terça-feira, 21 de junho de 2011

AdeliAçor lança Roteiro Gastronómico

Uma visita pelas ilhas do Triângulo e do Grupo Ocidental terá com certeza melhor sabor quando acompanhada por incursões aos restaurantes locais para provar a gastronomia típica. Arroz de cherne, molha de carne, torresmos com inhame ou salada de polvo, são alguns dos pratos que se podem provar nos 16 restaurantes, das ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Flores e Corvo, que integram o Roteiro Gastronómico compilado pela AdeliAçor.

A gastronomia é um elemento valioso do património cultural açoriano, que perdura de geração em geração, o que contribui para a garantia da sua autenticidade. O Roteiro Gastronómico apresentado pela Associação para o Desenvolvimento Local de ilhas dos Açores (AdeliAÇor) chama a atenção para uma gastronomia simples e inventiva, condicionada pelo clima, pela geografia e pelas manifestações culturais destas ilhas.

De acordo com José Leonardo Silva, presidente da Associação, este roteiro surge com o intuito de promover os pratos regionais das suas ilhas de intervenção e os restaurantes locais, que foram convidados a participar indicando dois dos seus pratos típicos. O Roteiro indica ainda o horário de funcionamento dos restaurantes e sugere os vinhos adequados para acompanhar o repasto.

Foram dois os restaurantes jorgenses a contribuir para este Roteiro. A restauração picoense está representada com sete restaurantes e do Faial participaram cinco. A ilha das Flores conta com um restaurante no Roteiro, assim como o Corvo.

Garantindo que “o que é nosso é bom”, José Leonardo frisa que é preciso “qualificar a restauração” e manter um espírito de abertura em relação a inovações, como é o caso deste Roteiro que estará disponível na internet no sítio da AdeliAçor e também nos quiosques de Turimo e nos próprios restaurantes.


Notícia: jornal «Tribuna das ilhas» e «Telejornal» da RTP/Açores.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

como vai a festa de são joão por santa cruz.

Anónimo disse...

Ùltima hora. O Express Santorin chega ás Lajes das Flores no dia 8 de Julho pelas 8 horas e 15 minutos. Assina o sempre atento para o melhor na Ilha das Flores.

Anónimo disse...

Outra noticia de última hora, para quem quiser ir à Festa do Imigrante está previsto o barco sair da Praia da Vitoria na Sexta Feira dia 15 e regresso no Domingo às22,45. Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Aonde? Quando? Estes roteiros fazem-me rir, exemplifico, na minha Ilha das Flores pergunto onde se come umm prato desses? Dão-se alvíssaras a quem adivinhar! Para já não falar das outras que não conheço tão bem, é de morrer com auto cócegas, francamente!!!!!!!