quarta-feira, 13 de março de 2013

Extração de inertes volta a ser possível

Após largos meses sem ser possível extrair bagacina da Saibreira dos Terreiros, a autarquia das Lajes informa que voltou a ter autorização para explorar aquele espaço.

Notícia: "sítio" da Câmara Municipal das Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Não intendo porque foi proibido retirar bagacina neste local que eu desde os anos 50 sempre me lembro de sair teneladas para as estradas no puro Salazar e não me lembro que tenha cido proibino alguma vez.

Anónimo disse...

As bagacinas são precisas para pavimentar canadas e para a construção civil.
Toda a gente percebe isso. Mas também toda a gente entende que na extracção há a remoção de materiais, abrindo-se uma ferida na paisafgem.
Como conciliar as duas coisas?
É dificil.
Mas podem-se adoptar medidas que atenuam as extracções. Refiro-me à utilização de entulhos reciclados, que no lugar de emporcalharem desordenadamente a berma das nossas canadas, podem ser utilizados como material de pavimentação, substituindo parcialmente as bagacinas.

A Camara tem a obrigação e o dever de poupar recursos e promover a sustentabilidade.

Nos Açores há pelo menos duas empresas que operam na reciclagem de entulhos. A Camara das Lajes, ultimamente tão afoita a promover "empresas", porque é que não abre um concurso público para tratamento de entulhos e não os utiliza na pavimentação?


Anónimo disse...

A Câmara Municipal das Lajes é responsável por dois dos maiores atentados à paisagem do seu poprio concelho: a sua britadeira e este local de extração de bagacina nos Terreiros. Em vez de promover a defesa da paisagem e do ambiente, faz precisamente o contrário, e a troco de quê? Dum suposto desenvolvimento, se é que fazer estradas a eito alguma vez foi desenvolvimento por si só. Estão a dar cabo da sua maior riqueza... Triste gente...

Anónimo disse...

ambiente o que! isto foi para dar mais um tacho.

Anónimo disse...

estou de acordo com o anónimo das 8,00 que diz que sempre se lembra de tirarem bagacina desde os anos 50 e não havia ambientes e o Salazar nunca proibiu.

Anónimo disse...

Houve gente que ganhou muito dinheiro a tirar bagaça de forma ilegal. A mama acabou-se e agora ainda querem ir para o tribunal dizer que são legitimos exploradores, exploradores sim mas no sentido de viver à custa daquilo que é dos outros - como a lingua portuguesa é traiçoeira; e esta hem!!;)

Anónimo disse...

Numca se devia era ter parado de retirar bagacina bem como areia ,o governo ´muitas vezes gosta de meter a foice em seara alheia ,que mandem lá no palácio de santana e nãõ chateiem.