quarta-feira, 8 de junho de 2011

9ª edição das 'Sopas à moda das Flores'

Foi com uma casa completamente cheia que [passado dia 5] a Associação Amigos da ilha das Flores serviu as tradicionais 'Sopas de Espírito Santo à moda das Flores'.

A nona edição das 'Sopas de Espírito Santo à moda das Flores' foi o testemunho vivo de um evento que começa a marcar definitivamente a agenda cultural da maior cidade dos Açores. Marcaram presença nesta festa florentina [em São Miguel], amigos, familiares e vários interessados. Para quem pela primeira vez experimentou os sabores da ilha das Flores, certamente foi satisfeito no final deste almoço.

As sopas, a carne assada e até o arroz doce deram o toque final para uma festa de florentinos que se celebra todos os anos em Ponta Delgada [São Miguel]. Antes da gastronomia típica da ilha das Flores foi celebrada uma missa pelas 11 horas na igreja de São José, seguida de pequeno cortejo para o Salão paroquial onde decorreram as “sopas”.

O Coral de São José não tinha lugar para mais ninguém, prova da qualidade e organização do evento [organizado pela Associação Amigos da ilha das Flores] que ganha todos os anos mais adeptos. Esta edição das tradicionais Sopas do Espírito Santo contou com a participação do cozinheiro da Fazenda, José Maria Gomes, e com os foliões vindos da Ribeira dos Barqueiros, da vila de Santa Cruz.


Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Pato Bravo disse...

Um verdadeiro espectáculo a Associação manter essa tradição.Espero e desejo muito sucesso!

Anónimo disse...

Perguntem a certa deputação caseira, que abomina touradas, como é que se fazem as sopas do Divino. Não é com carne de reses abatidas?

Cada um tem o direito de gostar ou não de um determinado espectáculo. Agora é inconcebivel a desconsideração que certa gente com responsabilidades politicas está a ter com os terceirenses, querendo impedir que a celebração do dia dos Açores se faça da forma mais genuina de festejar que aquela gente conhece: com uma tourada à corda.

Anónimo disse...

Uma tradição Florentina para Micaelense comer.

Anónimo disse...

a meu ver não entressa que o Micalence coma o que estressa é que ele goste e o nome das Flores seja bem vindo.

Um Florentino que vive nas Flores disse...

Ao anónimo de 10/6, 08,36, respondo;
Não é para Micalense comer;é para os florentinos que vivem em S.Miguel,e são muitos,conviverem e reviverem os hábitos,costumes e sabores da sua terra de orígem que não esqueceram.Se por cordialidade e capacidade de inserção na sociedade micaelense,partilham essas tradições,tanto melhor.Bem hajam.
Além disso,trabalham muito e de graça para por esse evento no ar,mas com isso fazem dinheiro para ajudar a manter a casa que acolhe,de graça,muitos doentes e famílias necessitados, que se deslocam a S.Miguel,por motivos de doença.
Tanta vontade do "bota abaixo",sinceramente!
Se não queremos fazer nada,tudo bem! Niguém é obrigado a trabalhar de graça. Mas não critiquemos,sem razão ou fundamento,quem o faz por voluntarismo.Tanta falta faz a disponibilidade para fazer mais qualquer coisa pelo nosso país!
Boa noite.

Anónimo disse...

Pato Bravo tem razão!..
Esses touros, como já disse num comentário, têm que morrer!..Nada, ou ninguém fica cá!
Pergunta-se a esses abominadores que detestam touradas, se vivem de erva? Aposto que eles gostam bem do seu bife com batata frita,não?
Ou eles comem bifes de palha?..

Não será preferível, correr os touros duas ou três vezes por ano
depois soltálos no mato, do que os abater mais novos- para vocês comerem bifes???

Pronto! Não há mais touradas!..
Mata-se os touros, e vende-se os bifes a esses que detestam touradas. Cabeças de burro!..e muitos desses estão a governar-nos
O Pato Bravo; prega-lhe daí, que dou-lhe de cá.