quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Futuro aproveitamento hidroeléctrico

Foi [no passado mês de Setembro] apresentado pela Empresa de Electricidade e Gás (do grupo EDA) o projecto para a ampliação e requalificação do aproveitamento hidroeléctrico da Central de Além Fazenda e da construção da Central hidroeléctrica da Ribeira Grande, ambos na ilha das Flores.

O projecto [para ampliação e requalificação do aproveitamento hidroeléctrico da Central de Além Fazenda] compõe-se de uma intervenção no canal, da instalação de equipamentos na câmara de carga, do fornecimento de uma nova conduta forçada e de dois novos grupos geradores de 515 kW, além da remodelação do quarto grupo [de geradores] já existente.

No que respeita ao aproveitamento hidroeléctrico da Ribeira Grande [na freguesia da Fajãzinha], este irá comportar a execução de açudes, desarenadores, um sistema de condutas de baixa pressão, uma câmara de carga, uma conduta forçada e a central equipada de dois grupos geradores de 550 kW.

Os prazos previstos para a execução das empreitadas ascende aos 400 dias para ampliação da Central de Além Fazenda e de cerca de 800 dias para a construção da Central para aproveitamento da Ribeira Grande.

O concurso está a decorrer e prevê-se que a sua adjudicação ocorra até finais de 2011. Estes novos investimentos hídricos poderão garantir 80% de energia eléctrica à ilha das Flores. O valor estimado do projecto ascende a 8 milhões de euros.


Notícia: «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

È de investimentos destes que as Flores precisa, para safar a crise de obras,e acastaheira bem necessita.

Anónimo disse...

para sair da crise precisa é que voces peguem no sacho e produzir.

Anónimo disse...

então vai-se lançar obras para ajudar quem mal administra ???o governo não é a santa casa da misericórdia..por favor não mexam naquela linda paisagem da Fajãzinha-Fajã grande...vento é coisa que não falta nas Flores...
nicilau florentina

Anónimo disse...

não mexam na baragem da fazenda está ali uma grande ratoeira.