domingo, 5 de maio de 2013

Andorinhas avistadas na ilha das Flores

Estupefacto fiquei quando, hoje, deparei-me com um pequeno bando de andorinhas (cerca de 100 indivíduos) que, graciosamente e felizes, enriqueciam a tarde deste dia nublado mas calmo nesta terra do Sol Poente. Trata-se de uma das mais emblemáticas aves da nossa fauna, carregada de simbolismo relacionado com a sua chegada que costuma ser entendida como um anúncio da Primavera.

Andei a ver se descobria qual a espécie, mas é um pouco difícil para um leigo na matéria. Não obstante, trata-se de um caso inédito, visto que anteriormente jamais foi visto tal simbólica ave por estas paragens. Sei que já foi avistada na Alagoinha por GerbyBirding Azores.

Tirei dezenas de imagens para aproveitar duas, mas que dão para ver que se trata de duas espécies: andorinha-dos-beirais (delichon urbica) e andorinha-das-chaminés (hirundu rustica).

Na Internet encontrei fotografias da ave/espécies que hoje serpenteou e adoçou este dia primaveril na aldeia da Costa. Obrigado Natureza pela espontaneidade surpreendente que nos brindas...


José Agostinho Serpa

6 comentários:

Anónimo disse...

Esporadicamente estas aves migratórias tocam nos Açores. Mais frequentemente em Santa Maria, com maior raridade nas ilhas ocidentais.
É a primavera.

Anónimo disse...

Nunca as tinha visto , mas é mais uma espécie que vem enriquecer a nossa ilha , parabens pelo trabalho de observação e fotografia das mesmas .

Anónimo disse...

As andorinhas não vão ficar cá. São aves migratórias, como tantas outras que compõe a nossa fauna avícola.
Como são avessas a coligações com pombos torcazes, e muito bem, descansam, alimentam-se e procuram o seu destino nas margens do Mediterrâneo.

Anónimo disse...

Também vimos no Faial da Terra, S. Miguel, nos últimos dias de Abril. Apareciam de manha e final da tarde em grupos de 6 a 7.

Anónimo disse...

Coitados dos bichos. Vem fugidos da crise que assola a europa e continente português.

Anónimo disse...

É bom saber que certas aves migratórias continuam a visitar os Açores.
É de bom grado que as acolhemos e com amor que pedimos que voltem para o ano.
Obrigado pela informação atenta.