segunda-feira, 25 de março de 2013

SATA poderá deixar de pagar alojamento aos passageiros retidos em cancelamento de voos por mau tempo

Esta é uma das principais medidas presentes na proposta de revisão dos direitos dos passageiros dos transportes aéreos, desenvolvida pela Comissão Europeia.

Os passageiros da SATA Air Açores que fiquem sem voo numa das ilhas que não a de origem podem vir a perder direito a receber alojamento da transportadora aérea, caso a revisão dos direitos dos passageiros dos transportes aéreos proposta pela Comissão Europeia receba luz verde.

Isto porque no documento apresentado a 13 de Março pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas, lê-se, na parte destinada às “Operações Regionais” do ponto 4 “Encargos financeiros desproporcionados”, que é suprimida “a obrigação de oferecer alojamento aos passageiros de voos de menos de 250 km e com aeronaves de menos de 80 lugares. Já nos restantes voos, a Comissão indica que a oferta de alojamento vai até às três noites em circunstâncias excepcionais.

A proposta clarifica a expressão “circunstâncias extraordinárias”, que, quando invocadas pelas transportadoras aéreas, não as obriga a pagar as indemnizações. Assim, a Comissão Europeia define-as como aquelas que são “inerentes ao exercício normal da actividade, como catástrofes naturais ou greves dos controladores do tráfego aéreo”. Já os problemas técnicos detetados no decurso das operações de manutenção de rotina do avião, não são considerados.

Nos Açores serão afectados os passageiros com viagens canceladas, em caso de catásfrofes naturais ou greve, entre as ilhas do Grupo Central e entre São Miguel e Santa Maria. A SATA admite aplicar a medida, caso seja aprovada a proposta de revisão dos Direitos dos Passageiros dos transportes aéreos.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está uma notícia à muito aguardada. E se já fazem o que querem, ai os cancelamentos vão começar a ser muito mais. Será que a próxima é de que as tarifas vão baixar??? Era bom de mais para ser verdade. Era bom demais para ser verdade. Cada vez mais isolados e entregues ao nosso destino, é a nossa sina. Cadê os nossos deputados?! Já algum se pronunciou acerca do assunto.

Anónimo disse...

Os nossos deputados estão de férias de longa duração com direito a respectivo subsidio mais valias pagos com o dinheiro dos nossos impostos.
Ciente que esta é uma medida da CEE os deputados pouco podem fazer mas que estão de férias estão, e de longa duração, mas é muito bem feito pois os eleitores das Flores votaram democraticamente e em massa na máfia socialista. Parabéns a quem ganha o vencimento e nada faz para defender os residentes na ilha das Flores. Se tivesse no V. lugar fazia o mesmo pois quando hà cancelamentos vocês tem alimentação e alojamento em hotel pago pela Assembleia Legislativa dos Açores. Este pagamente é feito com o dinheiro dos nossos impostos dai aproveitem bem estas regalias e orelhas moucas ao povo;)))

Anónimo disse...

lê-se, na parte destinada às “Operações Regionais” do ponto 4 “Encargos financeiros desproporcionados”, que é suprimida “a obrigação de oferecer alojamento aos passageiros de voos de menos de 250 km e com aeronaves de menos de 80 lugares”.

Será que não dá para ler a parte dos "menos de 80 lugares"?
Não está escrito com capacidade igual ou inferior a 80 lugares, está?
Se as normas são aplicadas a companhias que operem com aviões com menos de 80 lugares, é de supor que apenas se incluem os que que tem de 1 a 79 lugares inclusive, logo só são aplicadas ao Q200 que tem uma capacidade de 37 passageiros.

Anónimo disse...

é muito bem feito voces votaram no pereira agora apertem com ele para resolver este assunto é que eles estão-se marinbando para cancelamentos tem sempre tude garantido como diz o anónimo das 9,35.

Anónimo disse...

Quando os nossos Dignissimos Deputados ficam cancelados, será que aproveitam as regalias da Sata e ao mesmo tempo recebem ajudas custo adicionais ???

Anónimo disse...

Vou postar pela 2a vez, já que a 1a parece que foi interceptada.
Cito: "que é suprimida “a obrigação de oferecer alojamento aos passageiros de voos de menos de 250 km e com aeronaves de menos de 80 lugares”.
Será que não dá para ler e fazer contas?
Se é para aviões com menos de 80 lugares (supondo que o texto será este tal como postado), esta medida engloba apenas aqueles que tem entre 1 e 79 lugares (matemática), logo os Q400 não deveriam ser abrangidos pela medida. mas claro está, há sempre uma forma de dar a volta à questão, ou seja, a SATA passa a escalar os Q200 a voar para as Flores todos os dias, em desdobramento.

Anónimo disse...

Bem visto anónimo das 14h57.


A Sata Açores é uma companhia aerea com capitais publicos ao serviço da máfia socialista!

Os deputados das Flores têm alojamento e alimentação assegurados daí que se estão a marinbar para o povinho. Paguem e não bufem e nas proximas toca a ir votar em massa no partido socialista!