sábado, 28 de setembro de 2013

Grupo Folclórico de Ponta Delgada


Constituído por 33 elementos com idades compreendidas entre os 10 e 65 anos, o Grupo Folclórico de Ponta Delgada tem um vasto currículo de actuações em todas as ilhas dos Açores e Continente português, adivinhando-se voos internacionais a curto prazo.

Fundado em 1981, actualmente o Grupo conta com 15 temas no seu reportório criteriosamente executado segundo os seus pesquisadores conseguiram descobrir. Com sede na maior freguesia rural da ilha das Flores, este Grupo Folclórico dispõe de um leque de músicos e dançarinos ao nível de qualquer outro grupo do género.

Ponta Delgada, situada no extremo norte da ilha das Flores, tem actualmente 320 habitantes e curiosamente tinha 530 no ano de 2001. Assim, esta é mais uma terra onde a desertificação demográfica nota-se a cada ano que passa. Mas os seus habitantes não baixam os braços e, mesmo contra a maré, tentam levar a bom porto todas as suas iniciativas, em especial as que constam no seu historial cultural, religioso e popular.

Muito obrigado ao Grupo Folclórico de Ponta Delgada, ao seu presidente Luís Alves e a todos os que tornaram possíveis estas imagens. Especial agradecimento à Luísa Silveira pela recolha das imagens e ajuda na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

e se nao tivesse la o padre no rancho tinha bem 50 pessoas .