quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Algumas lendas da ilha das Flores (II)

A lenda da sereia da Ponta Ruiva

Lá pelo século XVI, certo dia um pescador de uma povoação do norte da ilha das Flores andava na costa a apanhar peixe, como era seu costume. Começou a ouvir uma voz muito bonita de mulher a cantar por perto, mas numa língua que não conhecia. Cismou que por ali havia uma sereia. Logo espalhou pelo povoado a novidade e, pela maneira que se falava da sereia, todos ficaram a pensar que ela encantava os homens.

O pescador não pensava noutra coisa e, logo que pode, poucos dias mais tarde, voltou à pesca, sonhando com a ideia de que havia de ver a sereia.

Tinha acabado de lançar o anzol ao mar, quando começou a ouvir o canto que tanto o perturbava. Recolheu logo a linha e pôs-se a escutar com muito cuidado e a seguir o som. Por fim, encontrou a dona de tão melodiosa voz. Não era uma sereia, como ele pensava, mas uma linda mulher de olhos azuis, pele clara e sardenta e cabelos ruivos. Muito assustada, ao começo, nada disse, mas por fim o pescador ficou a saber a sua história. Era irlandesa e tinha escapado de um navio pirata, atirando-se ao mar quando avistou terra próximo.

O pescador ficou ainda mais encantado e, depois de conquistar a confiança da mulher, voltou para casa trazendo consigo a mulher mais bela que alguma vez a gente do lugar tinha visto. Algum tempo mais tarde, o pescador casou com a “sereia” e deles nasceram muitos filhos, todos de olhos azuis e ruivos como a jovem irlandesa.

Assim, aquele lugar da ilha das Flores passou a chamar-se, por causa da cor dos cabelos de muitos dos seus habitantes, Ponta Ruiva, e ainda hoje ali há muitas pessoas de pele clara, sardentas e de cabelos ruivos, como a jovem irlandesa que um dia ali apareceu.


Lenda de tradição oral na ilha das Flores, autoria desconhecida.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ela escapou aos piratas, mas nós, infelizmente, não nos libertamos dos piratas que nos estão roubando e confiscando!

Anónimo disse...

Ainda bem que é só uma lenda, já imaginaram a Ponta Ruiva cheia de cenouras sardentas!?
A verdade é que na Ponta Ruiva não existe cenouras sardentas nem de olhos azuis lol mas não deixa de ser uma lenda muito engraçada!
Actualmente, não são os irlandeses mas sim os Alemães a habitar a Ponta Ruiva contribuindo para a não desertificação daquele lugar, parabéns e que venham mais pois são bem vindos às Flores e à Ponta Ruiva!

Anónimo disse...

O Pereira e o João Lourenço deviam ir juntos à Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda e França «vender» e apresentar a Ilha das Flores aos reformados desses países (que ganham bem!) como um paraíso no meio do Atlântico.

Talvez possamos reabilitar e dar vida aos nossos lugares e freguesias.

Com esta pouca juventude e com as medidas de Lisboa é que não vamos a lado nenhum.

Não me importava nada que nas Flores vivessem mais estrangeiros (menos portugueses!) do que naturais!

Anónimo disse...

este "caso" está muito mal contado...aconteceu sim mas nas Lajes e seguramente ainda há provas genéticas..e não era sereia e muitos anos depois era conhecida pela velha "Molunga"..os antigos (daa Lajes) , sabem do que falo,
nicolau florentino

Anónimo disse...

as lajes tem muitas hestorias antigas que são reais.

Anónimo disse...

pois...era mais conhecida pela "velha das favas" e, com respeito a lendas...onde há fumo,há fogo..
n.f.

Anónimo disse...

Gostei de saber a verdadeira lenda da sereia de Ponta Ruiva