quinta-feira, 3 de maio de 2012

Uma das plantas mais raras do Mundo

Uma das plantas mais raras do mundo pode ser vista no Parque Natural das Flores, que possui a partir de hoje um Guia para facilitar a visita à natureza virgem e selvagem que o caracteriza.

A ‘Verónica’ (veronica dabneyi) é uma planta com cerca de 30 centímetros que surge em paredes rochosas com elevada humidade e exposição, estimando-se que existam menos de 500 exemplares.

“É uma das plantas mais raras do mundo. Durante sete décadas foi dada como extinta e só existe nas ilhas das Flores e do Corvo”, afirmou Álamo Meneses, secretário regional do Ambiente, em declarações aos jornalistas durante uma visita ao Parque Natural das Flores.

Este Parque, que ocupa cerca de um terço do território da ilha, possui também as maiores e mais bem conservadas turfeiras arborizadas do Atlântico Norte, constituindo um património ambiental que levou a UNESCO a classificar as Flores como Reserva da Biosfera.

“O Parque é uma visão moderna da conservação da natureza, que deve ser compatibilizada com o uso sustentado”, frisou o secretário regional, defendendo que o Parque Natural das Flores “tem potencial para ser uma das principais âncoras de desenvolvimento da ilha”. Nesse sentido, Álamo Meneses defendeu que “o turismo de natureza é uma das principais forma de atração de turistas”.

Para potenciar a oferta natural das Flores e ajudar os visitantes a descobrir essa riqueza, foi hoje lançado o Guia do Parque Natural das Flores, uma publicação que inclui vasta informação sobre a ilha, desde a história à geologia, passando pelo património, pela fauna e pela flora. “A ilha das Flores está classificada como Reserva da Biosfera e foi o espírito dessa distinção que presidiu à elaboração deste guia, ou seja, a conciliação entre a presença humana e a preservação da natureza”, frisou o secretário regional.

Os turistas que visitarem o Parque Natural das Flores, além deste completo Guia, terão ainda a ajuda dos painéis informativos colocados nos principais pontos de observação, que explicam o que o visitante está a ver e fornecem informação que permite conhecer melhor a ilha. Estes painéis são uma das melhorias introduzidas no Parque, assim como a criação de melhores condições nos miradouros de onde é possível admirar as principais belezas paisagísticas das Flores.

Nos próximos dias, vai também abrir a Casa do Parque, instalada no Rochão do Junco, que funcionará como uma “porta de entrada” nesta área protegida, onde será possível ver uma pequena exposição sobre o Parque e adquirir o Guia hoje lançado.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

6 comentários:

MILHAFRE disse...

Nos Açores temos belezas incríveis.

Para além do nosso laborioso Povo, temos 9 ilhas fertéis e um Mar que no futuro será o nosso ganha-pão.

Antes que Lisboa venda os nossos mares aos chineses; aos russos; aos japoneses ou aos sauditas, é preciso que os Açorianos e a sua Assembleia Legislativa defendam e protejam essa nossa grande riqueza: o Mar dos Açores e a sua extensa ZEE!

No Azores Forever publico o post: «Afinal decontas a Constituição da R.P. ainda está em vigor, mas "só" para os Açores...»

Saudações Açorianas

Anónimo disse...

eh pá mas e os esgotos a céu aberto a cheirar e a desembocar no mar ninguém vê? ISTO É UMA CANTIGA BOA. Olha e agora temos plantas raras somos reserva da biosfera e toca a abrir aos turistas tudo pra eles virem cá e destruírem o parque e as plantas raras. ISTO É SÓ RIR! Adoro ver aqueles caninhos de esgoto a deitar a porcaria no mar . É uma coisa muito turística . E o cheirinho? Isso é que é ! UI!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

epá será que o secretario do ambiente inaugorou as hetares das poças e do porto velho isto é obra do Pereira.

Anónimo disse...

Já q se fala do saneamento de santa cruz, provavelmente a obra mais emblemática dos últimos 10 da nossa capital, constato que das 2 uma, a obra esta incompleta ou quem a projectou, tirou o curso nas Capelas.
é inadmissível que os esgotos de santa cruz sejam descarregados no mar tão perto da costa, no mínimo deveriam 100 ou 200 metros da costa, através de um colector submarino, poderia ser uma forma de minimizar os danos ambientais, os problemas de saúde publica entre outros.
A solução será sempre por uma ETA, que hoje em dia é a base de qualquer rede de saneamento.

Anónimo disse...

o pereira já comeu o dinheiro da etar projectada, agora só lhe falta comer o esgoto! Não se esqueçam que este tipo é super homem cá do sitio e não se esqueçam de lhe dar o votinho nas proximas!

Anónimo disse...

voto meu ele não apanha nenhuum.