domingo, 14 de agosto de 2011

Documentário sobre a ilha do Corvo ganha uma menção especial do júri no Festival de Cinema de Locarno (Suiça)

O cineasta Gonçalo Tocha, premiado com «Balaou», a sua primeira longa metragem, mostra em Locarno a ilha do Corvo com «É na Terra não É na Lua».

O filme português de Gonçalo Tocha «É na Terra não É na Lua», um documentário da ilha do Corvo, que utilizou 160 horas de películas, em quatro meses intercalados de filmagens, é o mais longo do Festival de Cinema de Locarno, com duração de três horas.

Pode parecer longo demais, porém quando se começa a ver o documentádio dessa ilha ocupada pelos portugueses há mais de 500 anos e que, durante séculos, ficou isolada com a sua pequena população, é difícil de interromper. A vista do mar do alto dos setecentos metros da ilha, a cratera, o seu litoral fustigado pelas ondas, os seus habitantes que preservam hábitos de uma época antiga dão vontade aos espectadores de ali se recolher.

Na ausência do director Gonçalo Tocha, na projecção do filme para a imprensa, retido em Lisboa com o nascimento do filho, Dídio Pestana, responsável pelo som e pela narração, deu informações sobre o filme.

A equipa do filme foi à ilha do Corvo, a menor dos Açores e vinha da ilha das Flores, por três vezes, ficando cada vez mais de um mês, isso dentro do processo de aproximação dos habitantes locais, que são pouco mais de 300 pessoas, numa área de seis por quatro quilómetros. A cratera de um vulcao extinto ocupa a maior parte da área da ilha.

O título do filme, conta Dídio Pestana deve-se a um habitante da ilha, Óscar Nunes, uma espécie de memória viva do lugar por ter escrito um caderno de apontamentos ou diário, desde a sua juventude, como quando conta ter sobrevoado a ilha um Zepelin ou se ter visto o primeiro avião. Ela tinha o cargo de Polícia Marítima, na época cabo do mar, o que lhe facilitava os registos no diário.


Notícia: semanário «Expresso».
O realizador português Gonçalo Tocha recebeu ontem a Menção Especial do Júri da competição Cineastas do Presente, do Festival de Cinema de Locarno, por "É na Terra não É na Lua", um documentário sobre a ilha do Corvo. Será no Corvo, em data ainda a definir, que Gonçalo Tocha, realizador sem produtora, irá estrear em sala este seu filme. "Não sei como, mas vou fazê-lo", confessou.

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Ilha do corvo.

Paulo Ramos disse...

O problema depois é conseguir ver o documentário, pois estes não saem para os circuitos comerciais. Já com o Balaou foi igual. Quem viva em Lisboa ainda consegue ir ao Indielisboa ou a outros festivais semelhantes, agora quem viva fora de Lisboa e esteja dependente da saída do doc. para os circuitos comerciais está tramado...