segunda-feira, 9 de julho de 2012

Alerta para privatizações da ANA e TAP

O grupo de trabalho da Assembleia da República sobre os transportes aéreos para a Madeira e Açores alertou para a necessidade de prevenir o potencial impacto das privatizações da TAP e da ANA nas Regiões Autónomas.

Nas conclusões do relatório os deputados consideram que as privatizações da ANA e da TAP “são dados a ter em conta num futuro próximo”, acrescentando no caso dos Açores que “a privatização da ANA não pode implicar uma pura e simples passagem da gestão dos aeroportos para a esfera do Governo Regional”, sendo esta uma responsabilidade do Estado.

No relatório é salientado que nos Açores o actual modelo de concessão e gestão dos aeroportos deverá sofrer uma “flexibilização” diferente do modelo madeirense devido ao número de ilhas “com realidades muito diferentes”.

O grupo de trabalho da Assembleia da República foi criado a 15 de Dezembro do ano passado com o objectivo de “estudar e apresentar soluções para os custos e constrangimentos à mobilidade dos portugueses das Regiões Autónomas entre estas e o Continente, designadamente introduzindo algumas regras na liberalização do transporte aéreo para que os madeirenses e açorianos tenham viagens a preços mais acessíveis”.


Notícia: jornal «Público» e «Açoriano Oriental».
Adicionalmente refira-se que o deputado regional do PCP, Aníbal Pires havia alertado que as taxas aeroportuárias praticadas pela ANA vão certamente aumentar na Região caso a ANA seja privatizada.

Saudações florentinas!!

Sem comentários: