domingo, 5 de novembro de 2017

Saúde e transportes são as maiores preocupações do Conselho de Ilha

A saúde, os transportes e a educação estão entre as preocupações do Conselho da Ilha das Flores, segundo o memorando enviado ao Governo Regional que amanhã inicia a visita estatutária a esta ilha.

No documento onde são elencados 37 pontos, alguns dos quais se repetem de deslocações anteriores, o Conselho de Ilha quer saber o ponto de situação do Posto de Saúde nas Lajes das Flores. Para este organismo, é de “primordial importância que se possibilite a realização das recolhas para análises clínicas”, evitando, assim, os utentes de se deslocarem ao concelho vizinho, sendo que o Posto de Saúde das Lajes deve também ter “um médico de clínica geral e um enfermeiro a tempo integral”.

Ainda no âmbito da saúde, os conselheiros florentinos pretendem a deslocação de mais médicos especialistas e “abrangendo maior número de especialidades” e a rentabilização da câmara hiperbárica na ilha das Flores.

Na área da educação, o Conselho de Ilha defende a realização de “obras de fundo” no edifício da Escola Básica de Santa Cruz das Flores e pergunta ao Governo Regional quando prevê reparar as anomalias no pavilhão desportivo deste estabelecimento de ensino, uma infraestrutura inaugurada em Julho de 2011.

Quanto aos transportes, o Conselho de Ilha quer a garantia de que no Verão de 2018 os voos de e para as Flores não vão ficar lotados antecipadamente como já sucedeu, “impossibilitando a mobilidade dos residentes”, e solicita igualmente garantias de que neste Inverno “não voltarão a ocorrer problemas no escoamento de pescado por via aérea”. Ainda no âmbito dos transportes aéreos, o Conselho de Ilha aponta as limitações do nascer e pôr-do-sol para a operacionalidade do aeródromo das Flores, para questionar sobre a previsão de certificação da iluminação da pista.

Os Conselhos de Ilha são um organismo consultivo e nele fazem parte autarcas e representantes dos sindicatos e associações empresariais, além de outras entidades ligadas ao ambiente, às pescas e à agricultura.

O Governo Regional começa na segunda-feira (amanhã) a deslocação ao grupo ocidental do arquipélago, com início na ilha das Flores, onde fica dois dias, e terminando na quinta-feira de manhã no Corvo.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e TeleJornal da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

As sugestões dos senhores conselheiros, são merecedoras da maior e mais elevada consideração e elogios, na medida que a concretizarem-se representam uma considerável mais valia para a fixação, matéria de capital importância para o nosso futuro, da jovem população florentina.O governo até treme com tamanhas reivindicações. Cabeças pensadoras!

Anónimo disse...

40 anos, 40 visitas estatutárias, mas as mesmas preocupações.
Caso para se dizer que tudo se mantém na mesma, nada mudou e aqueles que bem recebem para nos representar, nada fizeram!
É um gozo o que fazem connosco, mas os fundamentalismos são bem superiores a estes ideais!

Anónimo disse...

Tudo muito lindo e muito bem escrito , mas não passa disso , o governo vem há Ilha das Flores, fazem uma festa todos juntos e no final fica tudo no mesmo.Não se fala mais nos problemas das Flores até uma próxima visita. Estamos numa Ilha linda mas só isso não enche a barriga a ninguém. Estamos parados no tempo e vamos continuar assim. E só se fixam aqui os jovens que têm o tachinho garantido. Infelizmente é muito triste dizer isto mas esta Ilha não tem futuro. Há aqueles que estão a engordar as suas contas bancárias e não querem saber dos outros.

Anónimo disse...

Os jovens querem trabalho e futuro na ilha onde nasceram. Reivindicar coisas que criem empregos e esclareçam horizontes não é com esta gente.
Mais um centro de saúde numa terra com 4000 pessoas e 140 km2? E uma carrinha ambulante para recolha de sangue e consultas domiciliárias, não seria mais eficaz e infinitamente mais barato?

A preocupação com os transportes não se prende com a vontade de incrementar o numero de turistas. Respeita ao impedimento de não se poder sair! Cabeças ocas......

A propósito do incremento turístico: e criar estruturas em condições para os barcos de cruzeiro pararem? Não querem? Não lhes interessa? Ou acham que isso é só para São Miguel? Os florentinos valem menos que os micaelenses? As Flores são menos bonitas?

E criar estruturas para atrair investimentos, para se criar empregos e fixar gente?

Até no pedir esta gente é tacanha.

Anónimo disse...

conselheiros com "s" pequenino pois só o são para a televisão e pouco mais!
os afilhados e afilhadas murcham as orelhas numa tentativa louca de passarem despercebidos para o padrinho não se zangar! Porca miséria aqui vai!!!!

Anónimo disse...

Acho perfeito que a prioridade seja dada à mobilidade dos que na ilha residem e não aos caprichos do turismo.
E os cruzeiros que fiquem em São Miguel que nas Flores só viriam estragar.

Anónimo disse...

O trombolho das 19:17 ou contenta-se com pouco ou é pouco de si. Deve andar dependurado na teta pública julgando que os outros tem por obrigação sustentar-lhe as idiotices.

Anónimo disse...

Grandes medidas no setor das pescas ! De Janeiro a Setembro de 2018, proibição da pesca ao gorás, para que as traineiras de S.Miguel possam vir cá pesca-lo no resto do ano. Com o mamão do carneiro que incha a olhos vistos é assim: Tudo para S.Miguel com as palmas dos conselheiros.

Anónimo disse...

já li a ata da primeira reunião do novo elenco camarário da Câmara das lajes. Força Esmeralda, dai-lhes luta. Agora já tinha previsto que o terrinta ia ter que vir duas vezes por mês ao correio das Lajes

Anónimo disse...

Não ouvir falar no Posto de Socorros nas Lajes que já se espera á 4 anos não ouvi falar no aumento do Porto Comercial para receber Cruzeiros que passam aqui tao perto. Não ouvi falar no aumento de lugares no Porto de Recreio passando a Marina para oferecer melhores condições aos iates que nos visitam e que sempre deixam umas croas na Ilha, não sei o que fazem os Socialistas das Lajes.