quinta-feira, 17 de maio de 2012

Já faltam bens essenciais nas Flores

Gás, leite, água engarrafada, legumes e fruta são alguns dos produtos em falta nos supermercados da ilha

O barco de transporte de mercadorias não conseguiu atracar segunda-feira [dia 14] no porto das Flores devido ao mau tempo que fustigou os Açores. O navio da Transinsular regressou ao Continente e só deverá voltar à ilha das Flores no início da próxima semana.

A ilha das Flores estava sem abastecimento há quase um mês pelo que esta situação agravou o estado das coisas. Os comerciantes locais queixam-se da Direcção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos e dizem que este departamento governamental não tem capacidade para reagir a estas situações.

Uma vez que só se esperam melhorias para o início da semana que vem, a SATA fez ontem um voo com 3 toneladas de mantimentos para acudir às necessidades mais urgentes.


Notícia: «Telejornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Leite, água, batata, cebola e fruta.
Tudo coisas que existem nas Flores.
Leite é quanto queira.
Água também.
Batatas e cebolas toda a vida a nossa terra deu, e com abundância.
Fruta também nas Flores há. Ameixas, maçãs, bananas, peras, uvas, figos, melancias... .
Yogurtes também há nas Flores, e bem melhores do que os que vem de fora.

O que falta nas Flores é vontade de trabalhar.

Anónimo disse...

Certos politicos, que todos já conhecemos, fazem logo alarido.

Sempre se viveu nas Flores com muito do que a terra dava. O barco trazia combustivel arroz, massas e uns saquinhos de pudim boca doce.

Pois bem. Boca doce é a de alguns comerciantes, habituados a mandarem vir tudo de fora e a esquecerem as produções locais.

Anónimo disse...

Muito bem todos tem razão uns mais e outros menos.
Sem duvida alguma que tem de faltar produtos alimentares na ilha das flores porque já não temos navio de carga á 23 dias e chegara aos 27 dias se o navio vier segunda feira, portanto caros amigos não é só a carga alimentar que faz falta tambem, a carga geral que carregou em leixões á mais de um mes tambem tornou para leixões e á ~um comerciante que basiado na chegada do navio ás flores no dia 10 mandou vir do continente 5 tecnicos para montagem de máquinas que vinham no navio e teve de pagar 5 passagens de avião o qual tiveram de voltar ao continente porque a carga não desembarcou e o navio voltou novamente a leixões aonde tinha carregado a mesma carga á um mes e por 24 horas não quiz esperar nas flores para atracar o navio,
Pergunto a quem manda nisto o que foi fazer o navio ao porto de leixões com tanta urgencia.
Estamos numa ilha que toda a vida passou dificuldades nos transportes
de carga semos os açoreanos que estamos mais longe de tudo semos os menos beneficiados em tudo, mas não pense o Governo Regional que nós não estamos a ver isto tudo ao longe, os Sr, do Governo estão se marimbando para nós porque semos poucos e os nossos votos não contam para nada e nós sabemos mas tenham por menos uma vez na vida que reconheço que nós temos rasão e o Governo tem de nos pedir desculpa por o que está á acontecer na ilha das flores porque chega tudo mas tudo tarde seja o que for e eu podia nomiar centes de coisas que deviam chegar ás flores como chegam a algumas ilhas e nunca chegam.
O que o Governo faz depressa é só coisas para nos projudicar.

Anónimo disse...

no meu quital tem algumas coisa da para safar este mes.mas nao se enganem a mercadoria do proximo barco ja deve e estar estragada cuidado a comprar e espetada de certeza.

Anónimo disse...

Aqui hà gato, o presidente do governo desgovernado, Carlos Cesar, diz que não vos falta nada, aqui hà gato! Deve ser o amigo pereira da camara de sta cruz que transmite as informações ao seu amigo e camarada, só pode! Berta voto em ti pois preciso libertar-me desta anarquia disfarçada, escondida, camuflada nas siglas do Partido socialista! Casa com o socialismo!

Anónimo disse...

È vergonhoso dizer que numa Ilha que antes do 25 de Abril com mais população nunca faltou batata branca batata doce nunca faltou nada daquilo que se plantava na terra, havia de tude e trabalhava-se para que nunca falta-se nada. Fiquei envergonhado quando na primeira pagina do Diario Insular da Terceira trazia a falta de batatas e de outros artigos que a terra sempre deu. Diz o diario Insular como é possivael uma ilha como as Flores que vive da Agricultura e não ter batatas para comer e de outros artigos de primeira necessidade. È vergonhoso ter que ir um avião da Sata levar batatas às Flores com tanta terra para produzir e tanto pessoal no fundo do desemprego. Quero aqui lembrar que no meu tempo nesta Ilha das Flores não vinha nem sequer um grão ´de milho batatas de fora. Só, vinha de fora o que a terra não dava.

Anónimo disse...

o ke falt e compra os produtos da ilha. os agricultor ja nao fazes por os locais ker e de fora . os supermercados as ves tan produtos fora de prazo.e os legumes e fruta os dias pos do navio os habitantes locais e com formigas en volta dos produtos. o navio ver e falta er e 2 mes .kerer e so de fora.eu ka e mi nao vio pas fomo

Anónimo disse...

È uma vergonha. ooque se está a passar. Os comerciantes nao tem profissionalismo. deviam previligiar os produtos locais.

Anónimo disse...

@ comentário 18 de Maio de 2012 10:16

Eu tento ser tolerante quando vejo erros ortográficos.
Geralmente leio aquilo que foi escrito e pelo sentido das palavras deduzo o que pretendiam escrever.
O que tu escreveste... bem é mau demais...

Anónimo disse...

os comerciantes que vem para a televisao, deviam era ter vergonha, porque nao estao a gerir os stock's, para os quais recebem um subsidio.
tem medo de que? Comprem mais produtos, pois sabem que eles se vendem. Dois dias depois do barco chegar metade desses produtos já esgotaram. È sempre assim!

Anónimo disse...

Existe uma agricultura de subsidios...

Anónimo disse...

Tenho 71 anos e tenho batata que não consigo consumi-las e na altura certa não consegui vende-las todos sabem a razão,tenho couves no quintal e os vegetais que se consegue congelar estão na arca, portanto meus amigos ainda há alguem que tem vontade de trabalhar, por outras razões o navio faz-nos falta.

Anónimo disse...

Falta é muita vontade de trabalhar nas Flores que as terras dão tude o que lá se semear. No meu pequeno quinta tenho batas cenouras couves repolhos nabos feijão manteiga feijão verde rasteiro hortelan calsa temateiros. Não precisa vir nada de São Miguel para mim e se todos fizerem igual a mim é menos contentores que chegam à Ilha.

Anónimo disse...

é engraçado que assim que alguem diz que nas flores há muita falta de vontade de trabalhar fica os comentarios parados mostra que não gostam que se diga a verdade.