sábado, 23 de março de 2013

São precisos radares meteorológicos

O climatologista Eduardo Brito de Azevedo defende a criação de uma rede de radares meteorológicos nos Açores, lembrando os fenómenos naturais a que o nosso arquipélago se encontra sujeito.

“Estou consciente do montante financeiro envolvido, mas tratando-se de questões de segurança das populações alguém tem de investir neste domínio”, defendeu o professor da Universidade dos Açores, a propósito do Dia Mundial da Meteorologia, que hoje se assinala.

Brito de Azevedo defendeu que nos Açores este investimento deveria ser assumido pelo Governo da República, tal como acontece no Continente e na Madeira: “A população dos Açores merece um tratamento idêntico ao disponibilizado às populações do restante território nacional, com a agravante de as condições meteorológicas nos Açores se alterarem drasticamente e a Região ser muito mais vulnerável”.

O climatologista explicou que este é um equipamento dispendioso mas permite aos meteorologistas acompanhar com “muito mais detalhe” e “proximidade no tempo” os fenómenos naturais que podem trazer “mais complicações” para as populações.

O único radar meteorológico existente nos Açores e que dá apoio técnico e científico aos serviços de meteorologia está localizado na Base das Lajes, sendo propriedade dos norte-americanos.

“Os Açores necessitam, devido à sua localização, das melhores ferramentas para acompanhamento do estado do tempo, devido ao seu enquadramento climático”, ressalvou o coordenador do projecto CLIMAAT. Seguindo um critério técnico e face à dispersão das ilhas dos Açores, Brito de Azevedo apontou que seriam necessários três radares, um para cada grupo de ilhas, uma vez que estas ferramentas possuem um “raio limitado útil”.


Notícia: RTP Açores e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

O equipamento dos Norte Americanos não podia ser partilhado pelos Portugueses, nomeadamente por gente da Universidade dos Açores?

Certa imprensa da Terceira, bem sinalizada, não faz outra coisa senão desancar nos Americanos, ao invés das pessoas da ilha que sempre se deram e dão muito bem com os nossos hóspedes.

Esta é, sem dúvida uma excelente oportunidade de por Portugueses e Americanos a cooperar, com beneficios para ambas as partes.

As pontes procuram-se, não se inventam.

Anónimo disse...

e o radar dos americanos já existe está na serra de santa barbara.

Anónimo disse...

Saiu a Radio Naval das Lajes é uma boa altura de se montar um Radar lá é que o clima das Flores no inverno é diferente das outras Ilhas.