sábado, 31 de outubro de 2009

XV Olimpíadas do Ambiente - 2009/10

A Comissão Organizadora das Olimpíadas do Ambiente tem o prazer de convidar Coordenadores de Departamento, Directores de Turma e Direcção Executiva de Escola/Agrupamento, Professores e Alunos, a participarem na 15ª edição do projecto que envolve todos os anos milhares de jovens e centenas de professores e escolas a nível nacional.

A integração deste projecto no Plano de Actividades do Departamento/Escola no ano lectivo 2009/2010 será, certamente para os alunos e para a causa ambiental, uma honra e um grande desafio.

As XV Olimpíadas do Ambiente têm como tema central os "Objectivos de Desenvolvimento do Milénio" e, tendo sido um êxito na edição anterior, serão mantidas as seguintes [3] modalidades de participação, para alunos e professores:

- Ambiente à Prova: os alunos são desafiados a testar os seus conhecimentos sobre o Ambiente e Sustentabilidade;

- Ambiente e Cidadania: os professores são incentivados a apresentar as acções (com reflexo no Ambiente) que idealizaram e promoveram na comunidade escolar;

- Ambiente e Arte: as escolas são incentivadas a criar, graficamente, o cartaz das XVI Olimpíadas do Ambiente (2010/11).

As escolas poderão inscrever-se, entre os meses de Outubro e Dezembro, na página oficial das Olimpíadas do Ambiente, onde encontrarão informações mais detalhadas sobre o projecto [como seja o calendário das XV Olimpíadas do Ambiente]. Para qualquer outro esclarecimento adicional, poderá sempre contactar o Secretariado das Olimpíadas do Ambiente.

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Aberto concurso público para o serviço de transporte colectivo rodoviário de passageiros na ilha das Flores

O prazo de contrato é de seis anos, sendo que o concurso público tem um valor estimado de 3,15 milhões euros.

O Governo [Regional] dos Açores abriu concurso público internacional para a prestação de serviços de transporte público colectivo regular de passageiros na ilha das Flores. Com um prazo contratual de seis anos, que poderá ser prorrogado por mais três [anos], por opção da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, este concurso tem um valor estimado de 3.150.000 euros, acrescidos de IVA à taxa legal. Este valor corresponde à multiplicação, por nove [anos], do preço contratual anual máximo, fixado em 350.000 euros, mais IVA.

Nos termos do Aviso da Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres publicado [na passada segunda-feira, dia 26] em Jornal Oficial, o concurso visa a “adjudicação de uma proposta de prestação de serviços de transporte público colectivo de passageiros, de modo regular e contínuo, na ilha das Flores, bem como o exercício pela entidade adjudicante, no quadro do contrato que vier a ser celebrado, do direito de opção sobre as prestações como tal qualificadas nas peças procedimentais, nos termos e condições das peças do concurso”.

Os serviços a adjudicar no âmbito deste concurso apenas podem ser prestados por “sociedades comerciais ou cooperativas, licenciadas para o exercício da actividade de transporte público colectivo rodoviário de passageiros, mediante alvará obtido nos termos do regime jurídico de acesso à actividade dos transportes rodoviários de passageiros por meio de autocarros ou modelo equivalente, tratando-se de concorrente estrangeiro”.

O prazo para a recepção das propostas termina às 17 horas do dia 30 de Novembro, estando a abertura das propostas agendada para as 10 horas do dia 2 de Dezembro.


Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Anteriormente, já havíamos abordado esta mesma temática: "Novo sistema de transporte público de passageiros [será] seleccionado por concurso", sendo também noticiado que o "Transporte escolar (na ilha das Flores) está em sério risco de ser suspenso".

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Livro "Roteiro Histórico e Pedestre"

O livro foi apresentado [no passado dia 16] na V Bienal de Turismo Rural Atlântico e servirá como instrumento de trabalho para os historiadores e visitantes da ilha das Flores.

A obra é escrita em português e inglês, para maior acessibilidade, e é composta por 382 páginas preenchidas por textos e imagens da ilha das Flores. O autor é Pierluigi Bragaglia, italiano radicado nas Flores, e compila duas obras publicadas em 1995 e 1999, numa reedição melhorada. O livro aborda a história e geografia dos dois concelhos da ilha, Santa Cruz e Lajes, e está organizado por freguesias para maior acessibilidade.

"Ilha das Flores - Açores - Roteiro Histórico e Pedestre" pretende dar algum material aos historiadores e ajudar os visitantes na exploração da ilha pelas vias pedestres. Dentro de algumas semanas, o roteiro será complementado com um extra sobre os trilhos da ilha.

Notícia: RTP/Açores e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

SATA aguarda pela confirmação de empréstimo para comprar 4 aviões

A transportadora aérea açoriana SATA aguarda a confirmação do empréstimo de 39 milhões de euros pedido ao Banco Europeu de Investimento (BEI) para financiar a compra de quatro [aviões] Bombardier Dash Q400, no quadro da renovação da sua frota.

“Esperamos que o pedido de financiamento seja concedido, pois é imagem de marca do BEI oferecer melhores condições do que a restante banca comercial”, afirmou José Gamboa, porta-voz da SATA.

A compra dos quatro aviões, que devem chegar aos Açores durante o primeiro trimestre do próximo ano, envolve um investimento de 77 milhões de euros, estando a SATA ainda a negociar junto da banca [comercial] os restantes 38 milhões. “Estamos a estudar junto da banca nacional e internacional, a opção que nos dá maiores garantias para termos acesso ao restante financiamento”, salientou José Gamboa. Segundo este responsável, o Governo Regional não vai participar com nenhum financiamento na aquisição dos quatro [aviões] Dash Q400, que vão substituir os actuais [aviões] ATP nas ligações aéreas entre as ilhas dos Açores.

A SATA prevê que estes quatro aviões possam estar a voar a partir de Março de 2010, iniciando uma nova fase no transporte aéreo no arquipélago. “A SATA Air Açores fica com condições para prestar um melhor serviço aos açorianos e aos turistas, além de ficar capacitada para fazer novas rotas”, afirmou o porta-voz da transportadora.

A compra dos quatro [aviões] Dash Q400 insere-se no programa de renovação da frota da SATA Air Açores, que se iniciou há alguns meses com a chegada de dois [aviões] Dash Q200.


Notícia: «Açoriano Oriental», secção de Economia do «Público», «Jornal Diário», «OJE- O Jornal Económico» e «A União».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Açores vão subir aos topos do Mundo

Açorianos escalam as montanhas mais altas do mundo: um florentino e um picoense serão liderados por um jorgense na subida aos oito pontos mais altos do Mundo.

Luís Bettencourt, o alpinista jorgense que se predispôs a subir aos oito pontos mais altos do planeta, já constituiu equipa. Atribuindo ao projecto o nome de “Açores no topo do Mundo”, a equipa é liderada pelo próprio Luís Paulo Bettencourt, natural da ilha de São Jorge. Na primeira cordada, primeira posição de apoio ao alpinista, estará Valter Medeiros, natural da ilha do Pico; e na segunda cordada, [estará] Carlos Mendes, natural da ilha das Flores.

O objectivo deste trio é desfraldar a bandeira dos Açores nos pontos mais altos do Mundo, ascendendo aos picos mais altos de cada continente. A odisseia, que já começou com uma primeira subida à montanha do Pico (2.351 metros de altitude), deverá estar completa em 2011, segundo acredita o líder da equipa, Luís Bettencourt.

De acordo com o responsável, o calendário das subidas foi definido “de maneira a que o aumento de dificuldade seja gradual”. Assim, a segunda montanha do projecto é o Kilimanjaro, no norte da Tanzânia, que é o ponto mais alto de África, com uma altitude de 5.892 metros, no pico Uhuru. Esta subida está prevista já para o próximo mês de Novembro; seguindo-se, em Janeiro de 2010, o Monte Kosciuszko, com 2.208 metros, que é o pico mais alto da Austrália.

De acordo com Luís Bettencourt, as dificuldades intensificam-se em Fevereiro de 2010, quando tentar subir ao Monte Vinson, o ponto mais alto da Antárctica, com 4.892 metros de altitude. Segundo revela, a ascensão a esta montanha não é considerada tecnicamente difícil mas as condições climatéricas extremas podem criar muitos problemas, sendo frequente a temperatura descer abaixo dos 40 graus negativos.

Em Junho de 2010, Luís Bettencourt pretende subir ao cimo do Monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa, com 5.642 metros, na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso. Em Setembro de 2010, será a vez de subir ao Monte McKinley, no Alasca, com 6.187 metros, que é a montanha mais alta da América do Norte; seguindo-se, em Janeiro de 2011, o Aconcágua, nos Andes argentinos, com 6.962 metros, que é o ponto mais alto das Américas e do hemisfério Sul, além de ser o pico mais elevado fora da Ásia.

Em Maio de 2011, está marcada a subida ao Evereste, a montanha mais alta do mundo, nos Himalaias, com 8.844 metros de altitude; local onde o português João Garcia chegou a 18 de Maio de 1999. O projecto terminará em Junho de 2011, com nova subida ao Pico, fechando o ciclo de ascensões aos pontos mais altos de cada continente do nosso planeta.

O projecto “Açores no topo do Mundo” está orçado em cerca de 200 mil euros. Para saber mais informações, visite o sítio do projecto ou o seu blogue.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

domingo, 25 de outubro de 2009

«Hora do Conto», na Biblioteca...

“O novo computador da bruxa Mimi” será a «Hora do Conto» neste mês de Outubro.

As sessões irão decorrer na próxima quinta-feira (dia 29) às 10h30 no ATL e na sexta-feira (dia 30) às 15 horas na Biblioteca Municipal de Santa Cruz.
Saudações florentinas!!

A ilha das Flores no seu melhor... (IV)

[+ fotografias nas ligações disponibilizadas no texto]
Esta imagem lamentável e criminosa, reporta-se à manhã da passada segunda-feira (dia 19), mostrando o lixo e porcaria que alguns caçadores insistem em atirar para uma linha de água, nas imediações da Estrada Regional na freguesia da Lomba.
Saudações florentinas!!

sábado, 24 de outubro de 2009

Lembrete: a hora muda neste domingo!!

O novo horário de Inverno permite um melhor aproveitamento das horas de exposição solar.

No próximo domingo [amanhã] irá entrar em vigor a chamada hora de Inverno. Assim, quando for 1 hora [da manhã] na Região, deverá atrasar o seu relógio em sessenta minutos.

Refira-se que [est]a mudança da hora é estipulada por uma directiva comunitária, que determina que os países da União Europeia devem adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.

O motivo da mudança de hora prende-se com um melhor aproveitamento da luz solar, o que permite melhores níveis de produtividade durante os meses de Inverno.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

Cursos de informática em Santa Cruz

As sessões terão lugar na Escola Básica e Integrada das Flores.

A Fundação para a Divulgação das novas Tecnologias de Informação (FDTI), em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, no âmbito do projecto “Pró-Emprego Açores”, irá realizar três cursos de informática: básico I (16 horas), básico II (24 horas) e avançado I (50 horas). O horário é pós-laboral e as sessões irão decorrer na Escola Básica e Integrada das Flores.

Para inscrições ou mais informações dirija-se à Biblioteca Municipal de Santa Cruz.


Notícia: «Jornal Diário» e sítio da Câmara Municipal de Santa Cruz.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mais de metade das mulheres nos Açores sofrem maus tratos por homens

Natércia Gaspar [directora regional de Igualdade de Oportunidades, na Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social] afirma que "o estudo sobre violência de género nos Açores indica que 53% das mulheres a viver na Região são vítimas de algum tipo de violência (física, psicológica, sexual, económica ou sócio-cultural), praticada por homens. Este número expressa bem a desigualdade de poderes que ainda persiste nas relações entre homens e mulheres, facto que urge inverter".

Natércia Gaspar diz que "o objectivo do Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica é que todas as cidadãs e cidadãos adiram, para que se combata este fenómeno que é crime e um atentado aos Direitos Humanos". Falando mais especificamente de quem já está a procurar o plano, a directora regional afirma que o projecto "está a ter grande adesão por parte das instituições e seus representantes que integram o grupo de trabalho".
As instituições integrantes são: a Direcção Regional da Saúde, a Direcção Regional da Educação e Formação, a Direcção Regional do Trabalho Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, a Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, as divisões de Acção Social de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, a APAV-Açores, o Instituto de Acção Social, a UMAR-Açores e o Centro de Apoio à Mulher.


"Entrevista" integrante da edição de 16 de Outubro do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!