sábado, 12 de maio de 2012

Centro de Resíduos foi inaugurado

O primeiro Centro de Processamento de Resíduos nos Açores foi [no passado dia 2] inaugurado na ilha das Flores, num investimento de 6 milhões de euros que se insere no maior projecto ambiental de sempre na Região.

"Este Centro de Processamento é parte de um projecto global", afirmou Carlos César, presidente do Governo Regional dos Açores, na cerimónia de inauguração, acrescentando que, dos sete centros previstos para o arquipélago, falta apenas iniciar a construção do que será instalado no Faial, cujas obras devem arrancar em Junho.

"Depois de um período em que se melhoraram os aterros sanitários e se procurou expandir a recolha separativa e a reciclagem, parte-se agora para uma abordagem devidamente planeada e integrada da gestão dos resíduos nos Açores", frisou.

Estes Centros de Processamento vão estabilizar por compostagem os resíduos perecíveis e separar, embalar e expedir os resíduos que se destinam à valorização fora da ilha, seja por reciclagem ou por valorização energética.

Na intervenção que proferiu na inauguração do Centro de Processamento de Resíduos das Flores, o presidente do Governo Regional salientou que os resíduos orgânicos que ali serão transformados em composto permitirão "reduzir a necessidade de importação de composto e fertilizantes". Quanto aos materiais que não possam ser aproveitados, Carlos César frisou que "serão utilizados para produzir energia" em São Miguel e na Terceira.

O Centro agora inaugurado na ilha das Flores dispõe ainda de um espaço destinado ao desmantelamento de viaturas, o que permitirá resolver o problema das sucatas.

A entrada em funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos das Flores implicará que, dentro de 60 dias, sejam encerradas as duas lixeiras municipais existentes na ilha, a que se seguirá a respectiva selagem.

"As três ilhas dos Açores [Graciosa, Corvo e Flores] classificadas como Reserva da Biosfera serão as primeiras a ter em funcionamento os Centros de Processamento de Resíduos", frisou o secretário regional do Ambiente.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Entretanto o PSD/Açores quer saber que destino vai ter “o lixo produzido na ilha das Flores”, uma vez que [ainda] “não existem Centros de Valorização energética na Terceira ou em São Miguel, que possam tratar aqueles resíduos”.

Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

finalmente que a ilha das flores sempre é a primeira em alguma coisa.

Anónimo disse...

Mas aínda há quem esteja de má vontade na separação do eco ponto.

Anónimo disse...

Antes, quando as lixeiras eram clandestinas e vergonhosas, certa escumalha não se calava.
Pois é.
Finalmente, com este governo, temos um centro moderno para processar residuos. Com limpeza e asseio.

Anónimo disse...

Inceneritori = TUMORI