domingo, 18 de setembro de 2011

Cavaco nos Açores para visitar as ilhas menos desenvolvidas do arquipélago

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, chega na terça-feira [dia 20] aos Açores para uma visita oficial que o levará às ilhas menos desenvolvidas do arquipélago, onde estará acompanhado por Carlos César [presidente do Governo Regional] com quem tem mantido uma relação tensa.

Aníbal Cavaco Silva desloca-se a Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, passando ainda por São Miguel, onde preside à inauguração do Centro de Estudos Natália Correia, já sem a presença de Carlos César, que estará numa reunião do Conselho de Governo [Regional].

Esta visita [presidencial] ocorre quatro anos depois da primeira deslocação de Cavaco Silva aos Açores e depois de várias divergências públicas com o presidente do executivo regional. O afastamento entre os dois começou em Julho de 2008 quando Cavaco Silva pediu a fiscalização da constitucionalidade do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, que culminou com a declaração de inconstitucionalidade de oito normas do diploma, aprovado por unanimidade na Assembleia da República.

Uma declaração de Cavaco Silva ao país em finais de Julho [de 2008] alertando para a possibilidade de estar em causa a separação de poderes e as suas competências constitucionais marcou o Verão político e, mesmo depois de o Parlamento [nacional] ter corrigido as oito normas, o Presidente da República vetou o diploma em finais de Outubro.

O Estatuto Político-Administrativo dos Açores acabou por ser reconfirmada pelo Parlamento Regional com os votos contra do PSD e uma abstenção do CDS/PP.


Notícia: SiC Notícias e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

22 comentários:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com o programa da visita presidencial para as ilhas ocidentais:

23 de Setembro de 2011

09:05 - partida [de São Jorge] para as Flores

10:00 - chegada à ilha das Flores

10:30 - visita à antiga Fábrica da Baleia e ao Centro Interpretativo Ambiental do Boqueirão, em Santa Cruz das Flores

11:50 - partida para o Corvo

12:00 - chegada ao Corvo

- recepção nos Paços do Concelho do Corvo

- almoço com a população do Corvo

14:50 - partida para as Flores

15:00 - regresso à ilha das Flores

16:45 - visita à exposição fotográfica “Aproximações”, de Jorge Barros, no Museu das Flores

17:45 - recepção na Câmara Municipal de Lajes das Flores

19:00 - visita à Fajã Grande e jantar oferecido pelos presidentes das Câmaras Municipais de Santa Cruz das Flores e de Lajes das Flores

24 de Setembro de 2011

10:00 - partida [da ilha das Flores] para São Miguel

Anónimo disse...

eu acho que nem o deviam deixar entrar nos Açores...se ele e toda a cambada que traz consigo quer fazer férias , que o façam da sua algibeira.
nicolau florentino

Anónimo disse...

diz aqui almoço oferecido pelos presidentes das camaras. no tempo do salazar é que se dizia almoço oferecido pelo governo mas agora deve-se dizer almoço oferecido pelos contribuintes.

Anónimo disse...

Seja bem-vindo Sr. Presidente

Anónimo disse...

Pois é, este malandro vem comer e passear às custas dos meus impostos, espero que chova muito e faça muito vento e que tudo corra pelo pior, são os votos de um contribuinte deste país!

Anónimo disse...

se o país está em crise o que vem cá fazer o presidente nada então ficava lá e poupava-se milhares de euros.

Anónimo disse...

Será que os estrondosos calotes Madeirenses não mereciam, da parte do Sr. Presidente, uma comunicação ao país?

Da Madeira dizem que o Sr. Presidente sabia de tudo. Da ocultação de dividas e dos escadalosos montantes. A ser verdade, este presidente foi irresponsável, não acautelou o interesse dos contribuintes, e por isso devioa demitir-se.




A camarilha laranja açoriana te

Anónimo disse...

Sem palavras a fotografia diz tude.

Anónimo disse...

Ele que vá para a Madeira.

Os Açores não precisam de Presidente nenhum!

Anónimo disse...

eu não estou nas flores mas se tive-se eu nem o queria ver.um país em crise e vem ver as ilhas que não viu da outra vez e gastar uns milhares de euros do meu bolso que já são poucos.

Anónimo disse...

as pessoas que estão aqui a fazer os comentários contra o sr.presidente da República,se poderem vão ser os primeiros a esticar a mão para o cumprimentar.
assinado:fanecas.

Anónimo disse...

ó anónimo das 23.11 espera por mim para veres mas mantem-te sentado e a uma sombra.

Anónimo disse...

O país em crise e este marmelo a gastar à grande o dinheiro dos contribuintes, haja vergonha e paciencia para aturar este sistema politico! É uma vergonha! Que vêm ele fazer às ilhas mais pequenas? Nada! Vêm ver a desgraça, a pobresa e no final fazer um discurso da treta! Hà pessoas que gostam mesmo de ver a desgraça dos outros e ser recebido que nem um rei. Estes presidentes da Câmara oferecem um banquete mas esquecem-se que o povo também têm barriga, pelo menos o do Corvo oferece a toda a população. Que democracia é esta? Engoradar os chulos! Espero que os presidentes das Càmaras fiquem com uma caganheira da pior e que tenham de ficar pelo menos uma semana de cama! Tenho vergonha desta mentalidade portuguesa e muito mais de ser portugues!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia da RTP/Antena 1 Açores: "Visita do presidente Cavaco Silva aos Açores começou com um incidente aéreo".

Ontem à saída do aeroporto de Ponta Delgada um avião militar CASA 295 da Base das Lajes, que transportava para Santa Maria autoridades regionais, militares e o Representante da República, perdeu um motor à descolagem.

A aeronave conseguiu regressar à pista em segurança. Os passageiros seguiram para Santa Maria num helicóptero Merlin que se deslocou da ilha Terceira, e ainda chegaram a tempo de cumprimentar o Presidente da República.

O avião que sofreu o incidente já está a voar, mas não acompanha a comitiva presidencial que se faz transportar em dois aviões da mesma classe, CASA 295, aparelhos que se deslocaram de Lisboa.

Anónimo disse...

Esta brincadeira vainos custar uns milhares de € ????

Anónimo disse...

Meus senhores
As barbaridades que aqui são ditas àcerca do Senhor Presidente da República e da sua visita aos Açores, são de bradar aos céus! De três uma; Ou o anonimato permite muito mais do que se imagina,ou os comentadores deste blog são muito mal educados, ou simplesmente não merecem ser cidadãos de uma Pátria com 900 anos de história.Sinceramente! O Presidente da República, enquanto tal, não é um cidadão qualquer;é a mais alta figura da Nação, eleito pelos portugueses. Não é um oportunista que necessite e queira passear à custa de quem quer que seja,valendo-se,para isso, do cargo que exerce.Tem o direito e o dever de exercer as suas funções em todo o território nacional e as Flores é Portugal. Custa dinheiro ? custa.Tal como custou a visita da esposa do Presidente do Governo Regional ao Canadá, como custou a deslocação dos Deputados do PS para as Jornadas Parlamentares nas Flores, só para citar duas, de memória.Pensem pela sua cabeça, porque um povo que não pensa é um povo alienado. Boa noite.

Anónimo disse...

um povo que não pensa diz o anónimo das 23,47. não o povo pensa e tem razão se o país está cada vez pior não tem que fazer visitas ao açores. sou do tempo do z salazar e só veio uma vez aos açores o américo tomaz e este já são duas ou tres vezes estamos em crise não é de sair de casa com um simples telefonema ou uma carta se resolve vários assuntos como se fazia no tempo do salazar.

Estamos fartos de tutelas e tutores! disse...

Barbaridade é o que este comentador
das 23;47 escreve.

Cavaco demonstrou por várias vezes que odeia os Açores e os Açorianos.

Por mim ninguém devia aparecer no aeroporto.

Quem não se sente não é de boa gente!

Anónimo disse...

Muito bem, caro anónimo das 23:47. As declarações que têm sido feitas neste blog acerca do assunto, revelam para além de falta de educação, uma enorme falta de patriotismo, e... de memória claro

Anónimo disse...

Deveriam ir ao aeroporto e voltar as costas a este lorde mas como sei e bem conheço esta gentinha vão estar todos presentes para receber o presidente da republica das bananas! As Flores infelizmente está repleta de gentinha sem inteligencia!

Anónimo disse...

Sem papas na língua, são os três últimos indíviduos dos comentários acima. Destaco mais o comentador das 12:50 por abordar o que eu não encontro agora: a volta do Exmo
Presidente Cavaco Silva dizer que "não gosta dos açorianos" Verdade pura e nua. Tenho isso algures por aqui num Jornal com esse desgostoso manifesto. Ele disse-o!..Então, se sabe que o disse, para que veio aos Açores??
Apenas fazer seu dever e uma ementa variada? Nós nos Açores merecemos mais que isso...

Este cavalheiro acima das 23:47, deve ser outro 'choquinha' de nariz acastanhado; ou um bom canto de mesa que compartilha dos jantares presidenciais e acólitos.
-Para lhe ter sido mais normal, e discreto, ficaria num cantinho sem abrir a tampa do espermacete. Se assim fosse, mesmo acastanhado, ninguém lhe via o nariz.

A maior patifaria, foi funcionar tudo enquanto o PR esteve no Grupo Ocidental. Agora, mesmo que a cabo seja instalado rapidamente, o seu orgulho de Presidente e validade das suas palavras nada vale.

-Outra nota a esse/a das 23:47, se você é assim um (pró-cu-rador) do Sr. Presidente, apresente-se com o nome escarrapachado por baixo das baboseiras virtuais que proferiu.

Caiu um motor do avião, que esses (beija-cus de esgrima nasal)apanharam o cagaço, para regressar a horas de lhe enfiar bem o nariz.

-O tempo e a inconveniência que os florentinos e corvinos passaram, de não ter usufruido dos benefícios desse CABO, por descuido e falta de consideração dos governantes algures, e sempre da parte governativa,é intolerável. Não há desculpas.

Eles, nem se lembram que, a abnegação e desapego do cantinho mais retirado de Portugal, pode-lhe custar dissabores. As ilhas Flores e Corvo, levaram 50 anos para serem povoadas e aceitaveis.
O desleixo pode-lhes custar desapontamentos.
Os Açores, propriamente vistos, em relacionamento com o Governo Central,já está como uma balança desequilibrada ou perpendicular...

A independência dos Açores,chegará
primeiro que a do Quebec com o Canadá. P'ra lá vamos!..
Denis Correia Almeida
Hamilton,Ontario, Canadá.

Anónimo disse...

Este senhor nunca deveria ter ido aos Açores...enganou-se no destino de férias
os portugueses e os acoreanos estão fartos dele e da sua governação onde nunca abre a boca pra nada e sobre nada se pronuncia
para passear à nossa custa não...o Sr Silva que vá para a Madeira ter com o seu amigo do peito e que vá ajudar a tapar o buraco que o ditador da ilha fez...nos Açores nao faz falta