quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Açores será "certificado pela Natureza"

A Natureza foi escolhida como o “certificado de qualidade” dos Açores. A economia e particularmente o turismo contam agora com uma nova marca para dinamizar e desenvolver a Região.

O Governo Regional lançou uma "marca da Região" baseada na natureza, que poderá ser utilizada por entidades públicas e privadas para certificação e promoção dos seus produtos.

Montanha, caça (e carne), flores e vegetação, queijo e produção de leite, paisagem e pesca foram os elementos escolhidos pelo Governo Regional e pelas agências publicitárias McCann e HDG para criarem juntos a nova marca Açores, uma identidade visual transversal a todo o arquipélago e que inclui todos os setores de atividade.

"Trata-se de dar particular visibilidade à confirmação de um conjunto de caraterísticas que diferenciam positivamente os Açores e que quando incorporadas em produtos e serviços da nossa economia podem e devem ser valorizadoras do mesmo", frisou o presidente do Governo Regional. Para Vasco Cordeiro, a marca Açores é "um passo decisivo" para o aumento da competitividade da Região, tendo em conta que a globalização obriga a uma estratégia de valorização daquilo que nos Açores é "distintivo, especial e único".

Com o slogan “Açores: certificado pela natureza”, a marca destina-se a produtos tradicionais, incluindo o turismo, que se diferenciem "por serem originários de uma Região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental".

As condições de acesso à marca só serão aprovadas em próxima reunião do Conselho do Governo Regional, mas destina-se a "empresas, cooperativas e entidades privadas que desenvolvam atividade nas áreas preponderantes para o desenvolvimento económico regional e fomento da base económica de exportação", em áreas como "promoção do território, artesanato, agricultura, pecuária, agroalimentar, piscícola, vitivinícola, transformação da madeira, turismo, serviços e transportes".

É destacado ainda como objetivo da marca Açores a intensificação de candidaturas de produtos regionais à certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP), Especialidade Tradicional Garantida (ETG), assim como o incremento do seu consumo.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Dinheiro Vivo» e SIC Notícias.
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

"Marca Açores" é sem duvida alguém ir comprar um queijo dos nossos à cooperativa e antes passar pela tao podre e mal cheirosa ETAR ! Sim isto é mm marca Açores, qualquer turista vai certamente encantado com o seu queijo debaixo do braço. Vergonha !!!

Anónimo disse...

Marca Açores é também andar-se por aí no meio de carros velhos estacionados nos parques públicos, principalmente em santa Cruz e nas Lajes. Da próxima digo os carros velhos de quem são.

Anónimo disse...

segundo a lei os carros não podem estar parados mais de 24 horas no mesmo lugar. passando esta hora já é considerado abandono.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo com o seu comentário tudo isto e vender uma falsa imagem encerraram antiga lixeira da camara de santa cruz mas continuam a meter o lixo na entrada junto a estrada e é revoltante todos os dias passa variadores assessores e não mandarem limpar, é vergonhoso nem para cuidar de lixo.

Anónimo disse...

E dar umas fortes lambadas pela focinheira fora a quem coloca lá o lixo?

Variador disse...

Mandar limpar para quê?
Para depois colocarem lá outra vez?
A responsabilidade pela porcaria que lá grassa é de todos. Dos porcos que sujam, dos que veem sujar, calam e não denunciam e dos que apontam sempre para Camara, como se não tivessem nada a ver com isso.

Anónimo disse...

home a camara gastou o dinheiro todo no museu novo para ter mais um em santa cruz e agora não tem dinheiro para selar a lixeira.haja paciencia.

Anónimo disse...

Resposta a um dos comentários acerca dos carros não poderem estar parados mais de 24 horas no mesmo lugar,???endoideceram ou quê?o meu está parado fora da minha casa dias seguidos e ninguém me vai dizer nada de certeza,tenho o seguro em dia,a inspecção e o imposto de circulação,era o que faltava ter que mexer no carro de um lado para o outro,não está abandonado mas sim frente a minha casa.

Anónimo disse...

então mete o teu carro no teu pátio ou na garragem anonimo das 21,15 antes que passe o reboque e o leve para a lixeira que depois vais ter que pagar se o quiseres trazer para casa.