domingo, 11 de setembro de 2011

Açorianos protestaram hoje em defesa da "amarelada" Lagoa das Furnas

Uma manifestação em defesa da Lagoa das Furnas, um dos ‘ex libris’ da ilha de São Miguel e dos Açores, juntou [hoje] dezenas de pessoas no local.

Sob o lema “A Lagoa das Furnas está a morrer e ninguém faz nada", a manifestação foi convocada na sequência do agravamento do estado das águas daquela lagoa (uma coloração amarelada e mau cheiro) em cujas margens se cozinha o famoso 'Cozido das Furnas'.

"Às vezes está mais amarela, outras menos", constatou aos jornalistas Berta Maria, residente nas Furnas, alertando para a eventualidade de a lagoa "se transformar num pântano e nunca mais ser um cartaz turístico".

Daniel, que usava uma camisola verde correspondendo ao apelo da organização do evento, admitiu estar à espera de "muitas mais pessoas" na iniciativa, mas sublinhou que "são muitos aqueles que estão solidários e aderiram ao evento na rede social". "Estou a estudar fora, mas sempre que venho cá de férias a lagoa está pior todas as vezes, mas actualmente muito mais", lamentou.

Mais ao lado, Teófilo Braga, do movimento SOS Lagoas, criado em Dezembro de 1992, afirmou: "As pessoas estão habituadas à água transparente, mas quando chegam às Furnas vêem as águas amareladas ou esverdeadas e o mesmo se passa na outra lagoa, a das Sete Cidades", também em São Miguel. "Desde 1983, data em que saíram os primeiros estudos sobre a eutrofização das lagoas e até hoje poderia ter sido feito muito mais do que está implantado no terreno", apontou aos jornalistas.

Miguel Bettencourt, promotor da iniciativa, justificou "não estar à espera das 7.500 pessoas que confirmaram a presença no Facebook", porque "muitas não podiam estar presentes, mas estão preocupadas com a Lagoa das Furnas". "Viu-se o impacto que o movimento teve para salvar a nossa Lagoa das Furnas, independentemente de cores partidárias, de individualidades, da empresa A, B ou C", disse aos jornalistas, reiterando que o objectivo do movimento é "alertar ainda mais a sociedade" para uma atenção redobrada à Lagoa "exigindo ainda mais e melhor".

O Governo Regional dos Açores já assegurou que a Lagoa "não é um caso perdido" e que a situação "não é irreversível", tendo o secretário regional do Ambiente explicado que a coloração amarela da água da lagoa foi originada por uma "grande densidade de cinobactérias", na sequência de muitos dias seguidos de elevadas temperaturas, pouco vento e nenhuma chuva.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida, «Correio da Manhã», «Telejornal» da RTP Açores (com vídeo) e jornal «Destak».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

E
quando é que os Florentinos protestam em defesa das suas Lagoas.

Criar bezerros para obterem subsídios é o que está a dar cabo das lagoas açorianas!Que vão criar bezerros para o Pantanal! disse...

Antes fossem protestar junto da Associação dos Lavradores, pois estes é que infestam a área com adubos e excrementos!

Anónimo disse...

Esta gente nunca se contenta com nada.
Temos de ser optimistas e ter espirito leve, pelo menos nos dias de verão.

Eu acho que assim, colorida, a lagoa fica mais gira.

Anónimo disse...

eu também concordo, a lagoa assim fica mais bonita, viva às politicas ambientais socialistas e as de Carlos Cesar, eheheheheheh Nas Flores os pneus plantados pelo Pereira já têm frutos, eheheheheheeheh nasceu uma arvore de pneus gigante nos Vales. Pereira ês o meu campeão! Viva ao PS e Carlos César!! A César o que é de Céser! Competencia, incompetencia??

Anónimo disse...

A lagoa está lindissima.
A das Sete Cidade sempre foi verde a azul. Com as manias do ambiente, tiraram-lhe as cores. Resultado: ficou pior.


Aqui há uns anos, nos tempos do PPD-PSD, morreu nas Sete Cidades um Sr., que, pago pelo governo, andava por lá cortar rolos de algas que existiam na água.
Que Nosso Senhor o tenha num bom lugarinho.

Anónimo disse...

Sabiam que o guarda florestal que denunciou, a "muscambilha" do desregulamento provocado da Lagoa, foi afastado compulsivamente? Já verificaram quem está por detrás da spra Açores? Sabiam que bastava fazer um plano de pormenor e gradativamente obrigar a florestar... Não era preciso empresa, nem comprar terrenos. A propósito, nos que já foram comprados, porque é que não foram florestados? Sabiam que a construção dum hotel aonde hoje são pastagens foi anunciado no skyscraper? Sabiam que este tipo de construção teria muito mais impacto, do que pastagens? Enfim, muito haveria por dizer num caso que consideramos de polícia, mas que curioso a cancela ali colocada - um bom condomínio privado, à custa do erário público. Para não falarmos no bunker ali construído, que também deveria ser motivo para a polícia judiciária.