sábado, 25 de fevereiro de 2017

Missa no "novo" Império da Ponta Ruiva

Data de 1861 a construção da Casa de Espírito Santo da Ponta Ruiva. Passando por altos e baixos, a última remodelação acaba de ocorrer, tendo ficado muito bem. De salientar as pinturas e restauros de interiores, levados a cabo pelo pintor artista plástico florentino César Dinarco Castro.

Ponta Ruiva é um dos lugares mais pequenos na ilha das Flores. No dia desta gravação eram 39 os seus habitantes. Estando situada no cimo de uma encosta sobranceira ao mar, a Ponta Ruiva fica muito afastada das freguesias mais próximas, cerca de 5 kilometros dos Cedros a que pertence e cerca de 13 kilometros de Ponta Delgada.

Desde há vários anos que se realiza no último sábado de cada mês a Celebração da Palavra, estando a cargo do diácono Luís Alves. Desde o ano de 1954 que existem registos sobre os festejos aqui realizados.

Este vídeo foca a missa de benzedura e “inauguração” do Império do Divino Espírito Santo da Ponta Ruiva, após obras de reabilitação e restauro. Nesta eucaristia estiveram presentes todas as autoridades eclesiásticas da ilha das Flores, a saber: os padres Rúben Sousa, Eurico Caetano e Pedro Aguiar e ainda o diácono Luís Alves. A população acorreu à cerimónia, com o apadrinhamento do tempo que estava fantástico.

Obrigado à Ouvidoria da ilha das Flores, aos padres e diácono, aos responsáveis pelo Império, nomeadamente a dona Maria Luísa, os presentes na missa e toda a população. Obrigado especial à Luísa Silveira pelas imagens e a imprescindível ajuda na produção. Obrigado a todos.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

As missas são sempre uma coisa bonita.
Excelente homilia.

Dois reflexos da nossa condição: quase mais sacerdotes do que fieis; muitos idosos poucos jovens.