terça-feira, 8 de maio de 2012

Santa Cruz é o município açoriano que apresenta melhor qualidade na água fornecida ao consumidor residencial

A qualidade da água fornecida pelos municípios dos Açores "é boa" mas pode ser melhorada, segundo a entidade reguladora regional, que identificou alguns pontos de contaminação nas redes e "vários casos de falta de higiene nos reservatórios".

"Os dados que dispomos apontam para que tenhamos água de qualidade, mas obviamente que podemos fazer mais", admitiu Hugo Pacheco, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), adiantando que o objectivo é que "os Açores sejam um caso de excelência" nesta matéria. Segundo o responsável, a água de origem (águas das nascentes ou dos furos) existente no arquipélago "é de boa qualidade" mas sofre "alguma degradação" pelos sistemas por onde passa, embora essa situação seja "facilmente tratável".

De acordo com um levantamento efectuado pela ERSARA, o município dos Açores que apresenta melhor qualidade na água fornecida ao consumidor é Santa Cruz das Flores, ao passo que a Calheta de São Jorge e Santa Cruz da Graciosa são os concelhos com pior registo.

Hugo Pacheco adiantou que a ERSARA visitou todas as autarquias dos Açores e descobriu vários pontos de contaminação, quer nas zonas de captação de água, quer nos furos e reservatórios municipais. Além disso, foram registados vários casos de falta de higiene e de limpeza nos reservatórios, alguns dos quais eram mesmo utilizados como armazém para guardar botas e enxadas dos funcionários e até veneno para ratos.

"Verificámos que havia muito desconhecimento sobre os riscos que estas situações podem representar para a qualidade da água", adiantou o presidente do conselho de administração da ERSARA, sublinhando que foi necessário efectuar um trabalho de sensibilização junto das Câmaras Municipais.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

24 comentários:

Anónimo disse...

E prque é que as águas de Santa Cruz sao as melhores?
Porque a Camara tem investido no arranjo das nascentes, na limpeza dos reservatórios, nos tratamentos e no reforco das tubagens.
Um trabalho meritório, que mostra o interesse da nossa Camara pela saúde das pessoas, pela qualidade de vida no concelho e pelos nossos recursos.

Anónimo disse...

Realmente Santa Cruz faz a diferença.

Oxalá que nas próximas eleições autárquicas as Lajes se transfira para o 1º Mundo e para o desenvolvimento!

Anónimo disse...

Ainda bem que a Câmara de Santa Cruz resolveu limpar os ratos, aranhas, passaros mortos e afins nos seus reservatórios, já não era sem tempo! Foi necessario 3 mandatos mas mais vale tarde do que nunca! Dúvido da qualidade da agua pois ainda hà freguesias, por exemplo nos Cedros, que a capatção de agua potavel é feita num terreno particular, sem vedação onde as vacas e residentes bebem da mesma nascente! Mas é bom saber que esta camara municipal recebe premios de qualidade, falta é receber o premio de incompetencia!!!
Para quem não acredita é só perguntar ao Sr. fortuna que ele vos faz, gratuito, uma visita ou excursao, ao local desta nascente! Para quem não acreditar e só irem ver com os vossos proprios olhos!!!

Anónimo disse...

espero bem que a camara das lajes mude de partido é que o presidente quer é fazer obras na fagã grande e nas lajes nada estamos já alguns anos á espera da promessa da piscina no porto e até hoje nada, tambem já de á muitos anos á espera de obras naquela muralha no porto e até hoje nada o museu que era para começar pela pascoa até hoje nada a piscina aquecida que já deveria estar pronta até hoje nada é só promessas e até hoje nada.

Anónimo disse...

Não acredito que a câmara de santa cruz tenha tanta qualidade nas nas águas quando existe canalização em fibrocimento,este tipo de canalização tem amianto, é proibido por lei, sendo um atentado á saúde pública,digam a verdade.

Anónimo disse...

O Sr. Hugo Pacheco da ERSARA se tivesse visitado a autarquia de Santa Cruz das Flores e visse in loco as captações de água não dava este tipo de informação, é falsa a informação que aqui esta pois só a água da freguesia de Santa Cruz é que deve ter qualidade.
Queria que este Sr. bebese uns copos de água de Ponta Delgada, da Ponta Ruiva dos Cedros e da Caveira que o homem ía precisar de ir para as urgencias para lhe receitarem o immodium e aconcelharem uns caldos de cenoura e arroz.
Do que as pessoas são capazes para terem pretagonismo!!

Anónimo disse...

Nem mais anónimo de 9 de Maio, já andam em capanha eleitoral! O pereira gosta muito deste tipo de campanha eleitoral, quer ter mérito sem o merecer, mas a mim já não me engana!
Qualquer dia o porto velho recebe a bandeira azul pois os cagalhões e papel higienico estão à superficie, só não vê quem é cego! Aquele sistema de recolha de aguas sujas, rede de saneamento basico, ainda vai ganhar um prémio de inovação! Realmente só aqui nesta terra perdida!

Anónimo disse...

A água de Santa Cruz das Flores é a melhor dos Açores.

Naturalmente que aqueles que estão habituados a beber aguardente, acham esta água muito insípida, inodora e incolor...

Era chapar as ventas dum destes caramelos num poço ou reservatório da câmara! para testarem a boa qualidade desta água!

Anónimo disse...

A agua do Concelho de Santa Cruz certamente nao é excelente, nao esta nas condições da agua que compramos na loja. Mas nota-se o trabalho que tem vindo a ser feito para melhorar as condições dos habitantes.
ainda ha algo a fazer mas já está muito melhor e os rezultados estão aí para o demonstrar.
Agora alguns estão com azia, mas nao é da água!

Anónimo disse...

Há outros que fazem outras coisas para terem o pretagonismo que fala a anonima das 17:57! Nao é verdade!
Quanto ao sr que faz visitas guadas, enfim, nunca está contente. Mas ele tambem já esteve na junta! podia ter feito algo!

Anónimo disse...

Tenham calma senhores(a) dos comentários porque a srª. Berta cabral esteve có no domingo passado e osenhor carlos silva foi edir a lurdes do feliciano para oferecer umas spoas do espiritosanto para a senhor se acalmar e poder conctatar as pessoas das flores que ao fim do dia pouco tinha dito senão a mesma coisas que todos dizem que se fosse para o governo que ia tratar do cabo fibra ótica.
Ó senhora beta, nós sabemos queos votos das flores não lhe fazem falta nenhuma portanto deixe-se estra por aí em s. miguel porque ainda é cedo para campanha e os deputados já estãoescolhidos por isso o carlos silva anda com alguma preocupacao, mas ele que se preocupe com a sua vida porque vive no meio do mato.
Claro que ele tem de selar pela família mas fique bem descansado que não vai lá.

Anónimo disse...

Com as tubagens e canalizações em fibrocimento/amianto cancerígeno deve ter uma qualidade mesmo de arrasar! Cancro na água!!!!

Anónimo disse...

Não é o Sr. Presidente da Camara que diz. Quem diz é uma entidade independente e as análises.

Preto no branco.

Dos 19 municipios dos Açores. Santa Cruz é que tem água de melhor qualidade.
Ponto final.

Há coisas ainda para mudar?
Certamente. Mas muito já foi feito. E ainda bem.

Vamos agora às Lajes, à canalizações e às análises e aos relatórios.... Vamos lá.

Anónimo disse...

As analises de agua de Santa Cruz facilmente podem ser boas pois as amostras de agua são retiradas por funcionarios da autarquia e para que pos resultados fossem estes foi adquirida agua engarrafada e feita a recolha com esta agua e enviada ao laboratorio.
esta situação é uma sitação muito grave, mas configura o modus operandis do sr Pereira.

Anónimo disse...

O pereira devia era beber agua e ficar com uma barata ou um rato dos existentes nos reservatorios bem entalado e enfiado na garganta!
A ague é tão boa que ele nas suas reuniões oferece garrafas de agua importadas, basta ir a uma reunião da assembleia municipal para verificar no local esta afirmação!
Enfim o povo das Flores nomeadamente no concelho de sta cruz é tolo, cego e burrinho...

eu disse...

ele ia oferecer aos peesentes nas reunioes agua da torneira?
António costa, oferece agua da torneira nas suas reuniões?

Anónimo disse...

A água do concelho de santa cruz é tanto boa que nunca se importou tanta água,esta é a publicidade que o Perira faz das águas,a cupa não é da mãe natureza,é da má gestão da câmara presidida pelo Pereira.

Anónimo disse...

Hà cada burro que nem merece comentário, existe alguma comparação possivel entre António Costa e Manuel pereira, nem as quero comentar pois seria um tal descender nas sondagens e não quero ser responsavel pela ruina do fantoche cá do sitio!

Anónimo disse...

Com a castanheira falida vamos a ver se o pereira consegue comprar votos para o cargo de deputedo!

Ele como é um excelente comunicador, excelente orador com diz a Nela ahahahahahah vai ser lindo assistir aos debates na rtp-acores! Já reservei lugar,infelizmente e para mal dos meus pecados, ele vai ser eleito! Conheço bem o povo da minha terra, burrinho, burrinho, burrinho!!!!

Anónimo disse...

A agua para ser de qualidade tem de ser desinfectada, ponto final. Eu duvido que nas freguesia a norte de santa cruz e nas das lajes que isso acontença, existem decretos de lei q assim o obrigam. Não duvido q a camara de SCF tenha feito melhoramentos nas captaçoes e adução da água, fundamental que a agua seja tratada com cloro. Nunca a água de SCF pode ser melhor que de um outro concelho dos açores, pelo menos a luz da legislação.

Anónimo disse...

Já Agora gostava de vere as analizes da agua da cambra de santa cruz...
Alguém sabe onde?

Anónimo disse...

Esta genta anda tão distraida.....

Então não vêem que quem escreveu os comentários de 08 de Maio 23:15 e 09 de Maio 18:46 foi o próprio Manuel Pereira? Qual é o Açoriano que usa o termo "caramelo" no sentido que ele usou? Só um Minhoto.

Anónimo disse...

esta está boa caramelo.

Anónimo disse...

o pereira é um excelente manipulador de resultados só pode! Com ratos e aranhas nos reservatórios é impossivel obter um resultados destes para isso basta ir ver os reservatório no concelho de sta cruz, alguns estão completamente ao abandono! Haja vergonha e paciencia para compreender estas entidades fiscalizadoras!