domingo, 9 de maio de 2010

SATA cancela todos os seus voos

As ligações aéreas entre as ilhas açorianas e destas com o exterior da Região estão provisoriamente cortadas devido à nuvem de cinzas proveniente do vulcão islandês. Até agora, mais de 3.500 pessoas já foram deixadas em terra.

A SATA anunciou que vai cancelar todos os voos previstos para hoje e para amanhã de manhã nos Açores. “Uma vez que a nuvem de cinzas continua a cobrir todo o arquipélago e a impedir a realização da operação de aeronaves, a prestação de serviços de controle de tráfego aéreo encontra-se suspensa para todos os aeroportos regionais”, informou a NAV-Portugal, que faz a gestão do tráfego aéreo no território nacional.

Durante o dia de hoje, a SATA cancelou 30 voos nos Açores e outros 21 que efectuavam ligações de e para o exterior do arquipélago, afectando um total de 3.543 passageiros (959 e 2.586, respectivamente).

A NAV esclareceu ainda que, para o período até às seis horas de hoje, “a nuvem de cinzas mantém o movimento de alastramento gradual para Sul, pelo que se mantém a contaminação de uma parte significativa da região de informação de voo de Santa Maria”. Isso significa que apenas está a ser possível sobrevoar a região numa pequena faixa com largura de 100 milhas na parte sudeste da zona de controlo localizada na ilha de Santa Maria.


Via marítima é a única alternativa para deslocações

Em comunicado, a companhia de aviação açoriana afirma que é previsível que os constrangimentos se agravem nos próximos dias devido à "incerteza" quanto à realização dos voos. Recomenda, por isso, aos passageiros que optem por uma alternativa de transporte, nomeadamente o navio "Express Santorini", da AtlânticoLine, que efectua as ligações inter-ilhas.

De momento, a via marítima é o único meio que resta para as deslocações dentro da Região, pois mantêm-se a operar os navios que asseguram, desde o passado dia 1 de Maio, as ligações regulares entre as diversas ilhas do arquipélago. Para os milhares de açorianos que se deslocaram este fim-de-semana a Ponta Delgada (São Miguel) para participar nas tradicionais festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, esta será a única via possível de regresso a suas casas, caso se prolongue o actual estado de interrupção de circulação aérea.

Novas informações serão prestadas pela transportadora aérea amanhã pelas 12 horas.


Notícia: jornal «Público».
Saudações florentinas!!

32 comentários:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, através duma notícia do jornal «Destak»: "Espaço aéreo dos Açores pode continuar afectado nos próximos dias - admite Centro de Vulcanologia".

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos [CVARG] da Universidade dos Açores admitiu hoje que as cinzas originadas pelo vulcão da Islândia podem continuar a afectar o espaço aéreo do arquipélago nos próximos dias. “Se não houver alterações significativas na circulação atmosférica, a situação poderá manter-se” nos próximos dias, refere este Centro numa nota divulgada ao final da tarde.

Segundo os modelos de previsão relativos à dispersão das cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão islandês, o espaço aéreo dos Açores será afectado, pelo menos, até às 12 horas de segunda-feira [amanhã], mas a situação poderá prolongar-se. O vulcão islandês Eyjafjöll entrou em erupção a 21 de Março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afectou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na [passada] quinta-feira [dia 6] à noite.

Anónimo disse...

Cada vez entendo menos.
São cinzas do vulcão e poeiras do deserto?

MILHAFRE disse...

Se não são cinzas vulcânicas nem poeiras do deserto do Sahara, só podem ser areias da cabeça de V. Exª.

Elementar, meu caro, como diria o meu amigo Watson...

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa [sobre o espaço aéreo açoriano permanecer encerrado], através duma notícia do «Açoriano Oriental»...

A transportadora aérea açoriana SATA cancelou “todos os voos” previstos para hoje entre as ilhas do arquipélago dos Açores e nas ligações com o Continente, devido à nuvem de poeira provocada por um vulcão na Islândia. A decisão abrange também todos os voos que a SATA tinha previsto para hoje entre a Madeira e o Continente, acrescentou o porta-voz da SATA. José Gamboa salientou que a transportadora aérea açoriana aguarda ainda informações mais recentes sobre a evolução da nuvem de poeira vulcânica para analisar a evolução da situação, que será divulgada num comunicado previsto para o princípio da tarde.

Sabe-se, contudo, que o encerramento [do espaço aéreo açoriano] perdurará até às 12 horas de amanhã (terça-feira). Até agora, 8.292 passageiros da SATA ficaram em terra - revelou um porta voz da empresa à [rádio] Antena 1 Açores. José Gamboa admitiu que se a situação se mantiver, a SATA vai ter dificuldades em continuar a suportar as despesas dos passageiros não residentes.

Anónimo disse...

Hardlink DCA diz:
Se alguns tivessem conhecimento do que se passou com um Jumbo Jet no final deste Século passado, já compreendiam o que as cinzas vulcânicas fazem a um avião.

Esse filme(ficção cientifica) dura uma hora, e já tem aparecido dezenas de vezes no Canal Discovery

-Trata-se dum avião que não ia lotado de passageiros. Agora nem me lembro se era da KLM, ou the British Airways que voava da Austrália para a Europa ou vice-versa. Os quatro motores paralizaram por completo for cerca de 15 minutos.

A electricidade também falhou.
Conclusão: A causa foi das cinzas dum vulcão na Indonésia,que sufocou
os motores mas, de pouco a pouco após passar as nuvens de cinzas os motores recomeçaram. Ele já estava próximo a amarar no pacífico.
DCA

Tieta disse...

Oh amigo, isso foi ficçao ou foi real?
Nao sei se sabe mas os avioes estao equipados com energia alternativa, independente dos motores de porpulsão.
este tambem so equpados com filtros de ar que em principio nao deverao deixar que tal aconteça.
Os espaços aereos estao fechados, por razoes de prevenção!
Pois bom é nao arriscar!!!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, através duma notícia do jornal «Destak»: "Espaço aéreo dos Açores voltou a encerrar à meia noite [de ontem]".

O espaço aéreo dos Açores voltou a encerrar a partir da meia noite de ontem [2ª-feira], tendo sido efectuadas [ontem] algumas ligações de e para todas as ilhas dos Açores entre as 18 e as 21 horas locais.

Em comunicado, a NAV-Portugal informa que "o movimento da nuvem [originada pelo vulcão em erupção na Islândia] libertou um pouco a contaminação" da área de Santa Maria (Açores), o que criou "uma janela de oportunidade para a realização de voos inter-ilhas e de ligação entre o Continente e os Açores". "A partir da meia noite [de ontem], a nuvem volta a cobrir todo o arquipélago, suspendendo-se a prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo no arquipélago", justifica ainda o comunicado da NAV.

A AtlânticoLine realiza(rá) uma viagem extraordinária [Horta - Praia da Vitória - Ponta Delgada] para encaminhar os passageiros retidos devido às cinzas vulcânicas no espaço aéreo dos Açores.

Anónimo disse...

DCA
Olhe Tieta:
Isto foi verídico, mas claro, em ordem de filmagem,em forma de ficção alegórica, com os originais pilotos entrevistados,e controladores do real acontecido.
Isto chama-se uma filmagem alegórica com ficcão e com dados fornecidos pelos próprios pilotos.


Até alguns dos originais passageiros, e os dois primitivos pilotos, como dois controladores, estavam de parte a comentar o que se havia passado.

Isto também se pode ver nos Açores,
ou (onde Vc está) claro, se o futebol não intervir nas cabeças. É apenas requerer para mostrarem.

O Jumbo Jet, aterrou com a tinta, da chapa da cabine toda esfolada. As letras da companhia,e a cauda do aparelho corcomida.
O alojamento dos motores por fora, ainda pior.

Ao abriram os motores,Todas as cavidades estavam acunhadas de cinza. Ficaram surpreendidos.

Para seu conhecimento, há muitas coisas estranhas que se passam nas grandes altitudes e travessias e que apenas é narrado pelos pilotos autorizados para tal.Eles não têm permissão de as dizer...

Pilotos da àrea foram ver os danos do avião. Eu já vi a parte real, o próprio avião e parte ficcional
pelo menos três vezes.

Agora, como você meteu o colherão,
e quis falar em motores vedados, de certeza não é pilot e técnico muito pior. Mesmo que tivesse sido parte da'manutenência' manutenção do piso ou do terminal, eles não lhe dariam tais faculdades de conhecimento.

Para tal, clica-se no: Discovery Chanel e procura-se:
Airlines Desasters.

Tome nota:Tudo o que é reproduzido para aparentar o real, seja o passado, ou mesmo o imaginário porvir: chama-se ficção. Capicha?
DCA

Anónimo disse...

cancelamentos para a ilha das flores não é preciso haver vulcões já é um hábito.

Anónimo disse...

quando a gente tiver o novo aeroporto aqui para o lado das lajes de inverno não vai haver mais cancelamentos.

Tieta disse...

Oh anonimo das 02:53, você ainda acreditas nessas coisas toda que passam na TV?
Tudo esta relacionado com o tip+o de cinzas. Com estas provenientes deste vulcão de Islandia (sabe onde fica?) ja foi provado que nao criam qualquer tipo de problemas para os avioes. alguma companhias e até avioes militares, voaram dentro destas nuvnes sem qualquer tipo de problema! tudo isto é especulação!!
Ah já agoara aí na fabrica onde voce labora os seus colegas italicos têm que lhe ensinar que nao se escreva capicha mas sim capice!! pois na fabrica ou nos "cleans" nao ha tempo para brincadeiras!

Anónimo disse...

Mr.Teta; escuta!..

Este Canal de televisivo, que te falei e que vi, como centenas de milhares viram é o Canal Discovery Tu nada percebes!..

"That TV Channel doesn't publish lies or liers, or morons like you!
The Discovery Channel gets the facts before shows anything in their screens. Now l know that you're a dumbass.

By the way the (Islândia) Iceland is an island made of volcanic crust,located in the Artic Cicle, between the Strait of Denamark and Strait or Norway.

Agora, é versão portuguesa, porque deves perceber o inglês como eu percebo italiano, por te dizer (capicha-mas porque quis) palavra esta atamancada à tua inteligência

Traduzindo-te agora, chamo-te: Zé dos Telhados-- deixai-me dar-te um nome,porque tu és outro encapotado anónimo sem vergonha e sem nome.

A Islândia, é uma ilha formada de crosta vulcânica, no Ártico, entre os dois estreitos árticos: Noruega e Dinamarca.
E para teu conhecimento, nunca trabalhei em fábricas.
Estou reformado de dois trabalhos profissionais: Carpinteiro e a bonita profissão: LockSmith.

Eu falo, leio e escrevo fluente as duas línguas. Tenho erros, admito.
No entanto sou humano.Sou errante
Mas assino o meu nome!..

E tu, escondido? Tens medo de te irem às nádegas?..
Devias ter vergonha de inquirires se eu sabia onde ficava a Islândia.

Além destes,sou possuidor de dois cursos,diplomas em casa e expostos algures...

Estes calhamaços repulsivos, vêem aqui ao Blog,sem conhecer a pessoa e sem mais nem menos, são como os conductores que batem e fogem.

Eu não sei que idade tens,mas vejo que, para saberes o suficiente e competires, precisarás nascer mais uma vez.
Aparece enígma!!

Denis Correia Almeida
Hardlink@aol.com

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, através duma notícia do «Açoriano Oriental»: "Nuvem [de cinzas vulcânicas] vai [continuar a] afectar Açores e Madeira até quinta-feira [amanhã]"...

"Relativamente aos arquipélagos [dos Açores e da Madeira], a nuvem [de cinzas vulcânicas] irá permanecer pelo menos até à 1 hora de amanhã [quinta-feira]", declarou Carlos Mateus, do Instituto de Meteorologia. Em declarações à Agência Lusa, o meteorologista Carlos Mateus adiantou que as previsões apontam para que a nuvem de cinzas emanadas pelo vulcão islandês Eyjafjöll deixe de afectar o território continental a partir da tarde de hoje, altura em que a pluma irá deslocar-se para sul do Algarve. "Está previsto que a partir das 13 horas locais já não esteja sobre o Continente", sublinhou, acrescentando que se prevê igualmente que a nuvem "não entre novamente" no espaço nacional.

Desde sexta-feira [passada, dia 7], que a nuvem de cinzas se encontra sobre Portugal, obrigando ao encerramento de vários aeroportos nos arquipélagos e no Continente e, consequentemente, ao cancelamento de vários voos.

Entretanto, a transportadora aérea açoriana SATA anunciou que vai [hoje] retomar as ligações entre as ilhas dos Açores e o Continente a partir das 13 horas de Lisboa, estimando a realização de 62 voos extraordinários nos próximos dias, para transportar os passageiros que ficaram retidos no arquipélago.

Tieta disse...

DCA,
Eu podia dar-lhe uma resposta em Inglês, mas vou faze-lo em prtugus porque é a minha lingua, a de Camões. Penso que deveria utilizar a sua profissao e meter uma tranca na boca e nao descer tão baixo com essa conversa das nadegas.
Para que saiba tenho um curso universitário, com um QI elevado!
para que saiba nao vou alimentar a discussaõ pois nao nos conhecemos de parte alguma, nem andamos juntos na escola para me tratar por tu.

Tieta disse...

Denis,
Eu ja sabia a priori que voce é um velhinho que nada faz por esta terra, pois nem vive aqui,por isso nao deveria andar a mandar postas de pescada!
Possivelmente tem filhos e netos.Será que tem esse tipo de linguagem corriqueira com eles?
Vou-lhe dizer uma coisa! Eu tenho idade para ser sua filha ou neta. Pertenço á alta sociedade florentina e tambem falo corretamente o ingles.
Ir à internet pesquisar como você faz para vir para o blog palrrar, é facil!!!
O facto de ter ido para os EUA nao o beneficiou intelectualmente em nada, pois nesse pais ainda se pratica a pena de morte, o que faz com que na minha optica seja um pais terceiromundista!!

Beijinhos

Anónimo disse...

Hardlink confessa:


Eu nessa Universidade,
Também fui desaprovado;
Só por escrever metade
Das palavras,como é dado.

Alguém sem ter vocação,
Tirou à pressa um curso;
P'ra não ganir como cão,
Mas vai bramir como urso.

Denis Correia Almeida
Hardlink@aol.ca

Anónimo disse...

amigo esta poesia foi muito bem entrague e que eu saiba voce vive é no canada e não na américa.

Farto de chulos disse...

Tieta de alta sociedade?
Nada modesta,mas qual é a alta sociedade nas Flores?
Aquelas que vivem à custa de tachos?
vai mas é dar banho ao cão,que isto aqui não existe.

MILHAFRE disse...

Sr. Denis:

A minha solidariedade para com V. Exª.

Na verdade ainda há muito preconceito em relação aos nossos emigrantes, pois muitas pessoas, pretensamente «cultas», utilizam termos e expressões que roçam a boçalidade e a má-criação.

Essa «Srª» Tieta (às tantas pode ser um travesti ou um homem do «sexo femenino»), mostrou à saciedade o seu carácter e exibiu esplendorosamente o seu pedantismo.

Expressões como: «Pertenço á alta sociedade florentina e também falo corretamente o inglês»; «palrrar é fácil», etc. (mantive propositadamente a ortografia utilizada por essa doutora da mula ruça!...), são a demonstração que «tirar» um curso universitário em Portugal é igual ao kilo, e se este não dá instrução, muito menos educação.

A «doutorazinha» dirige-se ao cidadão Denis de forma cruel: «eu já sabia a priori que você é um velhinho que nada fez por esta terra....,etc.etc.).

Esquece esta «poltronazinha» convencida que o Sr.Denis saiu desta terra porque ela foi madastra para ele e numa época que essa menina parvalhona da «alta» sociedade florentina nunca compreenderá pois o seu QI está ao nível do meu fiel amigo.

Já que essa «doutora» Tieta vem para aqui exibir canudos da treta era melhor que ela disfarçasse o seu pretenso «grau académico» com melhor português, quer na gramática, sintaxe e ortografia.

Essa «doutorazinha» para chegar aos calcanhares do Sr. Denis (um auto-didacta conforme ele se apresenta) tem que comer ainda muito pão de milho e chicharros assados!

Sr.Denis não se impressione com esta fauna de doutorzecas e doutorzecos que actualmente vegetam nestas ilhas.

Você, em relação a eles, é um professor com cátedra e tudo.

Até sempre!

Post Sricptum: Lendo a pastosa e enjoativa prosa da «Drª» Tieta da Treta fiquei muito curioso em conhecer a «alta sociedade florentina»...
Digo eu que sou um rústico que gosta de comer linguiça do Braga e bebericar um quartilho de vinho de cheiro...

Anónimo disse...

de dia e de noite lá vão chegando á doca da capital das flores os iates.

Anónimo disse...

mas quem é alta sociedade nas flores, isto já passou de moda já não estamos no tempo do salazar.

Anónimo disse...

Hardlink

Caro Dr.Pardal!..

Obrigado por me salvares desta.
Salvar porquê?..
1) Por não saber dizer tão bem dito.
2) Por Não possuir instruções literárias suficientes para tal.
3)Se o fizesse como sei, não faria o mesmo resultado e irradiaria mal para a sociedade.

Reconhecidamente um abraço!!!

Denis Correia Almeida
Hamilton,Ontario Canadá
Hardlink@aol.ca

Anónimo disse...

Esta pessoa que se considera da "alta sociedade florentina"vive sonhando. Até faz rir.

Anónimo disse...

sonhando e de que maneira tem na cabeça farelo em vez de miolos

Anónimo disse...

o denis se nao tivese sido a camara a pagarte a pasagem em 90 nem tinhas vindo a terra que tanto dizes que gostas lajense

MILHAFRE disse...

Este «lagense» do comentário das 23.03, já deve ter viajado à brava para a Horta e S.Miguel à custa dos contribuintes por alegada «doença» e anda para aqui a cuspir para o ar.

Quem não conhece esta rês que a compre!

Anónimo disse...

DCA entrega
AO nauseabundo/a das 23:03 até pode ser um letrado/a, melhor do que próprio que se apresenta disfarçado/a em semi- analfabeto/a com medo de vir mais à superficie.
Há invertidos que fazem isso.

Óh tolo; tola ou bicho asqueroso, escuta: as passagens para as Flores, pagas pela Câmara Municipal,foi em 1992 e não em 1990como dizes. Como eu,o Dr. Valadão Serpa fomos os convidados de honra para a sétima Festa do Emigrante.
Eu paguei as passagens de ida e volta da minha algibeira. Depois de lá estar, a CMDLF deu-me o dinheiro delas.

Aliás,já havia ido às Flores duas vezes e não precisei de passagens de ninguém, nem hospedagem de ninguém. Percebes boca de sifão?

És das Flores? Envergonhas a terra onde nasceste; és indigno/a do ar que respiras;talvez digno/a do ar imprimido em certas cavidades...
Vai grunhindo e bufando pela boca.

Tu!..Aponto-te o dedo; sejas lá o excremento que fores, nunca terás tal dignidade em tua vida de miserável.

Estou certo que, ao leres isto, o teu rosto-de-cão, ou focinho de cadela parida,revirará o dentes de raiva por não poder morder.

-Eu não pedi para ir. Eles me convidaram-me para expor minhas pinturas. A CMLF,seu saudoso e digníssimo presidente Sr. Albino Cristiano Gomes,juntamente com a Assembleia da CMLF e um digníssimo funcionário (HFS) fazendense,foram os anfitriões que me deram tal dignidade.
Fizeste isto de propósito, para receberes no gamelão a lavagem que te dou.
E depois, a outra/o de há dias, diz que eu insulto.Se calhar é a mesma peste. Na ilha do meu sangue paterno,nunca me provocaram assim. Bem não digo mais...Bem diz quem eu li há pouco: A inveja danifica muitos.

Denis Correia Almeida
Hardlink@aol.ca

Pedro Silva disse...

Caro Denis,eu que sempre o admirei,estou cada vez mais desiludido com a sua pessoa.Vexa entrou no nível deles(os que lhe provocam) o que me deixa muito triste.Ponha a mão na consciência,ou então,eu é que estava a mais aqui quando lia os seus belos textos e comentários.
Eu que até só raramente comento aqui,apesar de ler todos os posts,hoje não pude deixar passar em branco esta situação lamentável provocada não sei bem porquê,nem por quem!

MILHAFRE disse...

Sr. Denis:

Quem não se sente não é de boa gente.

O Sr. Denis tem sido aqui provocado e atacado por alguns comentadores ressabiados e invejosos.

Embora alguma terminologia possa ser dispensável, no essencial estou de acordo com as respostas do Sr.Denis.

Muita gente aqui tem vivido, viajado, comido e «boido» à conta geral dos contribuintes (do governo ou das câmaras, dizem eles!) e não andam a «pôr no rosto» uns dos outros.

Sr.Denis não dê resposta a estas «flôrzinhas» do entulho...

Um abraço.

Anónimo disse...

Sim;amigos que me aconselham.

Irei tomar mais providência.
Mas, porque será que sou lido apenas na página de conclusão?
Naquela de arremessar o agressor?

Será que devo ser mártir? A ofensa originou do agressor/a. O anónimo teve 'bandeira verde' no lugar de inspecção.
Bom;talvez tenham razão;ignoro as ofensas.O desprezo é a melhor resposta. (já sabia disso) Enfim; caí!! Siga o enterro como dizia o outro DCA

Anónimo disse...

Senhor Dinis, eu não o conheço mas vejo que é uma pessoa inteligente. Vou dizer-lhe o que a minha avó sempre dizia"boca calada vence tudo". Por vezes não é fácil, mas dá certo.
Seu admirador.

Anónimo disse...

Obrigado Admirador! e aos outros, também incluindo o Dr. Pardal.

Admito, que por vezes sou mau!
Confesso.
Daqui avante, tentarei debilitar. Não prometo, mas tornar-me-ei uma espécie de Saulo, ao largar a espada.
Rendo-me a quem me aconselha.
DCA