segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Assim se "modernizou" o acesso ao Poço do Bacalhau, na Fajã Grande...


Nem o mítico velho déspota da lenda do Poço do Bacalhau parece ter valido para salvar aquele espaço de beleza natural (até agora) praticamente intocada... será isto a modernidade?

84 comentários:

Anónimo disse...

Para muita gente bom mesmo seria chegar
lá de pópó .

Anónimo disse...

Como isto ficou lindo estou cada vez com mais saudades de visitar a minha Ilha parabens a todos ficou umas lindas condições para quem gosta de visitar este lugar só lá fui uma vez mas agora quando for à minha Ilha quero ir varias vezes.Parabens à Camara das Lajes.

Nuno Barata disse...

Não, isto não é modernidade nem sequer é melçhoramento. A isso chamam-se , em bom português, mau-gosto. Mas, como gostos não se discutem, resta-me dizer: Pois Alevá!

Anónimo disse...

Mau gosto sim sr. E o grande atentado à natureza??? será que as "forças" políticas da Ilha das Flores ainda não perceberam que a beleza natural é um bem precioso para aquela Ilha????Eu até me questiono como foi possível as entidades responsáveis pelo ambiente, terem autorizado este "massacre" da Mãe Natureza.

Anónimo disse...

Há pessoas que vão para a cadeia por muito menos.

Anónimo disse...

Isto passa de mau gosto, é crime ambiental.

Anónimo disse...

este trabalho so podia acontecer no concelho das lages santa ignorância

José Branco disse...

Disseram-me e eu não quís acreditar que o moinho de cima, o que fica mais perto do poço do bacalhau vai ser transformado em bar, para servir umas fresquinhas a quem visitar o poço.

Anónimo disse...

Gostava de saber quem foi o arquiteto deste aborto e quem o autorizou?
Nem sempre modernidade liga com betão e alcatrão, a não ser na cabeça de um certo João...

Anónimo disse...

Recomenda-se ao dono da obra, presumo que a Exma Camara das Lajes, que coloque nos extremos do páteo, uns vasos dourados, com fundo cor-de-vinho, com meio metro de altura.

Anónimo disse...

ahahah... demais, o resort j.l., já tem a sua casinha, seus apartamentos lá em cima e agora sua "residencial moínho" com piscina "natural"... devia ser mudado o nome da rua para rua j.l.

Anónimo disse...

As Câmaras Municipais desde que passaram a ser despotamente regidas por eleitos que por esta via acham que mandam em tudo até no mau gosto, digo não paciência, mas basta! para já as margens da Poça do Bacalhau tem donos, os moinhos também. Não e terreno publico. Tem sido abusivamente usado e agora desfigurado por incúria dos florentinos. Ao menos que se respeite a propriedade alheia e em ultima analise a Natureza.
Estes autarcas do cimento e do asfalto deviam ser corridos com as pedras que usaram nesta aberração.

Anónimo disse...

A Fajã Grande não tem tido sorte.

Primeiro foram as pontes, que as ribeiras levaram à frente sem dó nem piedade.
Depois veio o outro, que queria que se construisse na Ponta da Fajã, enquanto a rocha desabava.
Agora ferram betão a rodos na Poça do Bacalhau, sabe-se lá com que perspectiva.

Construindo assim, de forma desenquadrada do ambiente que nos circunda, não vamos longe.

Fazia-se como? pergunta o tal da cana roca com ar espantado...

Há muita maneira de garantir uma mobilidade confortável, respeitando o enquadramento paisagistico do local.

Há empedrados que podiam ser usados. Há calçadas. Há bagacinas compactadas. Há misturas de bagacina com cimento. Há mistura de empedrados com bagacinas compactadas.

A Camara entendeu ser assim.
Mas estamos com sorte. A humidade do local vai cobrir aquilo tudo de musgos, ou seja, natureza vai certamente corrigir o que a doidura humana prepreta.

Anónimo disse...

Que Deus perdoe esta Camara das Lajes.
É cada tiro, cada melro.
Louvado seja Deus por tanta habilidade junta!

Anónimo disse...

é fazer um auto de fé com esses políticos todos sem esquecer algum..
n-f.

Anónimo disse...

este lugar ficou mesmo á regional com esta pedra ficou mesmo lindo gostei de ver e tem melhores condições para quem visita este lucal mas há quem fale sempre mal mas tambem não são do concelho das lajes não conta a opinião deles. tambem falam aqui no moinho fazer um bar é uma boa ideia que ainda daqueles que aqui falam mal ainda vão ir para lá se carregarem de bebida e o caminho ainda vai ser estreito para o regresso à estrada. escreveu um lajense.

Anónimo disse...

@23:20 Para alguns é mais confortável esquecer a natureza no conforto da urbanização.

xiko macieiras disse...

agrada-me a ideia das freskinhas junto ao poço...

Anónimo disse...

Agente tem que perceber uma coisa.

Pode porventura uma videira dar maçãs?

Pode porventura um pinheiro produzir laranjas?

Pode porventura uma bananeira dar maracujás?

Pois não.
Então querem o quê?

Anónimo disse...

eu pesso ao senhor presidente da camara das lages para se candidatar de novo que tenho a certeza que vai ganhar. força com obras senhor presidente que o povo está comtigo.

Anónimo disse...

Não há palavras para descrever tamanha barbaridade. Como é possível em pleno Sec. XXI isto acontecer. Reserva da Biosfera???É cómico quando referem que a Ilha das Flores é Reserva da Biosfera. Pelos vistos até o é, mas é só de alguns que se dizem capitalistas e que continuam a sair impunes com atitudes destas. Não haverá justiça social neste caso?
Infelizmente parece que a Fajã Grande está as mãos de pessoas que não têm a mínima noção de Natureza e seus atributos.
E eu pensava que os "apartamentos" que foram, que estão, que nunca serão, a ser construídos no "areal" tivessem servido de lição, mas pelos vistos a "burrice" continua.

Anónimo disse...

Que lindo bocado de betão com pedras! Beleza rara...

Anónimo disse...

já vi beleza igual em outras ilhas ficou mesmo á maneira e venha a restauração do moinho como um bar que eu voume deitar neste chão com um bom churrasco e umas frescas.

Anónimo disse...

Penso que o caminho ficou bom. Assim o acesso ao bar fica melhor para se poder buer umas mines. Ainda dá para tomar uma banhoca na cascata. acho que ficou muito melhor e´só se melhorou a paisagem da ilha.

Anónimo disse...

Um diz que é um horror, outro que é barbaridade. Um quer o moinho em bar outro quer churrascos e cerveja. Um quer bagacina outro calçada. Um vai buscar aquela do Rosa e o tal desabamento da rocha na Ponta da Fajã. Um diz que vai crescer musgo outro que tem cimento a mais.

Linguas porcas.

Anónimo disse...

Quem fez isto vai garantir que vai ser relembrado em toda a historia da ilha. ainda falam do Almeidinha, o celebre pirata! este é que é um ganda Pirata!

Anónimo disse...

é uma autentica palhaçada...palhaços não percebem o que a ilha das flores tem de bom ! Onde ja se viu por cimento num lugar tao bonito criado pela natureza ! cambada de burros que nao tem mesmo cabeça nenhuma ...

Anónimo disse...

s presidente da camara kuando mais se faz menos se merece .nao e por acaso ke la esta continue o seu trabalho ke vai bem .senhor pork nao da mais uns sacos de cimento a auguns criticos desse blogue para lhe creticarem mais .

Anónimo disse...

eu este verão vou levar uma mesa que é desarmar e as cadeiras e o meu guarda sol de praia e a minha caixa azul com gelo e umas frescas daquelas de litro e vai ser um verão bem passado.

Anónimo disse...

tá muito bonito sim senhor!!!e um barbacue tambem ficava muito fixe! nao acham? e em vez de fazerem um bar do moinho façam uma casa de putas!é triste muito triste nao estar na minha ilha e ainda mais triste ver gente a estragar o ke a natureza construiu!

Anónimo disse...

Nas lages façam a merd@ que quiserem :) E alguns dos que falam da boa intençao e má ideia do mayor das lages, falam pq talvez ele os pos a andar de la pra fora

Anónimo disse...

Visitei a ilha das Flores pela segunda vez no Verão passado e é com incredulidade e desgosto que vejo estas fotos. Não se trata aqui de julgar a estética da obra. Não deveria ser autorizada qualquer tipo de construção ao lado de um monumento natural como o Poço do Bacalhau e muito menos numa ilha reserva da Biosfera, para mim a ilha mais bonita dos Açores, exactamente por ser das mais virgens. Se houver algum político que realmente perceba e se preocupe com o ambiente e com a salvaguarda das belezas naturais desta região, espero que actue porque a natureza está a saque. Os turistas não querem isto. Queremos ver o que os Açores têm de melhor e isso é a sua natureza intocada. É uma grande pena anda não terem percebido isso Senhores políticos...

Anónimo disse...

Aquilo com uns vasos garridos, grandes, estéticamente colocados nos limites, e um caldeirão da baleia a meio, com batata doce, mogangos e umas abóboras plantadas, vai ficar bom.

Anónimo disse...

Há cada um camelo que parece dois,se o J.L.não fizesse nada é porque não prestava,o homem faz de tudo para melhorar o seu Concelho e aínda lhe atiram pedras,falam em atentado á Natureza,crime ambiental,etc,etc,não gostaram do melhoramento foi?ou é inveja de não serem capazes de terem ou fazerem estas coisas?se gostam de antiguidades porque não fazem em suas casas o mesmo que faziam há anos passados por exemplo cozinhar com lume,lavarem a roupa á mão,e muitas outras coisas que podia aqui dizer,o Presidente da Câmara das Lajes faz tudo para melhorar o nosso Concelho que aínda está muito atrazado e o agradecimento é o que se vê,aqui poucos lhe dão apoio,mas aos que o apoiam os meus cumprimentos e espero que a mentalidade de algumas pessoas se abra.

Anónimo disse...

Posto isto, só a mais uma coisa a dizer, um grande LOL a quem teve esta ideia estapafurdia!

Anónimo disse...

a natureza meteu lá cimento , asfalto e paralelos? Como é que pode existir alguem que defenda uma coisa assim? Agora em vez da natureza levam com cimento . Os turistas vão adorar tanto ver paralelos e cimento . Vão adorar tanto que vão fugir pra outro sítio.

Anónimo disse...

Pronto.
Tá feito, tá feito!

Vamos aguardar a próxima...

Anónimo disse...

há???por aqui muitas dores de cotevelo por esta linda obra com umas belissimas condições só, fala mal aqui pessoal fora do concelho que esto preocupados com o turismo.aqui no concelho das lajes não temos hoteis nem precisamos de turismo precisamos sim boas condições de acesso a estes locais para irmos passear e levar como diz aqui um anónimo a caixa azul e o guarda sol do verão.

Anónimo disse...

gostei de ver esta linda obra e este verão quando for para as flores quero ir passar uns dias para este lugar que tem um bom acesso agora. quero dar aqui os parabens à camara das lajes e a todos os colaboradores desta magnifica obra que deixou muita inveja e dores de cotevelo e preocupados com o turismo e que eu não quero lá saber desta gente quero é o meu bem estar.

Anónimo disse...

Sera que foi feito um estudo do impacto ambiental desta obra, e a secretaria do ambienta das Flores para que serve?

Anónimo disse...

quem não é de cá cheira tabaco como se costuma dizer,não tem nada a estar a meter o bedelho em nada que não lhes dê respeito,nós é que vivemos aqui e sabemos com que linhas se coze,não faltava outra coisa se não os de fora para virem cá dois ou tres dias e quererem as coisas á sua maneira,já lá vai o tempo em que se atava os caes com linguiça e eles não a comiam,precisamos melhorias no nosso Concelho seja com cimento ou asfalto,não venham dizer que preferiam aquele reles atalho que nem todas as pessoas podiam passar,hoje podem lá ir muitas mais pessoas com maiores facilidades,apoio as obras do senhor presidente da Camara das Lajes e digo mais quem fala mal dele é que é inferior e tem dores de cotovelo,avante com o progresso e deixem de mariquices.

Anónimo disse...

Isso mesmo anónimo das 20.01,o pessoal de ca e que sabe o que e bom para eles nao vao outros querer estar ao longe a mandar aqui isso era no passado força sr. joao Lourenço vaia em frente com o progresso do teu concelho o atalho que dava para o poço nao era nada facil de passar nele assim esta lindo e sei que tem mais coisas boas para fazer antes do seu mandato acabar parabens amigo.

PowerFlower disse...

Alguns "anónimos" deviam viver num buraco na rocha para não manchar as paisagens com cimento!!!

Anónimo disse...

infelizmente há muitas pessoas nesta ilha, a começar pelos presidentes que deviam ser acimentados dos pés á cabeça e depois forrados com azulejos de casa de banho.

Anónimo disse...

Quando o conceito de beleza e de progresso se resume a mais cimento, então está tudo dito...

Anónimo disse...

Para os "anónimos" 20:01 e das 23:24. Vocês devem "comer" muito, mas muito mesmo do prato de quem efectuou aquelas obras, ou melhor dizendo, mandou efectuar, senão não falavam com essa barriguinha tão cheia. Quanto aos de fora da Ilha, deixem-se de bairrismos porque uns sem os outros não sobreviviam. Provavelmente os vossos filhos necessitam de "forasteiros" para receber algum tipo de instrução, ética, moral, cultural e disciplinar já que a que vocês aparentam ter parece a ser nula. Tal como os "forasteiros" que cá chegam necessitam de todo o apoio da população local quer seja para se integrarem quer seja para exercerem as respectivas profissões.
Termino respondendo que está à vista a Vossa grande falta de instrução, anónimos das 20:01 e 23:24.
E além disso e o mais importante de tudo, a Vossa falta de liberdade, porque vivem "presos pelo rabo" e embora tendo consciência que a obra feita é um atentado, necessitam de escrever para "abonar" alguém ou algo que simplesmente e infelizmente existe.

Anónimo disse...

Sou deste concelho mas não estou a viver na Ilha mas quero lembrar que já fui a este lugar e o atalho não era grande coisa que da ultima vez a minha esposa ia partindo uma perna por ter escorregado. Só tenho conhecimento das obras que mostra na fotografia que posso considerar muito útil para quem visita este local. Com respeito ao atalho ainda não vi fotografias mas se estiver como mostra a foto foi uma mais valia para a Fagã Grande e para o Concelho assim já podendo ir pessoas de todas as idades a este local. Quero deixar uma palavra de agradecimento ao Senhor Presidente da Camara das Lajes das Flores e a todos os trabalhadores pelo magnifico trabalho. Assina um filho deste Concelho.

qual IMPACTE AMBIENTAL? disse...

Ao anónimo do dia 18 de Janeiro de 2012 18:57 só tenho a dizer o seguinte: IMPACTO é o que V. Exª estava a precisar nessa sua cabeça iluminada, a ver se atina...

Anónimo disse...

Só quero deixar uma pergunta no ar:
Onde anda o responsável pelao serviços de ambiente da Ilha das Flores?

Anónimo disse...

Estive ouvir as noticias da rtpaçores de omtem dia 18 na internet onde estava Berta Cabral na Ilha do Pico e lá fez umas promessas se ganhar a ileições. O que será prometido para as lajes das Flores já que a Camara já é PSD de alguns anos. Vou dar o meu palpite que será a promessa da Marina que o povo já espera à longos anos e a pousada da Juventude.

Anónimo disse...

Quem critica são as pessoas que não querem ver nada feito de novo no nosso Concelho,será que a Camara já lhes acimentou um pátio ou lhe arranjou a casa e agora estão a cuspir no prato que comeram???

Anónimo disse...

Há por aqui alguem que diz que só diz bem desta obra as pessoas que trabalham na camara e tem medo de dizer mal. é menos verdade esta afirmação que eu estou até satisfeito e considero uma belissima obra e não estou a morar nas Flores à muitos anos.

Anónimo disse...

Será que os criticos, incluindo o Sr. Nuno Barata, já estiveram na caldeira velha na Ribeira Grande?
Não foram também feitos melhoramentos naquela zona? Não aquela zona uma das mais procuradas da ilha de S. Miguel?
Não são/foram construídos dezenas de miradouros em todas as ilhas?
Não vejo grande diferença entre esta obra e as restantes.
Há é que saber aliar o modernismo à natureza.

Anónimo disse...

Caríssimo anónimo das 17h55 do dia 19 de Janeiro, parece-me que de entre esta comunidade você deve ser o único que tem o pátio acimentado e casa arranjada e sabe-se lá mais o quê. E tome lá cuidado para não comer o que acabou de cuspir, pois ainda pode sair envenenado.

Anónimo disse...

ficou muito bom e espero agora que a camara arranje também aquele caminho que vai para languinha ou lagoa das patas.

Anónimo disse...

Muito boa essa ideia de arranjar o caminho para a lagoa das patas,sim o senhor presidente se entender de o arranjar arranja mesmo e gasta pouco e fica bom e as pessoas so tem que agradecer não é dar com os pés como aqui alguns estão a dar,eu cá por mim não tive dados da Camara mas apoio as ajudas que le dá a quem precisa mais que eu.

Anónimo disse...

Esta obra é uma verdadeira vergonha e um atentado à natureza mas a culpa não é do presidente da câmara, a culpa é da gente burra que lhe deu poderes de chegar a presidente da câmara. A secretaria regional do ambiente também é culpada pois não zela nem faz cumprir as suas obrigações e leis.
Este JL deveria ser condenado ou internado na casa amarela!
Esta obra é simplesmente uma vergonha e quanto aos tolos que dizem que aquilo é "regional", só se for nas Lages ou nas Flores:))) eheheheheh a ignorancia é rainha nas Flores!!!

Anónimo disse...

Se o amigo quer uma ajudinha peça ao presidente da Camara das Lajes,ele está disponível para o ajudar mas depois pode continuar a mandar bocas como é habitual com muitos.Quanto ao caminho está lindo,antes era péssimo e a ribeira chegava a estragar aquele atalho vergonhoso que tinha lá.

Anónimo disse...

o maior ignorante parvalhão e tolo,é este anónimo da 6,34. e vou ficar por aqui e não vê um boi à distancia de um metro se fosse presidente da camara nada se fazia nas flores mas tambem já lhe tinha pegado a sata.

Anónimo disse...

Já á mais anos que deveria ter cido arranjado este caminho e estou muito contente de agora estar em boas condições para minha avó ir ver o posso do bacalhau que á tantos anos ela fala nisto mas nunca teve coragem das peçimas condiçoes do caminho. Muito obrigado senhor presidente da Camara das Lajes é este o agradecimento de minha avó.

Anónimo disse...

sou de santa cruz e tambem estou satisfeito com as obras feitas. nunca fui aquele lugar mas ouse falar muito e minha visinha já me covidou para eu ir num domingo no carro dela.muito obrigado senhor presidente da camara das lajes pelos arranjos do caminho.

Anónimo disse...

a troika vai decretar que todos as casas das flores vao ficar com as pedras a vista. a obra esta aprovada pelo ambiente e pela camara cambada de igorantes que nao tem outra coisa para fazer se não falar de um caminho de 100m. e o alcatrao que estao a por na estrada do mato que e reserva da biosfera deviam era fechar a matosa e no ramal da faja grande de vez assim voces andavam mais a pé.???????????????

Anónimo disse...

viva, sou da ilha do Pico e visitei este local tal como muitos outros da ilha mais bonita dos Açores :)
esta área não faz parte do parque natural de ilha ou de alguma zona de protecção especial, não teve de existir algum parecer da secretaria regional do ambiente?

Anónimo disse...

Está muito lindo sim senhor,agora qualquer pessoa pode lá ir,desde netos até aos avós,e a seguir é o parque de campismo.

Anónimo disse...

ontem ouvi um zum,zum que para a semana já vai para cima as maquinas da camara para arranjar o caminho para a lagoinha com as batoneiras mais uma boa ideia do senhor presidente da camara das lajes. assim já pode ie gente de todas as idades.

Anónimo disse...

este anónimo das 22.59 está a precisar é de uma revisão ambiental ao seu cerebro.

Anónimo disse...

se é verdade este zum,zum estou a ver na segunda feira de manhã o joão a formar as tropas para seguirem rume á fagãzinha. e o que ele disser faz é um homem que gosta de ver trabalho feito.

Anónimo disse...

Aínda vou ir de popó á lagoa das patas,fiquei bem contente em saber isso,não imaginava tanta coisa feita assim nas Flores,viva o progresso.

Anónimo disse...

já que o governo não faz progresso no concelho das lajes o presidente da camara faz.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa, J.L. e concelho,mexem com toda a Ilha, "Fórum/coments"incluídos.
A verdade é como o azeite...

(insulas ocidentaes).

Anónimo disse...

confirmo o que diz o anónimo das 23,48 o joão lourenço mexe com toda a ilha.é o homem que tem a bagaça vermelha é o homem que tem areia é o homem que tem areia queimada é o homem que tem o concelho mais lindo dos açores com as suas belezas naturais é um homem que sabe o que faz e está sempre disposto a fazer mais e melhor é um homem se não se candidatar de novo vai fazer falta ao concelho.

Anónimo disse...

Quando o João terninar o mandato o pereira é o candidato a cadeira, só assim teram a marina ,e um restaurante no poço do bacalhau.hahahaha.

Anónimo disse...

em 1984 quis o destino e a oportunidade de acampar durante um fim de semana onde hoje julgo ser esse caminho empedrado que mostra a fotografia, foi um bom fim de semana (sem comentários), na minha modesta opinião não havia necessidade de arruinar a beleza do local, saudações.

Anónimo disse...

domingo passado fui com meu avô ao poço do bacalhau e voces não queiram saber como ele estava contente de ver aquele caminho arranjado que até com a sua longa idade não se sentiu cançado alegria estava espalhada no rosto dele que até me parecia que lhe ia dar um mauzinho e diz ele que quer ir mais vezes antes de morrer. sou do concelho de santa cruz e em nome de meu avô agradeço ao senhor Presidente da Camara das Lajes pelo excelente trabalho ali feito.

Anónimo disse...

Porquê é que as maioria dos comentários a favor destas obras são feitas por um único indivíduo que se acha esperto??

Anónimo disse...

digam lá o que quiserem mas aquela obra dá muita inveja a muitos sempre em frente senhor João Lourenço estou comtigo.

Anónimo disse...

inveja e que maneira até dores de cotevelo algum ainda vai ficar pralizado dos braços com tantas dores. sempre em frente camarada joão.

Anónimo disse...

Determino e mando publicar.

Deve a camara das lages mandar fazer um busto do João e colocalo no caninho do poço do bacalhau. ??

Anónimo disse...

Meus caros amigos.
Não é só uma pessoa a comentar,pois eu tb estou acomentar neste momento,portanto pelo menos dois somos,ahahahah,tb acho muito bom esse arranjo que fizeram lá naquele caminho,este verão se Deus quiser quero ir lá algumas vêzes,fazer as minhas churrascadas lá perto e dormir debaixo do meu guarda sol ou será guarda chuva no verão?quanto ao senhor presidente da Camara ele vai ir para deputado mais o senhor Pereira quando acabarem o seu mandato,e sabem quem vai ser os candidatos ás Câmaras???,já sei mas não vou divulgar hoje,esperem para ver.

Anónimo disse...

tambem não queria-mos cá o pereira eles lá para santa cruz façam uma estátua dele que bem mereçe e metam á praça.

Anónimo disse...

Já ouvi dizer que vão vedar o acesso e cobrar bilhete a quem queira lá ir!!!!!!

Fazenda volta a comandar os destinos das Flores disse...

Após as próximas autárquicas as relações entre os dois Concelhos da Ilha vão melhorar a olhos vistos, pois tudo será decidido na Fazenda!...

Anónimo disse...

todos os que aqui fazem comentários não estam preocupados com a Fajã nem com o ambiente,simplesmente movem-se pela inveja e por muita tolice...

Anónimo disse...

A Poça do Bacalhau e o seu novíssimo acesso têm gerado muitos comentários neste blog e felizmente alguns puseram muito bem o dedo na chaga da prepotência camarária. A Ribeira das Casas, onde fica a Poça do Bacalhau delimita s Sul várias parcelas de terreno e três "engenhos de moer cereal" agora chamados de moinhos em ruínas, mas que têm donos. O último de cima, mais próximo da poça foi o mais vandalizado pela prepotência camarária que se apoderou da terra de pasto anexa para fazer um parque para banhos. Este moinho e terra de pasto tem dono e só por isso qualquer obra mesmo que de mau gosto como esta não é legal. Onde está a defesa dos munícipes e proprietários? Será que a Cãmara não tem acesso aos registos prediais ou quando lhe interessa, não quer ter.
Agora foi o pindérico acesso, amanhã talvez lembre ao Sr.Presidente construir sanitários com duche da àgua quente para os turistas. Tanta impunidade num sítio tão pequeno!.