terça-feira, 5 de março de 2013

Compras passaram a fazer-se na Net

A inexistência de livrarias, lojas de informática ou lojas de mobiliário levou os consumidores da ilha do Corvo a serem dos açorianos que mais recorrem à internet para efectuar compras em lojas virtuais.

“É impressionante, porque é a população toda, mesmo os menos alfabetizados. Todos utilizam estas lojas virtuais”, afirmou Paulo Estêvão, deputado do PPM e residente na ilha do Corvo, onde vivem pouco mais de 400 pessoas e que “desta forma minimizam o isolamento”. Garantindo que “não se trata de moda, mas sim de necessidade”, Paulo Estêvão disse que as compras online “são prática comum”, mesmo para quem não domina as novas tecnologias porque “pede a quem percebe para fazer as encomendas”. “A necessidade fez dos consumidores corvinos os mais bem preparados e informados nesta matéria na Região”, referiu o deputado, alegando que “as compras podem ir das coisas informáticas mais baratas até grandes encomendas e mesmo géneros alimentares, para festas como o Natal ou a Páscoa”. As encomendas feitas online chegam à ilha do Corvo pelo correio em algumas semanas, dependendo do sítio do mundo onde são adquiridas e normalmente pagas à cobrança, como forma de segurança. “Há uma quantidade enorme de coisas de que as pessoas não se apercebem quando vivem numa ilha como São Miguel ou no Continente, mas que aqui no Corvo só podem ser compradas à distância”, sustentou Paulo Estêvão.

Também o antigo presidente da Câmara Municipal do Corvo, Fernando Pimentel confessou ser um consumidor online frequente, sobretudo para adquirir livros, CD e material informático, bens em que gasta várias centenas de euros. “Eu acho que as pessoas de cá são as que mais usam a internet, para todos os fins: redes sociais, leitura de jornais e revistas e consultar sites de utilidade”, afirmou Fernando Pimentel, que governou a única autarquia do Corvo entre 2005 e 2009. Durante este período, Vila Nova do Corvo, único aglomerado populacional na ilha, ficou toda coberta por uma rede sem fios (wireless) que permite a qualquer pessoa aceder gratuitamente à internet. A criação desta rede, que resultou de um investimento partilhado pela Câmara Municipal e pelo Governo Regional, estimulou de tal forma a aquisição de computadores na pequena ilha que actualmente são raras as casas que não possuem um destes equipamentos. “Foi uma excelente medida, muito bem vinda e muito bem aceite”, sustentou Fernando Pimentel.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
A ilha do Corvo esteve sem abastecimento por mar durante 14 dias, ficando em causa o 'stock' de bens de primeira necessidade com prateleiras vazias... por culpa da empresa MareOcidental, apontou Manuel Rita, presidente da Câmara Municipal de Vila do Corvo. A ilha do Corvo foi reabastecida de bens alimentares e essenciais na tarde de ontem por via aérea e hoje por via marítima.

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

O que é feito da presumivel quadrilha de falsificadores de cartões de crédito, introduzida no parlamento regional?
É bom ir lembrando estas coisas, para a democracia entrar na ordem.

Anónimo disse...

Não foi pela mão do nervosissimo Estevão, que essa gente entrou no parlamento?

Anónimo disse...

coitadinhos... são uns isolados... não estavam a espera que os outros habitantes das outras ilhas fizessem a mesma coisa só porque o corvo e uma ilha pequena... cada um adapta-se as condições existentes... ilhas são todas elas isoladas... em vez de comprarem na internet, que invistam numa livraria etccc porque é o que se faz nas outras ilhas por isso é que existe o que existe e pelas pessoas chegarem se a frente e no corvo nao sera diferente.... ou entao como o governo vos da tudo e so pedir...

Anónimo disse...

Um Corvino a dormir vê mais que qualquer Açoriano acordado aguente ai corvinos são os maiores!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

a ilha das flores é abastecida de 15 em 15 dias se acontece rotura, em alguns bens devido ao mau tempo e o barco se atrasa não temos mais que fazer senão esperar, e ninguem culpa a transisular por isso.

Anónimo disse...

o corvo só dá despesa aos açores!!!!
Era manda-los para o norte interior ou alentejo que estao a ficar desertificados!!!!

Anónimo disse...

os corvinos sao uns tristes... naquela ilha nao ha nada que se aproveite teem tudo dado e mesmo assim nao vejo desenvolvimento nenhum naquela ilha...e o governo continua a dar lhes...