Pescadores querem limitar o palangre
As associações de pescadores das ilhas mais pequenas dos Açores estão preocupadas com a sustentabilidade do sector. José Resendes, da Associação de Pescadores de Santa Maria, defende a proibição da pesca com palangre até às 6 milhas como forma de preservar algumas espécies que estão a ser sobre-exploradas. As associações de pescadores de São Miguel e Terceira estão contra a medida apresentada.
Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Relembre-se que os recursos pelágicos do mar do nosso arquipélago estão a ser delapidados pela frota comunitária (em particular pela espanhola) e que o Governo Regional fez à Comissão Europeia uma proposta em que pretende substituir a actual zona de proteção de 100 milhas por uma área marinha maior que abarca todos os bancos de pesca e montes submarinos. Entretanto a organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alerta para a actual sobre-exploração de 30% dos stocks mundiais de peixe.
Saudações florentinas!!
3 comentários:
Se vêem gente a pescar de forma ilegal, porque é que não denunciam?
Custa tirar uma matricula? Hoje, com telemóveis que fazem quase tudo, custa tirar uma fotografia ou fazer um pequeno filme?
O problema é sempre o mesmo. Conhecem-se as causas, mas as pessoas recusam-se a actuar, querendo que sejam os outros a fazer.
Como o mar é grande e não há hipótese de ter uma patrulha em cada canto a fiscalizar, temos isto.
A responsabilidade não é só de quem fiscaliza. É de todos que vêem e não denunciam.
E por isso temos o que merecemos.
Venho por este meio informar os leitores deste blogue que hoje, domingo,pelas 5H00 (mais ou menos) da manhã presenciei um fenoméno atmosférico tanto interessante como assustador.
O fenómeno consistiu no avistamento duma bola de fogo com cauda a passar com uma velocidade extraordinária e que durou +/- 10 segundos. Isto é real, uma vez que a signatária é muito céptica em relação a fenómenos esquesitos.
Será um cometa, um meteorito, um ovni (????)?
Gostaria se alguém viu, partilhasse esta informação.
Cumprimentos,
Maria Silveira
Simples; nos mares de S.Miguel e Terceira podem pescar de palangre até 10 metros da costa, nas restantes ilhas, só para além das 6 milhas, ou será que os pescadores de S.Miguel e Terceira que rebentaram com todas as especies nos seus mares pretendem fazer o mesmo nas outras ilhas?
Enviar um comentário