quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Paulo Rosa considera "altamente desaconselhável" a criação do 3º ciclo do ensino básico no concelho das Lajes

O deputado regional do CDS/PP, Paulo Rosa considera ser "altamente desaconselhável" a criação do terceiro ciclo do ensino básico no concelho das Lajes das Flores, defendendo que não existem benefícios pedagógicos ou financeiros.

“Sabemos que as Lajes das Flores é, talvez, a única sede de concelho do país que não tem o terceiro ciclo, mas seria nocivo do ponto de vista pedagógico e desaconselhável do ponto de vista financeiro a sua criação”, afirmou Paulo Rosa, em declarações à Agência Lusa.

O deputado regional do CDS/PP esteve [no passado dia 2] reunido com o presidente da Câmara Municipal das Lajes e com responsáveis da Escola Básica e Secundária das Flores, localizada no vizinho concelho de Santa Cruz, concluindo que não existem benefícios pedagógicos ou financeiros no alargamento do terceiro ciclo do ensino básico ao concelho das Lajes.

Paulo Rosa, que foi eleito deputado pela ilha das Flores, frisou que se trata de uma posição “estritamente pessoal”, salientando que o CDS/PP vai analisar proximamente esta questão. Para o deputado regional, a Escola Básica e Secundária das Flores, sediada no concelho de Santa Cruz, deve continuar a acolher os alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário de toda a ilha.

Posição contrária tem João Lourenço, o autarca social-democrata que lidera a Câmara Municipal das Lajes, que defende há muito a criação do terceiro ciclo do ensino básico no seu concelho, frisando que além de evitar a deslocação de alunos para Santa Cruz, permitiria combater a desertificação do concelho.

A criação do terceiro ciclo do ensino básico nas Lajes é também uma pretensão do PCP/Açores, que apresentou na Assembleia Legislativa Regional uma proposta nesse sentido, cuja discussão deve ocorrer em breve na Comissão parlamentar de Assuntos Sociais e depois em Plenário.


Notícia: jornal «A União».
De salientar que recentemente a secretária regional da Educação afirmou [à Comissão de Assuntos Sociais] que não se justifica implementar o terceiro ciclo do ensino básico na Escola das Lajes das Flores, atendendo ao reduzido número de alunos.

Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Sou plenamente de acordo com o Senhor Presidente da Camara das Lajes das Flores e o Senhor Paulo que era para levar o meu vote e de mais dois de cá de casa mas já não leva. Saudações do Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Esse senhor diz ser "nocivo do ponto de vista pedagógico e desaconselhável do ponto de vista financeiro" porquê?
O CDS andou há dias a cramar, porque fecharam escolas com meia duzia de alunos em S. Jorge. Meia duzia!
Aqui nas Flores, na sua terra, o Dr. Paulo Rosa não quer que abram escolas que vão ter dezenas de alunos.

Se isto não é andar a brincar à politica, então o que é?


Home, até amanhã se Deus quiser.

jota disse...

3º ciclo nas Lajes?
Para servir quantos alunos?
A não ser que estejam a pensar abrir a escola à terceira idade?...

Anónimo disse...

este cds não sabe o que diz, andam para tráz andam para a frente e vão nisso atrás do vote.

Anónimo disse...

este anónimo das 23.05 é que estava a precisar de uma terceira idade lá para os seus lados.

Anónimo disse...

Queria ver se vivesse nas Lajes e os filhos tivessem que fazer o precurso até Santa Cruz de autocarro todos os dias....qual seria a sua opinião pessoal.

Anónimo disse...

vão abrir para o lado do anónimo das 23,05 uma escola para deficientes mentais para ele ser internado.

Anónimo disse...

Deveriam ficar nas Lages fechados pois lá não se passa nada e não hà nada de especial, sta cruz sempre foi uma grande vila e sempre o será! Acho que o presidente da câmara das Lages deveria aproveitar a oportunidade e fazer a sua matricula na escola para ver se aprende alguma coisa, pelo menos, falar correctamente o portugues! Aproveite e faça o convite ao de santa cruz pois o portugues deste, além de ser superior ao seu, precisa de uma boa reciclagem! Haja paciencia para vos aturar, seres ignorantes! Meia duzia de km e já reclamam por uma escola quando podem concentrar todos estes miúdos juntos poupando dinheiro ao estado. Vivemos num mundo globalizado em que todos nós aprendemos uns com os outros, fechar estes pequenos num concelho como o das Lages é a mesma coisa que fechalos numa prisão, só não vê isso quem é cego e tótó ou então viveu toda a sua vida fechado numa ilha como as Flores. Paulo tens razão, força na tua luta pois entendo o teu ponto de vista, só não entende quem não têm formação intelectual.

Anónimo disse...

A forma leviana e sem rumo, como o Dr. Rosa e o CDS-PP actuam nas Flores, fica bem clara.

Em S. Jorge dizem uma coisa, aqui, dizem precisamente o contrário.

Isto percebe-se?

Os Florentinos tem de escolher com mais critério as pessoas e os partidos onde votam.
Para não voltar a acontecer destas, que prejudicam a nossa ilha e o concelho vizinho das Lajes.

Anónimo disse...

Quem deveria ficar fechado era o anónimo das 20/19 numa jaula junto com burros já que Macacos são mais intelegentes do que ele, que só sai M... por aquela boca fora. Sempre em frente a favor do terceiro ciclo no concelho das Lajes das Flores. Saudações do Concelho mais Ocidental da Europa.

Anónimo disse...

Duas escolas decentes nas Flores não é melhor do que termos só uma?

A Escola nas Lajes, para além de poder desenvolver valencias alternativas a Santa Cruz, trará a fixação de professores e mais desenvolvimento à nossa ilha.

O Dr. Rosa e o seu partido, se tivessem juizo, nunca mais abriam boca quando uma escola fechar.
Tem algum jeito em S, Jorge defender uma coisa e aqui outra?
Não somos gente como os outros?

Anónimo disse...

os deputados é que estão bem em quatro anos se não forem mais 4 ficam com metade de uma ordenado ou seja ficam com a quantia de 2500,oo euros para estarem a dormir na horta e um trabalhador que trabalho mais de quarenta anos recebe uma reforma de 300,00 euros. haja paciencia.

Anónimo disse...

voces não votem neste cds eu por mim já está selado nem o meu vote nem os outros dois de cá de casa.

Sagaia disse...

Tem toda a razão sr. Rosa...uma única escola de 3ºciclo é mais que suficiente...tal como uma única câmara municipal era mais que suficiente, e tendo em conta a antiguidade da Lajes como vila e a qualidade dos políticos de Santa Cruz ....as Flores devia ser unida num único concelho, o das Lajes!!!
PS: A Central Eléctrica já veio para as Lajes e quando fizerem a barragem da Ribª Grande, aquela poça de água de Além-Fazenda vai ficar para criar trutas...e se não se põem a pau, qualquer dia perdem a vossa joia da corôa, o "aero-passaroucas"...o "Big Head" já deve estar a fazer terraplanagem!!!

Anónimo disse...

a escola das lages está melhor que a de santa cruz tem tude ao pé da porta para as crianças se desenvolver.um pavilhão,uma piscina de agua quente e um pouco mais acima um cammpo de futebol relvado com pista e de salto em comprimento, tem todas as condiçoes para o 3 ciclo e até mais se fosse preciso aumentar tem espaço quanto queira. sadaçoes do concelho mais ocidental da europa.

Anónimo disse...

O que as Lages necessita é de uma jaula para meter os pais e os apoiantes desta ideia hilariante de uma nova escola no concelho. Fechar os pequenos num concelho como as Lages é a mesma coisa que castra-los à nascença, haja paciência nossa Sra pois Deus está de férias por estes lados de portugal profundo e distante!

Anónimo disse...

Um centro de saúde nas Lages, mas está tudo louco nesta terra eheheheheh. O que o povo residente nas ilhas ocidentais necessita é de um avião/helicopetro com permanencia numa das ilhas para transportar os casos graves o mais rápido possivel para os hospitais do Faial, Terceira ou S.Miguel pois não existem nem condições, nem médicos, nem material para salvar vidas no grupo ocidental. Só mesmo na cabeça de certos ignorantes quererem mais um centro de saúde nesta terra, tal ideia só pode ter saído de um cerebro muito pequenino! Vocês precisam mesmo é de serem tratados por médicos como os que existem no centro de saude de santa cruz ou por veterinários pois o vosso caso é grave, muito grave mesmo. Mais uma coisa, vocês acham que depois de terem fechados vários centros de saúde e de permanencia em Portugal continental, em freguesias com o tripolo da população do concelho das Lages que vão conseguir alguma coisa? Para vosso bem, pensem no helicopetro com permanencia numa das ilhas a ocidente ou vão continuar a morrer ou a serem mal medicados nesta terra! Chegou a hora de unirem-se mas para coisas uteis, chega de ideias pequeninas e bairrismos pois não nos leva a lado nenhum! Lutem por um helicopetro com regime de permanencia na ilha para vos transportar, em caso de necessidade, o mais rápido possivel para um hospital capaz de resolver os vossos problemas de saúde! Num caso de saude grave, o tempo que se perde é ouro, já morreram alguns somente por esperar que chegue o avião! Aqui fica a minha opinião,pois quero o bem do povo da minha terra!
Votem no pereira para deputado e no joão lourenço para vaqueiro pois eles são os meus idolos, herois pois com a 4 classe conseguem enganar esta malta toda ehehehehhehehe santa ignorancia! :(((((