quinta-feira, 16 de julho de 2009

«Preto no Branco» #30 ::parte 4 de 4::

7. Existe quem, muitas vezes, a coberto do anonimato e de forma aleivosa, ofende o bom nome e a dignidade de pessoas e/ou entidades, propagandeando a mentira, a insídia, o insulto gratuito, a mais vil estupidez e a devassa da vida privada?

Pois, esse é o grande problema.

E se há alguém que se poderia queixar seria o próprio autor destas linhas.

Com efeito, já algumas medidas foram tomadas para filtrar determinado tipo de linguagem e comentários repugnantes a todos os níveis. Neste momento, já foi introduzida a “moderação” que, na altura, tantas resistências levantaram por parte de alguns. Sempre fui a favor da existência da moderação. Talvez possam ainda aperfeiçoar-se mecanismos para que se torne mais eficaz.

Agora, há que clarificar o seguinte:

Não se pode confundir as peças publicadas e assinadas com certos comentários que se lhes seguem. Essa confusão à partida desvirtua completamente qualquer discussão, que possa e deva ser feita com inteira propriedade. Por outro lado, não se pode tomar “a árvore pela floresta” – isso seria malbaratar o trabalho e a salutar acção cívica de muitos.

Por isso, das duas, uma:

Ou se fechavam os blogues todos – o que é manifestamente impossível – ou se faz um esforço colectivo no sentido de maximizar as suas virtudes e minorar os seus efeitos perversos.

Alguém acha que sem blogues ou antes destes não existiam anonimatos, aleivosias, ofensas ao bom nome e à dignidade de pessoas e/ou entidades, propagação de mentiras, insídias, insultos gratuitos, vis estupidezes e devassas da vida privada? Essa batalha é da comunidade inteira, passa pelos blogues, mais é muitíssimo mais vasta. Aplica-se a tudo e a todos, em qualquer lado e por todas as formas.


Relativamente à questão da “reputação”, reiteramos as nossas palavras do primeiro «Preto no Branco», de 22 de Fevereiro de 2007:

“... Procurará ser um olhar crítico e responsável. Independente e justo. Que não visa o sujeito, antes agarra o seu predicado e visa sugerir adequado complemento directo...”
.

Ora, se em vez disto, a “reputação” equivaler ao silêncio dos manhosos e à negação em assumirmos as nossas posições, contrariando-nos, então, melhor será dispensá-la, pois, desse modo, ela há-de valer bem pouco!

Passadas 30 publicações e após um hiato nos últimos tempos, o «Preto no Branco» prossegue “dentro de momentos”...


Ricardo Alves Gomes

2 comentários:

Pintas disse...

5 estrelas, RAG.

farto de mamões... disse...

Como hoje é início de fim-de-semana (atenção oh!foliões das Lajes, eu vou estar aí!) e para amenizar o grave e instituicional "Preto no Branco", superiormente escrito pelo Sr. RAG,
aqui vai uma música para apaixonados...e a cores!

####Clickar no Click####

PS:Sou dum tempo que dançar não era igual a "abanar o capacete" ou "oscilar a bunda"!

Enjoy!