quarta-feira, 16 de outubro de 2013

JuveArte 2013 percorrerá quatro ilhas

XIV JuveArte arranca a 18 de Outubro, indo este festival de teatro dos Açores decorrer em quatro ilhas, contando com a participação de sete grupos do arquipélago e do Continente.

São Miguel, Faial, São Jorge e Flores são as ilhas que receberão a edição deste ano do JuveArte, organizado pela Associação de Juventude da Candelária.

No dia 19 [próximo sábado] o Auditório Municipal de Velas (na ilha de São Jorge) recebe a peça «Elas e a Fama – o Teatro no teatro», pelos florentinos d' A Jangada - Grupo de Teatro. Já o angrense grupo Alpendre irá no dia 26 [sábado] à ilha das Flores, com a peça «A Colmeia» a ser apresentada no salão d' Os Minhocas.

Na apresentação do festival, João Pereira lembrou que a “aventura” de levar o festival a outras ilhas além de São Miguel começou há cinco anos, sublinhando que “continua a haver falta de intercâmbio cultural” dentro dos Açores. Como exemplo, disse que a ida a São Jorge será “quase a única vez” que o grupo A Jangada sairá da ilha das Flores.

João Pereira deixou por isso o “grito” dos actores e da organização do festival para que o Governo Regional promova mais o intercâmbio cultural entre as ilhas, tal como acontece a nível desportivo com a realização, por exemplo, do campeonato regional de futebol. O presidente da Associação de Juventude de Candelária referiu que no Inverno os aviões que ligam as ilhas “vão vazios”, tendo lugares suficientes para fazer deslocar os grupos de teatro.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: