domingo, 13 de dezembro de 2009

Governo Regional deu algumas respostas positivas ao Conselho de Ilha

Algumas respostas positivas, mas nem todas satisfatórias: é assim que reage o Conselho de Ilha florentino, depois da reunião com o Governo Regional [realizada a 10 de Novembro passado, aquando da visita estatutária].

O cabo de fibra óptica e os transportes aéreos e marítimos estavam no topo das preocupações dos conselheiros [florentinos], mas [estes] não obtiveram [do Governo Regional] as respostas que esperavam.

À saída da reunião, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, explicou em que ponto se encontrava a questão [da extensão às ilhas ocidentais] do cabo de fibra óptica, afirmando "acreditar que a Portugal Telecom (PT) vai cumprir o prazo fixado, ou seja, o ano de 2010". José Contente adiantou que "a PT vai executar o projecto com a maior rapidez possível, cumprindo o que se encontra combinado, até porque a empresa está a respeitar o respectivo calendário". O cabo de fibra óptica liga o Continente Europeu à Região Autónoma dos Açores, mas ainda não chegou às ilhas do Grupo Ocidental do arquipélago, Flores e Corvo, num projecto que está orçado em 13 milhões de euros.

Quanto aos transportes aéreos, o Conselho de Ilha continua a dizer que "as Flores sofrem com a sua situação de ultraperiferia, sentindo mais dificuldades com as listas de espera da SATA devido à nova tipologia dos aviões que servem a ilha", aparelhos que têm menor capacidade de transporte de passageiros.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Que continuem a descansar em paz!!!

Ponta Delgada >> Flores, dia 11 de Dezembro de 1999. Devia ter sido mais um dia, mais um voo igual a tantos outros, mas não [o] foi para o avião ATP "Graciosa" da SATA Air Açores, proveniente de Ponta Delgada e com destino à ilha das Flores.

Passava pouco das 9 horas quando o [avião] "Graciosa", a caminho de uma [programada] escala prévia no aeroporto da Horta, se despenhou no Pico da Esperança, na ilha de São Jorge, semeando novamente a tragédia num arquipélago já assolado por sucessivas catástrofes, como as das cheias da Povoação (em 1996) e as derrocadas da Ribeira Quente (que mataram 29 pessoas em 1997), ambas em São Miguel; e o sismo do Faial (que matou 8 pessoas em 1998).

O voo SP 530M voltaria a roubar vidas. Desta vez de todas as 35 pessoas que iam a bordo [do avião], entre passageiros e tripulantes, com destino à mais ocidental ilha dos Açores. Passaram por um voo de pesadelo, de sucessivos abanões, a baixa altitude, que enfrentou a adversidade meteorológica habitual nesta altura do ano, com céu muito nublado e rajadas de vento.


Mas o voo foi anormal: fez um desvio sem que a tripulação se apercebesse que estava já a cruzar a linha da costa norte de São Jorge. Pensavam estar a sobrevoar o canal de São Jorge, mas o Pico da Esperança já estava perigosamente perto.

Três segundos antes do primeiro impacto, o alarme do [avião] "Graciosa" soou. Nessa altura, o co-piloto alertou para a perda de altitude do avião e de "estar em cima de São Jorge". É então que piloto (com mais de 20 anos de experiência) e co-piloto, instintivamente, aumentam a potência dos motores, mas [era] tarde de mais.

A manobra foi "insuficiente" para evitar a colisão, que causou uma violenta explosão e deixou o avião totalmente destruído. Depois de descolar às 8h37 do aeroporto de Ponta Delgada, o [ATP] "Graciosa" fez 34 minutos depois o seu último contacto com terra. O relatório da Comissão de Inquérito ao acidente, divulgado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), indica que o aparelho embateu no Pico da Esperança por falha humana.

Sobretudo porque o avião não respeitou a altitude de segurança, foi orientado por uma navegação estimada imprecisa e porque não utilizou correctamente o radar de tempo. Agravou a situação o mau tempo e a não activação de meios autónomos de navegação a bordo - como por exemplo o GPS ou o altímetro -, que poderiam ter determinado exactamente a sua posição.

O relatório do INAC concluiu ainda que a aeronave "estava em condições de navegabilidade de acordo com os regulamentos e procedimentos aprovados pela autoridade aeronáutica".


Notícia: «Diário de Notícias».
Pode ainda ler-se [também do «Diário de Notícias»] a reportagem "As vidas dos 'órfãos' da tragédia".
Dez anos depois, o jornalista Herberto Gomes recorda o acidente numa grande reportagem que a RTP/Açores emite hoje a seguir ao [seu] «Telejornal». Neste vídeo [mostrado acima], da autoria de José Fernando Bettencourt, os autores da reportagem "Voo 530" contam a sua experiência de recordar um acidente que abalou os Açores a poucos dias do Natal [de 1999].

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Derrocada obriga ao corte de troço da estrada regional junto à saída do Lajedo

O mau tempo que hoje assolou o arquipélago dos Açores provocou um deslizamento de terras na ilha das Flores, obrigando ao corte da circulação na estrada regional que liga as freguesias do Lajedo e Mosteiro.

O deslizamento do muro de suporte e da berma, num talude de aterro, ocorreu na Estrada Regional nº 1, nas Lajes das Flores, junto à saída do ramal do Lajedo. O incidente não provocou danos pessoais ou materiais, tendo como única consequência o corte da circulação rodoviária naquele troço de estrada.

No local, segundo revelou a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, encontra-se uma equipa da Tecnovia Açores a realizar trabalhos de limpeza e consolidação do talude, de forma a permitir a reabertura da estrada.

No local, estão devidamente assinalados os desvios que devem ser seguidos para evitar a zona acidentada, assegurando a Secretaria Regional que o trânsito apenas será reaberto quando estiverem reunidas todas as condições de segurança.

Na sequência do mau tempo, aquela Secretaria Regional mantém em estado de alerta equipas de emergência para acudir a eventuais aluimentos de terra que venham a ocorrer.


Notícia: TVI 24, «TV.net» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PSD quer esclarecimentos sobre ligação da fibra óptica às duas ilhas ocidentais

O grupo parlamentar do PSD/Açores solicitou [na passada sexta-feira, dia 4] esclarecimentos ao Executivo regional, de maioria socialista, sobre o processo de ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.

Os social-democratas, num requerimento apresentado no Parlamento regional, pretendem que o Governo [Regional] divulgue o estudo económico do projecto, esclareça como será financiado e apresente as contrapartidas que resultam em benefício dos Açores.

O cabo de fibra óptica, que liga a Europa aos Açores, passa actualmente por sete das nove ilhas do arquipélago açoriano, tendo a [sua] extensão às duas ilhas do Grupo Ocidental sido referida pela primeira vez pelo presidente do Governo [Regional] em Fevereiro de 1998. Nessa altura, Carlos César revelou que o Executivo tinha solicitado um estudo sobre os custos da ligação [do cabo de fibra óptica até] às Flores e ao Corvo.

"Passaram 11 anos e ainda não se tem conhecimento público desse estudo, nem das suas conclusões, nem da previsão dos custos de semelhante projecto", refere o requerimento assinado pelo deputado [florentino] social-democrata António Maria Gonçalves. O documento recorda ainda que, em Setembro de 2008, no final de uma reunião com responsáveis da PT, empresa parceira do Executivo neste projecto, o Governo [Regional] revelou que os resultados do estudo económico seriam conhecidos "dentro de quatro meses".

No desenvolvimento do processo, em Abril deste ano, o Parlamento regional aprovou por unanimidade uma recomendação para que o Executivo desenvolvesse as iniciativas necessárias para que o cabo de fibra óptica chegue às duas últimas ilhas até finais de 2010.

Posteriormente, em Novembro, o Executivo [regional] anunciou que a PT está a analisar as propostas apresentadas pelas empresas concorrentes. Na altura, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, revelou que a ligação da fibra óptica às Flores e ao Corvo envolve um investimento de cerca de 13 milhões de euros.

No requerimento entregue [na passada sexta-feira, dia 4] no Parlamento, o PSD/Açores pretende que o Governo Regional forneça uma cópia do estudo económico que encomendou e também cópia de toda a correspondência trocada com a PT sobre esta matéria.

O PSD/Açores também pretende saber como será financiado este projecto, questionando se haverá comparticipação regional, europeia ou nacional ou se será integralmente financiado pela PT. Os social-democratas pretendem ainda saber quais as empresas cujas propostas estão a ser analisadas pela PT e quais as contrapartidas para os Açores que vão resultar da exploração do cabo de fibra óptica por esta empresa.


Notícia: «Diário de Notícias», «Açoriano Oriental» e «A União».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Empresa britânica realiza estudo sobre o transporte marítimo de passageiros

A AtlânticoLine, empresa responsável pelo transporte marítimo de passageiros entre as ilhas açorianas, adjudicou à empresa britânica BMT - Transport Solutions a realização de um estudo sobre esse serviço [público], revelou fonte da empresa.

A BMT, empresa responsável por vários estudos internacionais sobre transportes marítimos, tem um prazo de quatro meses para apresentar uma solução viável, que permita melhorar as ligações marítimas entre as ilhas do arquipélago dos Açores, acrescentou a fonte.

Ainda na área dos transportes marítimos de passageiros e viaturas entre as ilhas açorianas, foram abertas [na passada] quarta-feira [dia 2] as propostas para o concurso público internacional lançado pelo Governo [Regional] dos Açores para o aluguer de dois navios, que vão operar no arquipélago em 2010 e 2011, com mais um ano de opção.

O Executivo [regional] açoriano ainda não revelou o nome das quatro empresas concorrentes, mas a Agência Lusa apurou que uma delas é a Hellenic Seaways, empresa proprietária do [navio] "Express Santorini" e do [navio] "Viking", os dois navios que asseguraram no Verão deste ano a operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Ainda sobre a operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas açorianas em 2010, recentemente o secretário regional da Economia afirmou esperar a conclusão deste dossier até ao final do presente ano; sendo que não se encontra excluída a possibilidade de a Região poder vir a ficar com o navio "Atlântida".
Saudações florentinas!!

domingo, 6 de dezembro de 2009

O Gervásio conseguiu... e você?


Saudações florentinas!!

sábado, 5 de dezembro de 2009

Saudade e Poesia #8

À ilha das Flores e a todos os florentinos

Florentinos, estamos sós,
Na ilha que Deus nos deu;
Para poder sermos nós,
Porta do mundo europeu.

Sinto honra, tenho brilho
De pertencer aos Açores;
E 'inda por cima ser filho
Da linda ilha das Flores.

O Corvo; a ilha ao lado,
O único filho que tem;
Também deve ser tratado
Igualmente como a mãe.

Quem do Oeste galopa
Se quiser vir aos Açores;
Ou visitar a Europa,
Primeiro passa nas Flores.

O Governo, certamente,
Deve ter muita cautela;
E enfeitar bem a frente
Da casa, p'ra s'entrar nela.

Sendo tarde, "eles" vieram
Depois das "sete" primeiro;
Mas as últimas é que deram
Graça ao arquipélago inteiro.

Exuberante jardim
Tal posição Deus te deu;
És o princípio e o fim
De todo o mundo europeu.



Denis Correia Almeida
Hamilton, Ontário, Canadá

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

«Preto no Branco» #40

Francisco Sá Carneiro (1934 - 1980)
Evocar é pouco...

Contam-se hoje 29 anos sobre a morte de Francisco Sá Carneiro. Caso a vida não lhe tivesse sido ceifada, teria completado 75 anos, a 19 de Julho passado.

Sabemos que as personalidades carismáticas - sobretudo quando desaparecidas trágica e prematuramente, em pleno exercício das mais elevadas funções de Estado - costumam ascender a uma «galeria de mitos», que a História se encarrega de iluminar, ficando acesa a memória e vivo o legado de quem, partindo, deixa marca aos contemporâneos e vindouros.

Sucedem-se, portanto, miríades de evocações, individuais e colectivas, em especial nas datas mais simbólicas, ou quando “momentos altos” assim o determinam. Aqui, sabemo-lo também - bastando-nos aferir pela sua convicção e correspondente conduta – uns há com legitimidade inteira, outros com razões plenas, e ainda outros que merecem lhes seja reconhecido direito a essa honra. Dos «fariseus», restantes e abundantes, um sopro chega para desmascarar.

Não é esse, porém, o juízo que mais importa, ou sequer a destrinça entre idolatria insana e lúcida referência.

Sobre Francisco Sá Carneiro já “tudo” foi dito.

Tornar a evocá-lo, portanto, será pouco.

Melhor seria que quem o evoca pensasse no que o fundador do PPD teria para dizer, hoje... olhando para o partido, que criou... e para o país, que serviu e amou.

Preto no Branco.
Ricardo Alves Gomes

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Três empresas concorrem ao serviço de transporte público colectivo rodoviário de passageiros na ilha das Flores

Três empresas, duas do Norte do país e uma dos Açores, concorreram à prestação do serviço de transporte público colectivo [rodoviário] de passageiros na ilha das Flores.

A abertura das três propostas foi feita [hoje de manhã] na Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em Ponta Delgada [ilha de São Miguel], tendo a ViFlores (empresa de Viação das Flores), dos Açores, apresentado a proposta mais elevada [no valor] de 348 mil euros anuais.

A TransColVia (Transportes Colectivos de Viana do Castelo), apresentou um orçamento anual de 331 mil euros, enquanto a UTC (União de Transportes dos Carvalhos Lda.), do Porto, foi a que apresentou o valor mais baixo de 250 mil euros.

As três empresas propõem-se a garantir um serviço regular de transporte público na ilha das Flores, até agora praticamente inexistente e que garante apenas o transporte escolar naquela ilha do Arquipélago dos Açores.

Rui Santos, do Serviço Coordenador dos Transportes Terrestres dos Açores, admite que o actual serviço foi perdendo qualidade e que por isso este é o "timing" adequado para arrancar com o concurso. "O objectivo é a cobertura total da ilha das Flores em termos de transporte público regular de passageiros com horários que estão definidos no caderno de encargos", adiantou.

Até ao final do ano vai ser possível saber qual o vencedor do concurso público que vai garantir cinco itinerários de uma ponta à outra da ilha [Ponta Delgada-Santa Cruz; Santa Cruz-Lajes; Lajes-Lomba; Lajes-Fajã Grande; Fajã Grande-Santa Cruz, via Costa e ainda no horário de Verão, Fajã Grande-Santa Cruz], consistindo "uma mais-valia para habitantes e turistas", segundo o responsável pelos Transportes nos Açores.


Notícia: «Diário de Notícias», RTP/Antena 1 Açores e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Anteriormente, já havíamos dado nota de que tinha sido "Aberto concurso público para o serviço de transporte colectivo rodoviário de passageiros na ilha das Flores".

Saudações florentinas!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Funcionária da SATA foi suspensa por alegado desvio de dinheiro... nas Flores

A SATA confirmou, [na passada sexta-feira, dia 27 de Novembro] ao «Correio dos Açores», que uma funcionária daquela empresa no balcão da ilha das Flores está suspensa do exercício das suas funções, alegadamente por ter efectuado o desvio de uma avultada quantia [de dinheiro] para proveito próprio.

O esquema utilizado, durante o decorrer dos últimos meses e segundo informação chegada à redacção do «Correio dos Açores», passaria pelo pagamento à referida funcionária [da SATA], por parte de muitos florentinos, dos montantes referentes ao valor das passagens aéreas atribuídas pelo Executivo [Regional] por motivos de saúde e que são, na realidade, totalmente comparticipadas pelo Serviço Regional de Saúde dos Açores.

Os habitantes daquela ilha, por desconhecimento da forma como habitualmente se processa este tipo de situação, acabavam de forma indevida por pagar as referidas viagens directamente à funcionária em questão, o que levou ao arrecadar de diversos milhares de euros em benefício da própria [funcionária] e em prejuízo da companhia aérea açoriana.

Depois de ter sido detectada a situação irregular nas contas da SATA, que terá lesado algumas dezenas de habitantes da ilha das Flores, a funcionária acabou por ficar suspensa das funções que desempenhava no atendimento ao público no balcão da referida companhia, estando agora a decorrer internamente um processo [de inquérito] na companhia aérea açoriana.


Notícia: «Correio dos Açores».
ADENDA: em notícia de ontem [dia 1], o mesmo jornal «Correio dos Açores» publica a seguinte nota: o Grupo SATA esclarece que “não confirmou nada do que é referido na notícia acima citada e apenas confirmou que está a decorrer um processo [interno de inquérito] a uma funcionária”. Mais refere aquela companhia aérea que “informou o «Correio dos Açores» que, pelo facto do processo estar em fase de investigação, nada poderia referir quanto ao conteúdo do mesmo e que, de qualquer forma, e devido ao facto de essa notícia ter provocado alguns mal-entendidos e suspeições infundadas, a SATA, desde já, confirma que o “esquema” referido na notícia é de todo desconhecido da Empresa, não se prendendo a suspensão prévia [da funcionária em causa] com qualquer hipotético pagamento efectuado pelos habitantes das Flores à SATA para aquisição de passagens”.
Saudações florentinas!!