sábado, 16 de março de 2013

Fim do alojamento para passageiros cancelados nos voos SATA inter-ilhas?

Aeronaves com menos de 80 lugares devem passar a não ser obrigadas a alojar passageiros, pois a Europa considera que a obrigação de dar essa assistência pode pôr em causa a sobrevivência financeira de algumas transportadoras aéreas.

A Comissão Europeia propôs [no passado dia 13] um pacote de medidas que visa melhorar os direitos dos passageiros dos transportes aéreos, mas há uma proposta, em particular, que pode vir a afectar quem viaja na SATA entre as ilhas dos Açores. É que segundo o documento, os voos de pequena escala deixam de estar obrigados a oferecer alojamento aos passageiros afetados pela não realização de um voo.

De acordo com as regras actualmente em vigor, as transportadoras aéreas devem oferecer bebidas, refeições e alojamento por um lapso de tempo indeterminado. A nova proposta da Comissão Europeia considera que essa obrigação pode ameaçar a sobrevivência financeira das empresas em causa e, por isso, limita o alojamento a três noites (em circunstâncias excepcionais), ao mesmo tempo que impõe regras aos voos regionais. Assim, a Comissão Europeia suprime a obrigação de oferecer alojamento aos passageiros de voos de menos de 250 km e com aeronaves de menos de 80 lugares. O Dash-200 da SATA, recorde-se, possui 37 lugares, ao passo que o Dash-400 transporta um máximo de 80 passageiros.

As novas medidas propostas pela Comissão Europeia pretendem melhorar os direitos aos passageiros dos transportes aéreos em matéria de informações, assistência e reencaminhamento, sempre que fiquem retidos nos aeroportos. Está em causa também o melhoramento dos procedimentos de reclamação e medidas de execução, para que os passageiros possam fazer valer os seus direitos. O documento clarifica "zonas cinzentas" no plano jurídico e estabelece novos direitos.

Uma das mudanças tem que ver com a obrigação explícita de as empresas de transporte informarem os passageiros sobre a situação de atraso ou cancelamento do seu voo, o mais tardar 30 minutos após a hora de partida programada, avançando também a hora de partida estimada. A proposta reforça o direito dos passageiros receberem assistência após um atraso de duas horas, independentemente da distância de voo.

O documento estabelece, ao mesmo tempo, que quando a transportadora não puder assegurar pelos seus meios próprios o reencaminhamento dos passageiros num lapso de tempo de 12 horas, deve oferecer um reencaminhamento com outras transportadoras aéreas ou outros modos de transporte.

O documento da Comissão Europeia pronuncia-se também sobre questões relativas à bagagem. Actualmente não existe nenhuma autoridade responsável pelo controlo da aplicação dos direitos dos passageiros relacionados com a bagagem, mas a proposta indica que os organismos nacionais de execução, nomeados nos termos do regulamento em vigor, devem ser igualmente responsáveis pela execução das regras de indemnização em caso de problemas com a bagagem.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

21 comentários:

Anónimo disse...

Isto é que é uma pouca vergonha , ainda esta semana fiquei cancelado um dia em são miguel e outro no faial ,no dia em que ficamos no faial o piloto voou 20 minutos em direcçao ás Flores e depois informou que devido a condiçoes metereologicas adersas ia regresssar á horta por linhas travessas viemos a saber que o sr.piloto e sua tripulação já estavam em funções desde as 6:30horas e que o seu turno já tinha excedido por isso não veio nem sequer tentar aterrar nas flores pois o problema não era o vento era o tecto ás vezes baixo outras vezes com a visibilidade necessária para aterrar ,e mais uma vez os passageiros que se lixem , isto sendo a sata apagar a estadia ,quando o deixar de faze Flores vai cancelar pois o pilote ou alguem da tripulação tem uma festa de anos em são miguel e já não pode perder o tempo de ir ás Flores e assim voltamos anos para trás vamos chegar a tar semanas sem a aeronave aterrar nas Flores , é preciso por cobro a isso quem de direito ,as autoidades da ilha , mas estes tambem não se importam pois a maior parte nem são das Flores nem Filhos das Flores, vou acabar com isto é que vai aqui uma Açorda.

Anónimo disse...

Quem sofre é sempre a populaçao das flores que na sua maioria so viaja por motivo de doença, e graças ao Governo actual é so fazer cortes e o dinheiro já é pouco ( isto é uma vergonha, agora vai ser só cancelamentos com justificação claro vai ser as condições atmosfericas).

Anónimo disse...

Mais uma vez os florentinos serão os maiores prejudicados.

Anónimo disse...

O comentário das 07:42 é totalmente estúpido e feito por quem não tem ou não quer ter a noção da realidade. Informe-se primeiro antes de vir para aqui dizer tolices!

Anónimo disse...

para o 1º anónimo deste post, ainda bem que não são filhos das Flores (tal como V.ª Ex.ª) porque se fossem, bem pior estaríamos, pois os das Flores querem é subsídios e pouco mais.

Anónimo disse...

Esta gente anda mal habituada.
Ainda o ano passado, num voo ente Nova York e Toronto, com a alegação de tempo mau, deram-me dois cobertores e uma almofada e dormi no chão no aeroporto JFK.
Aqui nas Flores, são todos finos e, bem pior, habilidosos para se escancharem na teta pública.
Mais. Em qualquer voo doméstico nos Estados Unidos ou entre o Canadá e os Estados Unidos, paga-se 25 dólares por cada mala ou volume que vá no porão e só é permitido um volume para bagagem de mão. Aqui acartam baús, daqueles de tonelada e meia, com a maior desfaçatez deste mundo.
Aprendam e adaptem-se porque os tempos estão a mudar.

Anónimo disse...

pois eu prefiro cancelar do que andar aos trambulhoes!!!!
Se está mau tempo é cancelar!!!
Até penso que vai ser bom!! Aqueles que estavam habituados a viajar/passear á custa do centro de saude vao acalmar a piriquita pois vai começar a doer!!!!

Anónimo disse...

Recordo-me quando estava a estudar fora da ilha e o avião cancelava era eu que sofria as consequencias do mau tempo, a Sata nunca me pagou despesa alguma. Lembro-me de dormir no aeroporto ao frio, sem cobertor nem almofada pois não tinha dinheiro para pagar alojamento. Lembro-me também de comer uma sandes e beber um copo de agua pois não havia dinheiro para mais, passei por isso tudo e não morri. Mas relativamente à Sata-Açores queria dizer o seguinte: cheguei a ficar uma semana cancelado no Faial e alguns dos voos que deviam seguir para as Flores, chegavam à Horta e cancelavam, mas estes mesmos aviões (que deveriam seguir viagem para as Flores) já tinham os passageiros no aeroporto para sairem para PDL ou Terceira com os senhores deputados regionais, ou seja, a Sata Açores é uma merda ao serviço do governo regional dos açores e quem paga é o contribuinte. A Sata não têm qualquer respeito pelos seus clientes das Flores e nada faz para regularizar um cancelamento no mesmo dia, ou seja, se o voo cancela às 8h00 da manhã não fazem um segundo voo no mesmo dia mas mais tarde (muitas das vezes ao final da tarde as condições atmosférias permitem esta escala) para regularizarem a situação dos passageiros das Flores. Se forem passageiros da Terceira, S.Miguel ou Horta realizam o voo mas das Flores nem pensar. Com os deputados que temos agora ainda vai ser pior pois eles estão priocupados é com o seu e já estão com as calças rotas de tanto as baixar ao Governo Regional. Mas a culpa é do povo pois votou em massa no PS.

Anónimo disse...

Pois pois ,mas acontece que não vivemos nos EUA nem no Canadá embora sejamos a populaçao mais ocidental da Europa. são todos uns santos e a apatia continua , é uma tristeza... ,tambem sou a favor de cancelarem quando o tempo não permite a aeronave voo nas medidas de segurança exigidas, mas sei que se esta lei entrar em vigor vão começar a cancelar para as Flores a torto e direito ,não sei se se lembram de á anos atrás como era, ainda me lembro bem por isso a minha preocupação

Anónimo disse...

Que remédio tem certa gente senão acalmar a periquita.
Era um nunca parar.

Anónimo disse...

Temos aqui alguns astrologos ou tarologos. Já sabem tudo o que vai acontecer no futuro. Fantástico! Deviam ir para a Praça e montar tenda... fazer alguns trocos em futurologia.

Anónimo disse...

ha uns anos atras, o aviao cancelava mais porque eram outras aeronaves em que os limites eram outros.

Quem nao estiver contente com a sata, pode mudar de companhia!

Viajar nos EUA em voos domésticos...enfim é em voos low cost, que paga por cada volume na bagageira e so pode levar um na bagagem de mão! è no aeroporto de stoughton!!!ehehehehe!!!

e já agora, esta de pagar aos passageiros cancelados é uma norma europeia!!!

caro anonimo, a europa esta muit á frente dos EUA em relaçao a civismo e a respeitar os utentes.

Anónimo disse...

A um Jonas qualquer prai que fala dos passeios a custa do centro de saúde. Isto nao e bem assim porque ja fui 3 vezes a minha custa fora porque no centro de saúde comigo estava tudo bem. Mas As tantas tambem ja foste passear e um dia dr. emiliana achou que ate tavas bom e da nisso. gente sem prestar para nada, cospem no prato onde comem.Quantia SATA, isto e uma anedota, vejam bem eus amigos, o cinto vai apertar cada vez mais e o vão a trabalhar para estes cães todos. Abram o olho se nao querem deixar fiado na padaria. Isto ainda e o principio do que vem aí.......

Anónimo disse...

Nos Estados Unidos é assim. Paga-se a bagagem de porão em companhias de bandeira e em low cost (25 dolares) e só se pode levar um volume de mão que caiba na bagageira.
Quem não acredita vá lá.
Dormi no JFK com dois cobertores e uma almofada, no chão, porque o voo numa companhia de bandeira canadiana, entre Nova York e Toronto, tinha sido alterado por mau tempo.
É assim que se faz nos Estados Unidos.
Aqui, anda tudo mal habituado. Por muito que a nossa companhia aerea faça, há sempre quem meta o dente, quem desanque, quem gaste a má língua.

A Europa em termos de preços, não é modelo para ninguém. Bem pelo contrário. Uma viagem de avião aqui custa dez (10) vezes mais do que uma viagem de avião à noite nos EUA.
Aqui, uma viagem de avião tem rituais. É o empregado que pega na mala, é outro que vê os bilhetes, é a outra que cobra os bilhetes, é a outra que leva à escada, é a outra que dá uns rebuçados, são os hoteis quando está mau tempo, são as senhas para a refeição, emfim... direitos e mais direitos que tem como resposta, do lado do utente, o desdém, o descontentamento e linguaredo porco sem limites.
Anda-se de avião na américa como se anda de carro aqui. Porque o passageiro é que faz o seu chek in numa máquina, não acarta malas e trambolhos e, em caso de condições meteorológicas adversas, sujeita-se a dormir no aeroporto, porque quem tem culma do mau tempo é S. Pedro.
É por isso que os preços são baratos.

Anónimo disse...

Se não houvesse pessoal que tivesse abusado nas idas lá fora às consultas em que so podiam ir uma pessoa(doente) e caso necessário um acompanhante, essas pessoas levavam também filhos e até amigos como foi o caso de certas famílias de Santa Cruz... Agora X pa pa todos...

Anónimo disse...

Agora é que não estou a perceber nada , sabem o que é uma norma decretada pela união europeia ,e pelo IATA ,não tem nada a ver com pessoas que vão a consultas ou tratamentos médicos porque não os tem na Ilha ,nem tem nada a ver com os voos dos EUA em que a maioria dos voos são low cost , a manutenção desses aviões é uma m.... , por isto não há comparação possivel ou então está tudo louco,criem mas é juizo não há que ter pena da Sata ,por acaso sabem quanto ganha o administrador? então pensem um pouco antes de atirarem farelo para o ar .

Anónimo disse...

Nem pelo dobro eu queria administrar a SAtA e sofrer gente malcriada, atrevida e mexeriqueira,
Ainda que me pagassem o dobro, eu nao queria.
O cebolao das 22:40 devia era ir para a America, estagiar, e dormir no chao do aeroporto quando faz mau tempo, andar só de mala de máo e fazer ele próprio o check in, para dar o valor às coisas boas que tem aqui.

Anónimo disse...

aonde andam os deputados do psd e ps nao dizem nada.pois agora lembrei me k esses senhores deputados quando cancelarem sao os os nossos impostos que os vao pagar a estadia

Anónimo disse...

Ao anónimo das 21:49 ,não te conhecendo aconselho-te a voltares para a América , pois nós estamos no Grupo ocidental do Arquipélago dos Açores. Só falas na américa que dormiste que fiseste tudo passado e agora como vems mamar oque todos nós que cá ficamos descontamos ainda criticas sape lá pra fora ,mais um paranos chular

Anónimo disse...

mas que deputados? deixemnos estar que se à alguem que esta bem sao eles.

Anónimo disse...

este senhor que fala da america deve de ser daqueles que quando veem as flores vem com uns centimos na algibeira e quando volta volta pra la vai com a algibeira rota de tanto sacudir os centimos ,e se calhar ainda vem ca a nossa terra com dinheiro enprestado.