domingo, 28 de novembro de 2010

Primeiro aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão

O Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, na ilha das Flores, comemora um ano de existência. Trata-se de um ano de informação, de conhecimento e sensibilização ambiental.

Na realidade, um ano passado sobre a sua inauguração, é oportuno reflectir sobre o cariz e repercussões que estas obras, implementadas pelo Governo Regional dos Açores através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, têm tido a vários níveis, nomeadamente no campo arquitectónico e no âmbito da educação e sensibilização ambiental.

Um Centro de Interpretação Ambiental é um edifício vocacionado para uma perspectiva didáctico-pedagógica que pretende, acima de tudo, dar a conhecer “in loco” o espaço e/ou conteúdo em que está inserido. São marcos construídos de zonas classificadas que, nos últimos anos, têm colocado a Região Autónoma dos Açores no topo das regiões do país com um maior índice de construções desta natureza, ainda por mais, excelentes modelos de arquitectura “visíveis” ao mundo.


Notícia: «Jornal Diário», portal Açores.Net e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

A sensibilização nâo chegou às autarquias pois o lixo continua a ser depositado a céu aberto. O Governo e as autarquias deveriam ter vergonha no tipo de investimentos que faz mas para os ignorantes residentes nesta terra está optimo! A ignorancia é rainha nas Flores!

Anónimo disse...

o governo está a fazar um centro de residuos, por sinal o primeiro da região, nas flores. 6 milhoes de euros de investimento, quase pronto, só não vê quem anda cego!

Anónimo disse...

já eu tinhe alertado a um anónimo sobre este centro de residios o primeiro a ser feito nos açores e nas lajes, mas este anónimo está muito mal informado sobre este centro ou então a doença dele é falar mal de tude e de todos e que só tem cura na casa de saude.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 30 de Novembro das 00h:05 e 09h:03, não vou perder tempo com V. Exa. mas quero que fique aqui registado que mantenho a minha opinião: não deveriam existir lixeiras a céu aberto pois além de serem uma fonte inesgotavel de poluição são altamente prejudiciais para a saúde pública. Não é que esteja prejudicado com a minha saúde, nem com a sua concretamente mas infelizmente ainda vivem pessoas, poucas, de quem gosto nesta ilha. Espero que esta obra seja feita na totalidade e que realmente funcione e vou-lhe dizer porque, em primeiro lugar no concelho de santa cruz a autarquia fez o saneamento básico ligado directamente para o mar, ou seja gastaram milhoes e o mais importante da obra ficou por fazer; segundo, a mesma autarquia adquiriu um terreno nos Vales (Quinta) fizeram lá uma segunda lixeira a céu aberto onde até se deram ao luxo de fazer uma plantação pneumática; terceiro, vocês caro amigos, habitantes desta ilha, bebem àgua canalizada em tubagem de fibro-cimento; quarto lugar e último, despeço-me pois não vivo aí e já chega, felicidades para vocês...mas acho que vocês deveriam pensar no seguinte: Qual será a origem de tantos casos de cancro numa ilha com 4 mil e poucos habitantes? Acho que vocês deveriam pensar seriamente neste assunto pois vocês são os principais interessados!