sábado, 30 de maio de 2015

"Exploração sustentável" das pedreiras

As pedreiras e saibreiras dos Açores vão passar a ser geridas de forma "sustentável", de acordo com diploma aprovado na Assembleia Regional que define as regras para a sua exploração.

O Plano para as Atividades Extrativas (PAE) dos Açores é um documento "inédito e inovador", que pretende assegurar o ordenamento e a gestão integrada das áreas de exploração.

"Trata-se de um instrumento de gestão territorial que abrange todo o arquipélago e que tem um caráter inovador no país, pois não existe um plano deste género a nível nacional", sublinhou o secretário regional da Agricultura e Ambiente.

O diploma agora aprovado por maioria, mas sem votos contra na Assembleia Regional, prevê que as áreas que atualmente estão a ser exploradas para a extração de inertes sejam alvo de ações de recuperação paisagística, para evitar que sejam abandonadas mais tarde e se tornem numa mancha ambiental.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

A natureza recompõe-se por si mesma.É só deixar de lhe mexer. Exemplos; a quebrada da Ponta da Fajã, ou a Cova da bagacina da Matosa.