terça-feira, 26 de março de 2013

Agricultores que ganhem mais de 10 mil euros anuais pagam IVA após Abril

Todos os agricultores vão ser obrigados a registar-se nas Finanças até 1 de Abril, deixando de estar isentos de IVA aqueles que faturam mais de 10 mil euros anuais, uma situação que preocupa as associações representativas do sector.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) receia o "complicómetro" fiscal, por temer que venha a "atirar borda fora muitos pequenos agricultores que não têm condições de cumprir estas exigências burocráticas". O dirigente da CNA, João Dinis sublinhou que, apesar de estarem isentos de IVA os agricultores com rendimentos anuais inferiores a 10 mil euros, "as Finanças lançaram já a base para a tributação fiscal porque obrigam toda a gente a coletar-se".

João Dinis criticou a ministra da Agricultura, lembrando que «[Assunção Cristas] vem de um partido [o CDS/PP] cujo líder viveu à custa da propaganda de ser amigo da lavoura e dos feirantes» e sublinhou que «o resultado final destas imposições» é «fiscalizar, tributar, eliminar».

Além disso, passam a estar sujeitos à taxa mínima de IVA de 6% serviços como a poda de árvores, operações de sementeiras e colheitas, engorda de animais ou armazenagem de produtos, bem como actividades agrícolas em geral (incluindo a viticultura, horticultura e produção de cogumelos) e criação de animais (sejam aves, coelhos, abelhas, caracóis, cães ou bichos-da-seda), se o rendimento anual for superior a 10 mil euros.


Notícia: semanário «Expresso» e TVI 24.
Entretanto, ontem o Governo Regional apresentou o Plano Operacional de Combate à economia paralela e os eurodeputados açorianos acreditam no sucesso da agricultura nos Açores.

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

está certo eles pagarem não é só aqueles que não são lavradores e terem que andar a pagar os subsidios que els recebem.

Anónimo disse...

Quem vive à conta de recibos verdes e passa os 10.000euros, também tem de cobrar e pagar o IVA, não sei porque os agricultores também não hao-de pagar! E o IVA não sai das algibeiras dos agricultores, é pago por quem lhes compra as coisas, só tem que depois devolver o IVA ao estado, qual é o problema? Quando todos pagarem, todos pagam menos. não querem pagar, mas querem gozar do estado social e dos subsidios!

Anónimo disse...

Coitadinhos dos agricultores com tanto mau tempo e as vacas e os boises a morrerem de fome porque o governo se esqueceu da mandar a ração
Os lavradores é que trabalham para os
outros comerem e também para ti que dizes que agente tem de pagar. Donde vem o leite, a carne as çabolas as batatas os inhames e o resto que a terra dá

Anónimo disse...

S.Miguel é o nosso mercado,sem ele teria-mos pouco,mesmo para quem sabe trabalhar, as nossas terras não produzem quase nada no Inverno,também não sei como é possível vir queijo de S.Miguel muito mais barato que o que é feito aqui nas Flores,também pagam transporte para ele chegar cá.

Anónimo disse...

O queijo de S. Miguel vem para cá porque o das Flores perdeu a boa qualidade a que as pessoas estavam habituadas.Há alguns anos atrás, e não são muitos, a qualidade do queijo das Flores era excelente. Agora deixa muito a desejar.Ainda por cima é mais caro que o das outras ilhas.Não percebo o que se passa com a sua qualidade.É pena.

Anónimo disse...

Estou farto de explicar mas a maior parte de vocês não percebe ou não quer perceber, os factores de produção nas Flores são muito mais caros do que em São Miguel , outro aspecto e concordando aqui com um anónimo anterior o terreno em São Miguel é muito mais produtivo do que nas Flores .

Anónimo disse...

Eu é que tenho que pagar impostos, acatar burucracias e estar de bico calado.
Os agricultores, que nao recebem apoios nenhuns, devem continuar isentos!

Com ideias curtas destas, pobre povo, este!