sábado, 18 de fevereiro de 2012

Orquestra de Violas da Terra junta gerações para valorizar instrumento

A Orquestra de Violas da Terra, formada em 2011, integra trinta elementos dos 7 aos 65 anos, juntando várias gerações de tocadores com o objectivo de "valorizar e divulgar" este instrumento musical típico dos Açores.

A viola tem sido, desde o povoamento do arquipélago, o grande instrumento de união social nos Açores, assumindo um lugar de destaque nos festejos, bailes, cantorias e serões, ainda que tenha um papel diferente de acordo com as características próprias de cada comunidade.

Rafael Carvalho, professor do Conservatório Regional de Ponta Delgada e responsável pela Orquestra de Violas da Terra, afirmou que a formação foi criada no quadro das comemorações do Dia da Viola da Terra, reunindo, na altura, 23 tocadores. "A orquestra cresceu e já entraram mais oito elementos", acrescentou, frisando que o projecto pretende "valorizar e dar a conhecer" a viola da terra, mas também "localizar tocadores".

A viola da terra, também conhecida como viola de arame ou viola de dois corações, é um instrumento semelhante ao violão mas de dimensões mais pequenas. Uma das suas características é a existência de dois corações, com as pontas em sentidos opostos ligados por um coração mais pequeno, em vez do buraco existente no tampo.

Este instrumento musical possui cinco parcelas de 12 cordas, sendo afinado do mais agudo para o mais grave nas ilhas dos grupos Central e Ocidental, enquanto no grupo Oriental dos Açores a afinação é feita num tom mais baixo.

No passado, a viola da terra fazia parte do dote do noivo e o seu lugar na casa durante o dia era em cima de uma colcha axadrezada, como adorno do quarto do casal. A viola era colocada com as cordas para baixo, em contacto com o tecido da colcha para impedir que ganhasse humidade, já que se trata de um instrumento musical muito sensível a variações climatéricas.


Notícia: «Açoriano Oriental», RTP.Notícias e jornal «Destak».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa:

Rafael Carvalho revelou que nos últimos anos têm surgido "cada vez mais interessados" por este instrumento típico açoriano, mas defendeu a necessidade de "dinamizar eventos fortes" associados à utilização da viola para promover o seu uso.

No quadro do projecto da Orquestra de Violas da Terra, vai decorrer, a 25 e 26 de Fevereiro, um fim-de-semana de formação no Teatro Micaelense, que culminará com um concerto no domingo.

A organização conjunta deste evento pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada e pela Associação de Juventude Viola da Terra, permitirá, segundo Rafael Carvalho, "reunir o maior número de tocadores de viola que já se juntaram para uma actuação conjunta".

"A Orquestra de Violas da Terra tem 30 elementos e junta várias gerações, integrando alunos do Conservatório e tocadores que aprenderam a tocar em escolas de violas da terra ligadas a grupos folclóricos ou associações", afirmou aquele docente do Conservatório Regional de Ponta Delgada e responsável pela Orquestra de Violas da Terra.

Anónimo disse...

Excelente.

É preciso valorizar o que é nosso.

E a viola da terra é um dos mais queridoas ex-libris açorianos!

Anónimo disse...

O que se pode chamar a uma pessoa como esta que toca dois estrumentos ao mesmo tempo. Um grande artista e era destes artistas que o Concelho das Lajes estava a precisar. Parabéns amigo José.