domingo, 17 de abril de 2011

Pesca-turismo arranca este Verão

Não ter medo de Neptuno (deus romano do mar), não enjoar e querer pescar são condições essenciais para embarcar na pesca-turismo (fishingtur) no porto de São Mateus, em Angra do Heroísmo.

“Esperamos ser originais, atrair pessoas que nunca tenham vivido ou queiram renovar experiências no mar, mas também queremos que pescadores e armadores possam ganhar mais algum dinheiro”, afirmou Maria Glória Brasil, presidente da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores da ilha Terceira, entidade promotora deste projecto.

Maria da Glória Brasil revelou, em declarações à Agência Lusa, que “estão preparadas três embarcações cabinadas, com nove metros e capacidade para transportar entre seis e oito turistas, que se podem deslocar até seis milhas da costa para, durante três a quatro horas, vivenciarem a pesca nas ilhas”.

Quem quiser 'embarcar' na pesca-turismo terá de desembolsar entre 70 a 80 euros, que dão direito a uma refeição a bordo e a dois quilos do pescado ou meio quilo mais uma refeição que poderão cozinhar eles próprios num dos restaurantes da zona do porto de pesca. Durante a viagem, os participantes na pesca-turismo receberão informação sobre as espécies de peixes, muitas únicas dos Açores, além de explicações sobre o clima, o ambiente e a gastronomia local.

O projecto, inovador a nível regional, deve arrancar em meados de Junho, permitindo aos participantes “um contacto directo com a pesca artesanal, a vivência diária das gentes da terra e como se relacionam com o resto do mundo”, salientou Maria da Glória Brasil, acrescentando que também se pretende dinamizar a restauração e o artesanato da freguesia de São Mateus, nos arredores de Angra do Heroísmo, cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e «Jornal Diário».
em 2008 o «Fórum ilha das Flores »havia anunciado a criação legislativa da pesca-turismo na Região Autónoma dos Açores.

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Está a crescer uma obra na avenida dos baleeiros, sem licenças e ninguem faz nada!!!
A casa de Além fazenda ja tá pronta e ninguem fez nada! è o picadeiro do proprietario. nao disse que era com menores

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com uma notícia da rádio Atlântida: "Governo Regional investe na segurança da actividade pesqueira".

O Governo Regional dos Açores concedeu à Federação das Pescas dos Açores um apoio financeiro no montante de 31.615,92 euros, destinado à aquisição de 612 coletes insufláveis para as embarcações que operam nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo.