segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Movimento cívico promove debate alargado sobre futuro do arquipélago

Um novo movimento cívico foi criado no arquipélago dos Açores, envolvendo elementos de vários sectores da sociedade regional, para "promover um debate alargado" sobre o futuro da Região.

O denominado «Movimento Regional 9 Ilhas», que será apresentado amanhã em Ponta Delgada [ilha de São Miguel], pretende incentivar a "procura de soluções práticas para o dia-a-dia" dos açorianos, disse Margarida Neves Pereira, porta-voz do movimento.

Margarida Neves Pereira salientou que esta iniciativa conta com o envolvimento de pessoas que desempenham actividades em várias áreas, da cultura à economia.

O novo movimento cívico açoriano tem perspectivada a realização de reuniões nas nove ilhas do arquipélago para analisar questões relacionadas com a autonomia regional e com a procura de "soluções para os novos tempos, que são de reformulação". Nesse sentido, segundo Margarida Neves Pereira, o «Movimento Regional 9 Ilhas» tem já previstas reuniões com autarcas e responsáveis de várias instituições das ilhas do Corvo [nesta quinta-feira, dia 15] e das Flores [durante sexta-feira e sábado, dias 16 e 17].


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

É agora ou nunca! disse...

Espero que comecem a equacionar a independência do nosso arquipélago, pois a permanência de Portugal na Europa, está por horas.

Pato Bravo disse...

São destas iniciativas livres e democráticas(espero eu) que a nossa região têm falta.
Há que discutir e trocar ideias sobre tudo o que nos envolve,possa ser que assim a pancada não seja tão forte.As pessoas têm que ser esclarecidas e aconselhadas de como agir nestes tempos em que vivemos.

Anónimo disse...

È mais um para puchar para São Miguel. Porque não fazem estas reuniões na Ilha do Corvo e ter lá a sede.

Anónimo disse...

Mais um movimento da treta! Eles falam, falam, falam, falam e não passam disso! Com tantos psiquiatras, psicologos com falta de trabalho, esta gente resolve criar um movimento para desabafos!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda através de informações publicadas no sítio internet do Movimento Regional 9 Ilhas (MR9):

- Encontro MR9 no Corvo: [ante]ontem, depois de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal do Corvo – momento em Manuel Rita explanou sobre os trabalhos em curso naquela ilha e os problemas que mais afligem os corvinos, tendo o MR9 aproveitado também para, na pessoa do presidente da Câmara, apresentar cordiais cumprimentos a toda a população do Corvo e aos autarcas açorianos – Paulo Silva foi agradavelmente surpreendido com o convite da “Tertúlia Corvina” para jantar, grupo que se junta todas as quartas-feiras para confraternizar na mais pequena ilha. Seguiu-se o 1º Encontro MR9, na Associação dos Bombeiros Voluntários, onde foram aventadas algumas propostas concretas a incrementar naquela ilha, designadamente a fixação de uma ONG no Corvo ligada à protecção da Biosfera.

- Primeiro Encontro MR9 Flores: o 1º Encontro MR9 Flores ocorreu ontem no “Café da Praça”, em Santa Cruz das Flores. Nesta iniciativa participaram sobretudo jovens empresários e quadros florentinos, tendo estado também presente a directora de um dos dois jornais que se publicam naquela ilha.
As principais preocupações manifestadas na ocasião apontaram para a necessidade de efectiva protecção do estatuto das Flores como ilha Reserva da Biosfera, o envelhecimento da população, a desertificação, e o domínio quase absoluto dos poderes públicos sobre a comunidade, tendo sido ali ressaltado a ideia que a sociedade civil florentina, esgotada que está de recursos humanos, apresenta-se muito vulnerável aos tentáculos da administração pública e aos vícios gerados por políticas têm vindo sucessivamente a alimentar mais clientelas e mais dependências.

- Reuniões MR9 – ilha das Flores: o MR9 reuniu com o provedor da Santa Casa da Misericórdia das Lajes, o presidente da Direcção da creche “O Girassol” e o delegado regional do Ambiente. Durante as visitas às duas IPSS´s o MR9 pode confirmar uma realidade social muito preocupante, merecendo especial preocupação a situação da Santa Casa das Lajes, cujo relatório e parecer relativo às contas de 2010 fala por si e pode ser consultado.