quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Até Março deve arrancar a extensão do cabo de fibra óptica às Flores e ao Corvo

Os trabalhos para a extensão do cabo [submarino] de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo, as únicas do arquipélago dos Açores que ainda não estão ligadas [ao anel de fibra óptica], devem começar até ao próximo mês de Março.

A garantia foi dada por José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, admitindo que as obras poderão prolongar-se por um período entre "9 e 12 meses".

"Prevê-se a instalação das redes de nova geração no centro do país até ao final do primeiro trimestre e o que está acordado é que, quando avançasse no centro do país, também avançaria nos Açores", afirmou José Contente.

Nesse sentido, o secretário da Ciência, Tecnologia e Equipamentos salientou que "o Governo Regional espera que os trabalhos nos Açores se iniciem até Março", acrescentando ainda que "não temos dados actualizados mas sabemos que a instalação nacional das redes de nova geração avança muito brevemente".


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

25 comentários:

Anónimo disse...

não entendi aquela hestoria de 9 a 12 meses.

Anónimo disse...

Safa!
Nunca mais se calam com essa fibra óptica.

Anónimo disse...

Se assim for no período de Novembro de 2012 a Janeiro de 2013 temos o cabo de fibra óptica. Mais uma data para não ser cumprida? Espero que não. Só se devem calar com essa fibra óptica quando ela for uma realidade nas nossas ilhas...

Anónimo disse...

Ò Burro,Burro;burro só me calarei quando vir as Flores e o Corvo ligado às outras Ilhas com este Cabo de Fibra Óptica.

Anónimo disse...

O anónimo das 10:35, para além de berrar devia também gemer.

Quanto irá custar esse tal cabo?
Quanto irá custar, em amortizações, equipamento e mão de obra, cada hora de utilização desse cabo?

Pois é.
Para bom entendedor....

O "entendido" da cana roca, certamente explica, no rudimento das ideias, como é que se faz gemer a carteira...

Anónimo disse...

Esse cabo de fibra optica é o Almeidinha dos tempos modernos. Vai-nos trazer felicidade, muitas alegrias e um futuro risonho numas Flores radiantes.
Até o tal da cana roca, que passa o dia nas suas courelas entre inhames, alhos e cebolas, concorda!

Anónimo disse...

muito mal fala este jabardo das 19.19 e 19.23 que é o mesmo a escrever no cana-roca que se calhar este cana-roca está melhor de vida do que este burro que anda sempre a criticar nele. voltando ao cabo de fibra`óptca este burro que aqui fala de preços deste cabo antes fecha-se a boca para não andar arrotar tanta asneiras que nem sabe as cores dos fios que passam dentro deste cabo.

Anónimo disse...

Burro das 19:19, que interessa o custo e prazo de amortizações, se a PT é uma empresa privada que tem o dever de fornecer este serviço para todos,cobra por um serviço que não presta, faz milhões de lucros por ano, e mesmo assim espero 14 anos para mamar fundos do governo e da UE !!!

Anónimo disse...

até Março do ano!!??
e o tal "rift" no Fundo do Oceano q separa as 2 placas!? Estando nós na placa Americana e eles na Euro-Asiática!!como é q vão fazer ai com o cabo!!? pois todos os anos as placas deslocam-se uns 5cm(2,5cm para cada lado)
.... ah pois é!

Anónimo disse...

um ano para passar um cabo de fibra do faial às flores pouco mais grosso que a linha da roupa será que se enganaram no contar nos meses é que leva mais tempo do faial às flores do que são miguel ao continente.

Anónimo disse...

Andam aqui muitos artistas que naqda sabem do que se vai passar . O cabo fica a flutuar a uma altura média preso com pesos e boias para se manter lá quieto e nao fica assente no fundo do mar. Quanto ao tempo do cabo é normal pois o cabo é fabricado a bordo do navio que vai fazer o trabalho sendo que estamos a falar em mais de 250 kms uma vez que o cabo é dobrado ou seja sai por exemplo do Faial e vai às Flores se volta a sair das Flores e vai até Sao Jorge ou Graciosa . Não é assim tão elementar .

Anónimo disse...

O entendido de cima, porventura perito em cabos, congemina flutuações, dobragens à conta, ao que ele diz, de pesos e bóias.

A imaginação humana, às vezes, tem componentes infantis, fazendo lembrar histórias de fadas, corcundas ou os terrores nocturnos do espiritismo!

Anónimo disse...

os peritos em cabos nas flores chamam-se pereira e josé carlos!!!

Anónimo disse...

Para o comentador das 01:33 apenas deixo um reparo . Não se trata de factor de imaginação. A realidade dos cabos submarinos é mesmo assim não tenha dúvidas algumas . Todos os cabos submarinos são flutuantes , sendo que apenas estão no fundo por segurança mesmo junto das costas . Mesmo os transatlanticos passam a cerca de 300 mts de profundidade. é lógico que para os fazer flutuar são necessários pesos e bóias .

Anónimo disse...

Anónimo imaginativo das 10:28, aprende antes de falar para evitar parecer ridículo, não disse uma verdade que seja.O cabo vai no fundo(como todos os outros), já feito e enrolado no navio (afinal não é preciso trazer lã ou algodão a bordo para tecê-lo), é para a distância em causa não são preciso mais do que alguns dias.

Anónimo disse...

O mar deve paracer uma teia de aranha com tantos cabos flutuantes.Convém avisar as baleias e outras espécies de maior porte, tais como submarinos, para ligarem os sonares senão lá se vái a fibra óptica...

Anónimo disse...

Para alguns tolos que aqui andam quero deixar esclarecido que : o cabo é feito no navio para não ter emendas nenhumas , pois é impossivel ter uma peça de cabo com 200 kms de comprimento enrolada e pronta a estender . e fica a flutuar a uma profundidade média , chama-se hidrostática para quem não sabe , o cabo é amarrado a boias que ficam submersas e ao qual sao pendurados pesos para obrigar a submergir as boias . Amanha vou deixar aqui uma informação bem explicada sobre isto para os que nao sabem nada disto

Anónimo disse...

Não te esforces mais porque não percebes nada disto!...

Anónimo disse...

afinal este anónimo das 00,41 ainda não disse coica com coisa só falta dizer que em cima das boias vão tambem montar uns farois com inergia solar para avisar a navegação. tantas asneiras se diz aqui sem conhecimento das coisas. eu já á mais de 20 anos que trabalho com cabo de fibra e nem no primeiro cabo que se passou havia tantos comentarios e tantos palpites como ele funcionava.haja paciencia.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do «Correio dos Açores»: os deputados açorianos do PSD na Assembleia da República questionaram o Governo Central sobre os custos da utilização do cabo submarino de fibra óptica que serve algumas das ilhas na Região Autónoma.

Uma notícia do «Jornal Diário» transcreve essas perguntas dos deputados açorianos do PSD:

A ligação dos Açores à fibra óptica é um projecto de grande alcance, incentivado pelo Governo Regional desde o início da década de 90 do século passado, com forte apoio financeiro europeu, habilitando ao cumprimento dos objectivos traçados na Agenda Digital Europeia.

Acontece que a empresa operadora do dito cabo [a Portugal Telecom] exige exorbitantes preços grossistas de utilização do mesmo, cerca de 30 vezes superiores aos preços de retalho ou aos preços grossistas de capacidade noutros cabos internacionais — isto apesar da fortíssima participação pública no investimento inicial.

Esta prática sufoca iniciativas empresariais regionais e ameaça até distorcer a concorrência no fornecimento de serviços de nova geração, essenciais à plena integração digital dos Açores.

Assim, os deputados do PSD eleitos pela Região Autónoma dos Açores, formulam ao Governo, através do ministro da Economia e do Emprego, as seguintes perguntas:

Como avalia o Governo a grelha de preços praticada pela operadora do cabo submarino de fibra óptica para os Açores? Confirma o Governo o enorme desequilíbrio do preço grossista praticado em comparação com o de outros cabos internacionais? Que providência pode o Governo adoptar para normalizar a situação, disciplinando o monopólio existente? Qual é o grau de empenho do Governo no pleno cumprimento da Agenda Digital Europeia em relação à Região Autónoma dos Açores? Um abaixamento radical de preços na utilização do cabo não será um factor decisivo para a concorrência e para o desenvolvimento de redes e a oferta de serviços de nova geração?

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do «Diário Insular»: "PSD e CDS reclamam [na Assembleia da República por] fibra óptica [para as ilhas das Flores e do Corvo]".

PSD e CDS/PP estão preocupados com a demora no processo de extensão da fibra óptica às Flores e ao Corvo.

Os deputados do PSD eleitos pelos Açores na Assembleia da República querem explicações do Governo face ao processo, bem como o vice-presidente do grupo parlamentar do CDS-PP no Parlamento, João Almeida, que questionou o ministro da Economia sobre a calendarização do Governo da República e da Portugal Telecom para a extensão do anel de fibra óptica às duas ilhas açorianas.

No requerimento do PSD, que tem também como destinatário o ministro da Economia e do Emprego, os parlamentares açorianos pretendem apurar "desde quando está pendente a extensão às ilhas Flores e Corvo do cabo submarino de fibra óptica que liga os Açores ao território continental da República e ao Mundo" e se há alguma explicação para o atraso no andamento do projecto.

"Estando o contrato assinado e até, segundo se afirma, com visto do Tribunal de Contas, quando prevê o Governo [da República] que seja dado início à sua execução?", questionam os deputados sociais-democratas, que querem ainda apurar "qual o custo do empreendimento e em que termos é assegurado o respectivo financiamento".

"As determinações da Troika, negociadas pelo anterior Governo socialista, podem vir a implicar algum corte orçamental nesse projecto?", perguntam aqueles deputados do PSD, por fim, no mesmo texto.

No caso dos populares, usando das competências parlamentares ao seu dispor, o deputado João Almeida questionou Álvaro Santos Pereira sobre os motivos porque "não está já assumida uma calendarização para a ligação por fibra óptica das ilhas das Flores e do Corvo?" e sobre "que entraves existem, neste momento, à execução do projecto".

Anónimo disse...

este cabo deve sair da russia para levar tanto tempo para chegar ás flores

Anónimo disse...

ste cabo vem da Tasmania onde existe os diabinhos porcos mentirosos da politica.

Anónimo disse...

Vejam esta do cabo de fibra. Para a passagem do cabo de fibra do Continente a São miguel e destribuido pelas outras ilhas nem sequer levou um ano. Como é que leva um ano para chegar do Faial às Flores e ao Corvo.

Anónimo disse...

aqui hà marosca sobre a passagem do cabo para as Flores e Corvo.