalena do Pico, Praia da Vitória e Santa Cruz das Flores, com índices entre os 60 e 70.


Notícia: «Jornal Diário» e RTP/Antena 1 Açores.
A vice-Presidência do Governo Regional (prontamente) prestou esclarecimentos, fazendo por desmistificar a presente notícia.

Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Os Açorianos, com a economia paralela que tem, são muito provavelmente os mais ricos.

Reparem bem nas jantaradas e folguedos e grassam neste Natal.
Nas passagens de ano de milionários, com natas, tartes e colestrol à fartazana.
Nos destinos turisticos longiquos que não deixam de vender.

Pobres?
Onde?

Anónimo disse...

É continental, não vês corrupção aqui nos Açores como continente, só gatos gordos ai.!!

Anónimo disse...

As sondagens valem o que valem mas sinceramente duvido dos valores aqui apresentados! Vive-se bem nas Ilhas Açoreanas e pelo que me tem sido dado a aperceber existe um poder de compra bastante folgado, mas bom... palavras levas-as o vento!

Anónimo disse...

oh inhame ... isto num é uma sondagem !!! é um estude do INE ... tal inhame !!!

MILHAFRE disse...

Para alguns, os que mamam da teta pública e passam o dia a coçar os..., o seu nível de vida pode ser equiparado ao do FDM, o nosso especulador bolsista de serviço e comentador nas horas vagas, e que, segundo o próprio, adora Prada, música erudita, champanhe francês e férias na Suiça.

Anónimo disse...

poder de comprar pois. em santa cruz é a so mamar as coisas estao ao olhos da cara. ex tv lg 82 cm 580e no mpesca. na worten tv lg 107cm 499.maior e mais barato antes essa. se pegamos pelo Lourenço e braga daixamos la o ordenado. muito vale o meu quintal.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 15.12, às 22:51, diz que é um estudo, e já agora diga-me como esses estudos são feitos se não é com base das declarações das pessoas! Ah e outra coisa reveja profundamente a sua gramática porque mete dó lê-lo, respeitosamente Mordeakikdaleite

Anónimo disse...

Abriu vaga para os quadros superiores do centro de saúde de santa cruz das flores na área de medicina farmaceutica, até sei para quem é a vaga! Verifiquem na BEPA! É só tachos e panelas nesta terra...

Anónimo disse...

O cromo FDM/Pardal falou.

MILHAFRE disse...

Concordo com o comentador das 4:55.

Realmente se nós não tivermos um olho no preço e outro na carteira, a gente chega a casa depenados.

Mesmo assim, no Braga é sempre mais barato e limpa-se uma refeição por metade do preço em comparação com outros sítios onde o bife é rijo e o pão é da semana passada.

Também no chinês há muitas coisas em conta.

É preciso poupar meus amigos, pois 2010 vai ser o ano que Portugal vai estoirar!