domingo, 13 de maio de 2012

Parlamento aprova diploma que "regula" o cultivo de transgénicos

A Assembleia Legislativa Regional aprovou [quinta-feira, dia 10], por maioria, uma proposta do Governo Regional que "regula" o cultivo de transgénicos, diploma contestado pela oposição, que votou contra porque pretendia a "proibição" do cultivo de OGM's nos Açores.

O documento apresentado pelo Executivo foi aprovado apenas pelo PS e pelo PCP, para quem é suficiente para determinar que a Região passe a estar "livre" do cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM), na sequência do que defendia também uma petição entregue no Parlamento e discutida na mesma ocasião.

Noé Rodrigues recordou que os Açores são conhecidos pela "qualidade ambiental" e pela riqueza da sua biodiversidade, características que considerou que podem ser postas em causa pela eventual utilização de transgénicos. Para o secretário regional da Agricultura, a utilização destes produtos no arquipélago é "incompatível" com a imagem que os Açores transmitem aos mercados, tanto em matéria agroalimentar, como em termos turísticos.

Noé Rodrigues recusou, no entanto, o "fundamentalismo" sobre esta matéria, salientando a evolução que o processo da biotecnologia tem conhecido em todo o mundo e o seu impacto económico. Por essa razão, o diploma agora aprovado permite que os agricultores que pretendam cultivar OGM comuniquem essa intenção às autoridades regionais, para que possam "acompanhar" as culturas e verificar se cumprem a legislação.

O documento foi, no entanto, muito contestado pela oposição, em especial por Artur Lima, do CDS-PP, que considerou tratar-se de uma "fraude", já que "não proíbe nada". "Isto não passa de uma tentativa de iludir os açorianos, porque não impede que a Região seja livre de transgénicos, nem impede que continuem a crescer os cerca de 200 hectares que já estão semeados nos Açores", afirmou.

Zuraida Soares, do BE, também contestou o diploma, por entender que está a "ludibriar" mais de um milhar de açorianos que entregaram no Parlamento uma petição a exigir a proibição de transgénicos no arquipélago.

Por seu lado, António Ventura, do PSD, questionou o que vai fazer o Governo Regional com as plantações que já existem e que não se encontram ao abrigo da atual legislação.

Aníbal Pires, do PCP, que tinha uma proposta para proibir o cultivo de transgénicos nos Açores, acabou por retirar a sua iniciativa para apoiar a do Governo, por entender que cumpria "plenamente" os seus objectivos.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Diz-se que o deputado do PPD queria regulamentar o cultivo da cana roca.

Segundo a líder de SaMiguel, uma tal Berta Cabral, a cana roca tem muita procura no mercado internacional, principalmente para o fabrico de cachaça.

Anónimo disse...

Voces sabem quem é que me parece transgénico?
Certos politicos excentricos.

Aquela gente no parlamento é entendida em tudo. Fala de tudo. Opina sobre tudo. É perita em tudo!

Safa!

Anónimo disse...

A cana roca é excelente. Da folha faz-se tabaco, do caule retira-se açucar, a raiz cozida dá acompanhamento, da flor retira~se mel e, mais importante do que tudo, o corte, com foicinho e alfange endireita as costas e cria musculo.

Anónimo disse...

muito se tem falado do barco que voltou para Leixões sem faz a descarga, vem os comerciantes e o deputado do PP falar para a comunicação social, mas nao dizem que a culpa é mesmo dos comerciantes que recebem o subsidio de stok e ele nao existe!
O barco só está atrazado meia duzia de dias e ja ha faltas!!! Mas todos os meses falta fruta, iogurtes, no verao é a agua...
Tambem falta...profissionalismo! Isso sim!

Anónimo disse...

Até faltam cebolas?

O guverne ou o S.Pedro é que têm culpa?

E esses malandros que passam o dia no café e na taberna, não têm tempo para cukltivarem cebolim, alhos, nabos, couves e outras novidades?

E depois dizem que há crise!

Grandes malandros!

Anónimo disse...

é verdade que a politica é aproveitada em tude. se os comerciantes que recebem um subsidio para terem stoques não havia estes problemas e tambem as pessoas quando o barco falta vão ás logas e compram tude o que podem porque ainda há dinheiro quando ele faltar que oxalá que não quero ver.

Anónimo disse...

Inacreditavel. Então eles fazem um diploma que autoriza os transgénicos? Atenção que o maldito embaixador dos Estados Unidos escreveu uma carta ao Presidente corrupto socialista para que ele fizesse um diploma a autorizar os transgénicos nos Açores. Aqui está o diploma. Malditos socialistas corruptos. Fora o Carlos Cesar!