sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Açores entre as regiões europeias com menos pessoas licenciadas/graduadas

Portugal é, a par da Itália, o segundo país da União Europeia com menos pessoas com estudos superiores, com a Região [Autónoma] dos Açores a registar a pior estatística, sete por cento, revelam dados do EuroStat divulgados esta quinta-feira.

De acordo com o boletim anual de 2007 do centro de estatísticas europeu, apresentado [ontem] pela Comissão Europeia, Portugal e Itália, com seis regiões cada um com menos graduados, ocupam o segundo lugar dos Estados-membros com piores resultados, depois da República Checa, com quatro regiões.

Atrás de Portugal no "ranking" dos piores, com percentagens abaixo dos 12 por cento, só mesmo a Roménia, com sete regiões.


Notícia: edição on-line do semanário «Expresso», «Açoriano Oriental» [1 e 2], notícias.RTP.pt, «Jornal Diário» e revista «Visão».
Entretanto, o Governo Regional dos Açoresdesvalorizou essa informação, considerando que [os Açores serem a região do país com menos pessoas com estudos superiores] se deve a uma "opção crescente" pelo ensino profissional.

Saudações florentinas!!

17 comentários:

FDM (boneco virtual e que lembra que é em pequeno que se torce o pepino)... disse...

Enquanto os "poderes públicos" apostarem no cagaçal, na chungaria, nas piscinas quentes e frias, na cervejola, nos concertos pimba, nos pontapés da bola, nos petiscos, na fava rica,etc, os Açores não passarão da cepa torta.

É triste ver na ilha e em todos os Açores muita juventude que passa todo o santo dia nos cafés e nos botequins, e muitos passam as "férias escolares" a "estagiar" nas discotecas...

Estudar? Trabalhar?

Não é preciso, pois o "socialismo" trata do pessoal e às tantas ainda arranjam um psicólogo(a) para alguém que fique traumatizado por tanta "gosma" e malandrice...

Anónimo disse...

licenciados e graduados já temos até demais precisamos é trabalhadores para agricultura para se desenvolver o nosso Portugal.

Anónimo disse...

Nas ilhas pequenas infelizmente so podem estudar quem tem dinheiro ,e precisso dinheiro para pagar casa, propinas,alimentaçao ,passagens de aviao,etc. E se o governo ajudase mais tinhamos mais pessoas com estudos superiores. O comentario deste senhor é de uma pessoa que nao sabe o que diz.

Anónimo disse...

quando o próprio povo não consegue entender que quanto mais cultos e instruidos forem,mais saberão exigir os seus direitos .Não podemos permitir que os jovens açorianos deixem de ter as mesmas possibilidades de progredirem nos seus estudos,mas para que isso aconteça tem de haver toda uma comunidade que ajude a que isso aconteça.É preciso incentivar os jovens.Não podemos esperar que os governos façam tudo por nós.

FDM (boneco virtual, esmiuçando os sufrágios)... disse...

Não quero meter a foice em seara alheia, nem quebrar o "protocolo" estabelecido neste blogue para as «Autárquicas.2009/Flores».

Contudo, não resisto a deixar aqui uma sugestão a todos os nossos patrícios e conterrâneos que se candidatam às autárquias da nossa ilha (independentemente dos partidos em concorrência) para que utilizem as "novas tecnologias" de forma a fazer chegar as suas mensagens o mais directa e intimamente possível aos eventuais eleitores.

Vejam aqui um «tempo de antena» dum esforçado cidadão da Ilha Terceira que se candidata à Junta de Freguesia da Ribeirinha.

Uma delícia!

»»»Clickar no nick FDM»»»»»

(Amigos candidatos: aproveitem esta sugestão, pois o FDM não vive sempre...
Ainda têm uma semana... Fogo à peça!)

Anónimo disse...

Hardlink disse:

Estes comentários de [ir estudar, ou cavar terras] para produzirem, fez-me lembrar a estória dum casal que, a mulher nunca tinha o jantar pronto para ele, derivado a ela passar o dia inteiro a rezar na igreja.

Certo dia,já deseperado e cheio de fome, grita ele para a mulher:
-Óh mulher dos diabos; aonde está a minha comida?" (Olha; diz ela; -eu preciso salvar a minha alma, tenho que rezar muito pra ir p'ró Céu.. Tá bem mulher; retorquiu ele:

-Na manhã seguinte, ele foi p'rá igreja com ela,fazendo isto uma semana inteirinha, passando a faltar o pão em casa.
"Óh homem; como vai ser a nossa vida sem pão para comermos; tu deixaste de trabalhar.

Defende ele que também queria salvar a sua alma e que daí em diante jamais trabalharia.

"olha!.diz ele;" ou, vamos os dois p'ró Céu cheios de fome, ou então, p'ró inferno de barriga cheia. Isto fica p'ra tu resolveres...
(conto antigo)
DCA

Anónimo disse...

O PGRA durante os 10 anos que esteve a estudar em Lisboa qual foi a licenciatuar quie tirou? Se este não tem que esprar dos outros ...........

Anónimo disse...

Estou de acordo com o sr que diz que o governo nao pode fazer tudo,mas tambem nao podemos esquecer que a muitas pessoas POBRES e que gostavam de estudar mas nao tem DINHEIRO para isso.

Anónimo disse...

Penso que é uma questão de tempo, pois é raro o aluno que agora não segue um curso superior.

Passar o dia ou não no café isso é com cada um, desde que tirem o curso o que nos interessa?

Se não têm essa responsabilidade é culpa de quem educou..

Anónimo disse...

eu não estou entressado em pagar mais impostos não tens dinheiro para estudares agarrate áo sacho. podera o governo andar a pagar para estes meninos andarem a passear e agente carregados de impostos.

Anónimo disse...

Esta notícia não é muito boa mas falta aí um dado importante!

É a região "europeia" com menos licenciados/graduados mas tem o mamão pra compensar!

Não há crise!

Anónimo disse...

Nas Flores diz-se fava guisada, fava rica é dito em S.miguel, o FDM escorregou nas favas, he he he.

FDM (boneco virtual, esmiuçando os sufrágios -II)... disse...

Na Horta, a luta pela conquista da Câmara está ao rubro.
Estão em presença cinco forças partidárias.
Ainda onteontem o José Decq Mota disse aos seus eleitores e apoiantes que não ficassem impressionados com a "quantidade de porcos assados no espeto" que várias candidaturas estão a distribuir.
De facto, e através de telefonema, confirmaram-me que há candidatos que promovem matanças de porcos, regadas com vinho de cheiro e aguardente do Pico, para arrebanharem eleitores...

O que esta gente faz para conseguir um "lugarinho" ao sol!

E depois ficam muito escandalizados quando o FDM afirma que está farto de mamões...

Pudera!

Anónimo disse...

mas voces ainda não viram que este mamão é japones e mamão nos verãos passados muito á custa do mar das flores.

Anónimo disse...

HARDLINK diz

Se o Caín matou Abel,
-A inveja continua...
Seja ou não de S.Miguel
Quem escreve bem flutua.

DCA

Anónimo disse...

Aos comentários que dizem que os pobres não podem tirar um curso superior: É MENTIRA!

Governo ajuda e até demais... Afinal? Para que servem as bolsas de estudo? E as residências universitárias vocacinadas em alojar os alunos mais carenciados?

Só diz uma coisa dessas quem não tem informação! E mais, o que não falta praí são bancos a fornecerem empréstimos com esse mesmo destino: ajudar os estudantes a terem um curso superior. É chato sim, começar uma vida pagando um empréstimo mas só o faz quem tem realmente vontade!

Os meninos em vez de irem para a praia durante o verão.. que trabalhem! Aproveitem as férias para arranjar dinheiro para pagar pelo menos as propinas.

Tudo se alcança! Hoje em dia tanto pobre como rico pode estar na universidade! E mais vos adianto, os meninos ricos são os que menos se esforçam para concluir o seu curso, ficando por lá 5, 6, 7 anos e os pais sempre a pagar... os bolseiros dão mais valor à oportunidade de estar a tirar um curso e são bem mais competentes ao fazê-lo porque caso contrário perdem a bolsa.

O que é triste é que ainda vem gente praqui afirmar que "ainda bem que é assim pq precisamos dos jovens para agricultura". Meus senhores, sair da ilha para procurar formação não é vergonha nenhuma! É um orgulho! Uma pessoa muda a forma de ver a vida. O que também é triste é os nossos municípios não investirem em obras que nos permitam aplicar os conhecimentos que adquirimos nessa experiência de vida!

Meus senhores, só é uma mais valia para a ilha NÓS, jovens formados, voltarmos! Porque esta ilha está mesmo a precisar de gente nova, senão daqui a uns anos estamos como o Corvo, digo isto sem querer insultar a ilha vizinha.

Anónimo disse...

voltar com cursos só se for para agicultura que em todas as ilhas há tantos com universidade e não arranjam emprego.