quarta-feira, 27 de março de 2013

Extensão do Centro de Saúde às Lajes

O PSD/Açores defendeu a extensão do Serviço Regional de Saúde ao concelho de Lajes das Flores, questionando o Governo Regional sobre a possibilidade “de se deslocar ao concelho das Lajes um médico de medicina geral e familiar do Centro de Saúde de Santa Cruz, num mínimo de três vezes por semana”, disse Bruno Belo.

O deputado social-democrata enviou um requerimento à Assembleia Legislativa Regional nesse sentido, onde explica que “o serviço de transportes públicos existente na ilha das Flores não permite deslocações da forma mais conveniente, obrigando mesmo a que os utentes incorram em custos acrescidos para obter cuidados de saúde. Neste momento o Serviço Regional de Saúde apenas disponibiliza um médico para consultas no concelho das Lajes, uma vez por mês”, adianta.

Considerando que “a vila de Lajes das Flores dista cerca de 20 quilómetros da unidade de saúde da ilha das Flores”, Bruno Belo aponta a deslocação de um médico “de forma periódica e regular” como “a única resposta expedita a quem necessita de cuidados de saúde, afinal um bem essencial e um dever básico de uma sociedade moderna e solidária”, afirma.

O deputado florentino acrescenta que “a população envelhecida, e com dificuldades de mobilidade até pela sua condição etária, carece de acompanhamento assíduo do seu estado de saúde, sobretudo ao nível preventivo”. Bruno Belo lembra que residem no concelho de Lajes das Flores “cerca de 1.500 pessoas, havendo uma particular importância a dar ao Lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, que acolhe 31 utentes, necessitados de cuidados de saúde mais próximos e permanentes. Daí também esta nossa preocupação, que esperamos seja entendida e atendida pela tutela”, concluiu.


Notícia: "sítio" do PSD Açores.
Saudações florentinas!!

20 comentários:

Anónimo disse...

É só ideias luminosas nessas tristes cabecinhas! Ah ah ah

Anónimo disse...

Faça tambem um requerimento para ter uma extensão do aeroporto.

Unknown disse...

Acho que não é pedir muito!...

Anónimo disse...

Já por várias vezes aqui falei para haver um Centro de Saúde nas Lajes, obra esta que o Povo deste Concelho espera à longos anos e até hoje nada foi feito espero anciosamente que seja deste vez.
Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Meu caro amigo Bruno.
O senhor tem toda a razão,só que pode é não ser ouvido por quem devia,espero que consiga já que até agora nenhum deputado Florentino conseguiu,força amigo e continue sempre em frente.

Anónimo disse...

Quando se fala em 20 km's até parece que é muita coisa.
Mas na realidade os médicos podem ir ao concelho das lajes mais vezes. penso que uma vez por semana é suficiente.

Anónimo disse...

quando o Zè Gabriel da Musica for presidente da Camara das Lajes vai haver isso tudo, extensao do c.Saude, aeroporto, até vai dar um clarinete a cada habitante.

Anónimo disse...

não vale a pena aqui publicar qualquer noticia do concelho das lajes. é que aparece-se uns ignorantes mesquinhos que já sabemos de onde são. ignorantes destes bairristas não fazem falta nenhuma nas flores.

Anónimo disse...

Ao que parece já não é o José Gabriel da Fajãzinha candidato á câmara das Lajes mas sim o dtr do pico este quer tudo é deputado e se lhe deixarem quer tomar conta da ilha , numca se esqueção que do Pico nem por carta nem por escrito, já é um ditado antigo, municipes das lajes não entreguem a câmara a um de fora da ilha como fizeram os de santa cruz e fazem , este homem aos anos que é vereador e ainda não sabe a lei das tapadas , até os que votaram nele ,ele abstem-se atenção

Anónimo disse...

plenamente de acordo estou eu com o anónimo das 18.32 não queremos para presidente pessoal fora da ilha queremos sim pessoal da terra eles é que sabem o que nós queremos .

Anónimo disse...

Para alguns comentadores o que é da ilha é que é bom.
Seguindo essa ideia e para que tudo ainda pudesse ser melhor, eu propunha que além dos exmos presidentes de câmara,os médicos,os professores,os construtores das grandes obras públicas até a comidinha que comemos fosse tudo da ilha. Esta seria certamente a formula para vivermos muito melhor e quiçá nem precisarmos de trabalhar...

Anónimo disse...

Os deputados do PPD agora é que deram por isso. Nas vésperas de eleiçoes.

Anónimo disse...

até ás eleições ainda vai passar muita água por baixo da ponte , mas vamos lá a começar a mexer e a extinguir infestantes invasores , ou seja queremos para presidente um homem do Povo ,que não só na véspera das eleições venha com falinhas manças , queremos um homem do concelho ,e o povo unido numca será vencido

Anónimo disse...

TEMOS O CARANGUEJO ANDAR P'RA TRÁS

Nos tempos que já lá vão, do Dr. António Oliveira Salazar, lembro de haver sempre um médico nas Lajes
Havia o dr. Farias, mais tarde ele adoeceu (de velho) e foi reposto pelo o dr. Eugénio. Este último com clinica a onde se estacionou a polícia, na velha casa do Sr. F. Trigueiro. Depois, apareceu outro médico, que servia as Lajes e Fazenda, estacionando-se em frente lá da entrada para o caminho de cima; lembram-se os mais velhos?..

Hoje, temos Porto de Mar, muitos automóveis,camionetas e nem sei mais o quê, mas nem sequer um doutor de M.G.que sirva o Concelho e esteja permanente nas Laje?.. Temos uma casa de idosos nas Lajes, p'ra quê?..Apenas para mudar fraldas,fazer-lhe as camas e dar-lhes umas "sopinhas?.." e o resto?..Isso que faz tanta falta aos doentes?
Os doentes idosos precisam cuidados médicos semanalmente.

Andam sempre a falar numa marina maior, mais ampla, mais vistosa e acessivel.

Estou certo que, se pedissem opinião aos "albergados" eles diriam: "qual marina? Que é isso?
Nós nem doutor temos!..Fez-se a doca, e muitas coisas de cimento armado. Aonde estão as comodidades e segurança para os velhinhos?..

Caros florentinos; há muita coisa por esses Açores fora, que em vez delas, deviria haver outras com menos gasto e mais benefícios p'ra toda gente. (Houve)um Governo ou Governos de mãos "largas" que quis fazer dos Açores--portos de mar bonitos--gastando montanhas de diheiro. Agora, depois da vaquinha secar o leitinho, veio a crise. Portugal,inclusive os Açores
está de (kú)pró ar, e todos sabem que esbandalharam dinheiro em coisas extravagantes, que podiam levar muitos mais anos para se construirem. Não esqueça:o coração de (ouro) desse que erigiu tudo isso,-- não saiu com as algibeiras vazias. Ele soube usar a velha metáfora: "pataca a mim; pataca a ti, e a mim pataca.
Chamem-lhe tolo!..

Anónimo disse...

eu tenho a certeza que no concelho das lajes já sabemos quem vai ganhar é o psd para continuar o muito trabalho que tem feito o presidente S.ro João lourenço e sua iquipa que terminará o seu mandato em outubro. não vale a pena votar ps que fez um porto de recreio em vez de uma marina num porto que é a porta aberta dos iatistas vindos das américa do norte canadá etc.etc.

Anónimo disse...

Eh moços vocês não tenham problemas para escolher candidato do ps para a câmara das lajes há um ke está disponível, o secretariado do ps fez-lhe a folha ele queria ser candidato para a câmara de sta cruz, mas nem lhe deram hipotese do nome dele ser discutido. Quem será? é natural do concelho das lajes, trabalha em Santa Cruz onde é conhecido por várias designações, sempre que chove mais e cai uns cestos de terra ou uns ramos nas estradas dá logo entrevistas com um ar muito compenetrado para mostrar as suas grandes preocupações também ia morrendo de susto enquanto esperou pelas nomeações do novo governo regional com vergonha de ter que voltar ao seu antigo emprego, não pelo muito trabalho que teria mas por ter que voltar a sentar-se no mesmo gabinete com o anterior subordinado e ter que obedecer à nova chefe. Quem será?

Anónimo disse...

caro forista de 31/03/2013 das 13:35 concordo plenamente consigo quando diz que é necessário um mádeco de medicina geral e sua equipa de enfermagem ,mas já não estou de acordo quando vem fazer comparações com o Porto da Ilha das Flores ,que foi é e será sempre obra de primordial inportancia para a ilha das Flores

Anónimo disse...

Quero acrescentar ao que diz o anónimo das 13.35 sobre os Médicos nas Lajes que até na Radio Naval havia um bom médico nos anos 60 que bastante agradeço por me ter salvado a vida e que hoje gostaria de o encontrar para lhe agradecer pessoalmente. houve o 25 de Abril e mais Autonomia tude se perdeu com estes governos Regional.

Anónimo disse...

Zé gabriel ao poleiro!!!!
Zé gabridel à Presidencia!!!
Viva a Lajes!!!

Anónimo disse...

o home este moço da fajãzinha residente em santa cruz não vai ao poleiro . andam outros da mesma corja com muita mais sede. cuidadinho com estes moços que não são das Flores ,já á provas bastante negativas abram a pestana