sábado, 25 de maio de 2013

Fábrica de lacticínios está em perigo

Os lavradores da ilha das Flores estão a desistir de produzir leite, o que coloca em causa a subsistência da fábrica de lacticínios forentina. Actualmente, apenas dois produtores são responsáveis por sessenta por cento do leite entregue naquela unidade industrial. Durante a recente visita estatutária à ilha das Flores, o Governo Regional anunciou que vai disponibilizar terrenos baldios para incentivar a produção de leite. De momento, a preocupação dos lavradores é com a escassez de alimento para o gado, devido ao Inverno rigoroso.

Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
A classificação de leite cru na ilha das Flores começa no próximo dia 1 de Junho, satisfazendo velho desejo da Cooperativa Ocidental.

Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Experimentem a pegar no vencimento de pessoal que contrataram pago a preço de ouro e dividam esse dinheiro pelo litro de leite pago ao produtor !! Os agricultores não precisam de baldios! Precisam é de ver o seu esforço e trabalho compensado ! Cavaram o seu próprio buraco, é só uma questão de tempo ate fechar portas!

Anónimo disse...

Muitos dos que desistiram foi apenas e só porque o seu leite de qualidade, com todas as condições de higiene e segurança alimentar era pago ao mesmo preço de alguns que vão por porcaria, de ordenhas sem condições de higiene algum. Esta fabrica tem muitos podres, é melhor não mexer muito!

Anónimo disse...

Acabou-se o regabofe.
Ou a fábrica dá, porque tem gente à frente que a sabe gerir, ou fecha, dando lugar a outros que queiram entrar no mercado.
Há custa dos impostos de todos, fazendo concorrência a outras bem geridas, é que não.
Há lavrador que não quer produzir leite.
E porquê?
Porque não tem Sábado, Domingo ou feriado e levantar cedo não é lá muito bom.
Pois é.
Mas tem Sábado, Domingo e feriado para ser subsidiado à conta dos contribuintes europeus!
Se o mercado europeu abrisse portas ao leite produzido nos países pobres do mundo, a fome acabava e não via-mos na TV a agonizar, aquelas criancinhas esqueléticas.
Somos todos muito de religião, de rezas e sensíveis ao sofrimento.
Quando não mexem muito connosco e não tocam no nosso bem estar.

Anónimo disse...

Fecham os postos e é isso que acontece......para quem não sabe no concelho das Lajes o único posto aberto esta na Fazenda, porque será???
Peçam apoios para manter os postos abertos... ou então mudam os dirigentes....
Não queremos ficar sem o nosso queijo da nossa ilha.

Anónimo disse...

Dirigir o que seja, com dinheiro do governo e de subsídios, custa alguma coisa?

Anónimo disse...

Tambem só sabem dizer mal ,em vez de o fazerem porque não vão ao leite ,custa muito levantar todos os dias quer chova vente ou faça sol e ter que lá voltar á tarde e convem ser ás horas certas muitos a dizer mal e poucos a fazer melhor .

Anónimo disse...

O problema é só um: quer chova quer faça sol, quer seja feriado ou fim de semana, o subsidio pinga sempre.
Enquanto for assim, e "alguém" disponibilizar o dinheiro, vai acontecer muito mais.
Ou eu não me chame Calixto.

Anónimo disse...

Muito se chora para ir tirar o leite às vacas.Eu queria era ver estes lavradores no meu tempo levantar da cama às tres da manhã e sair de casa com as duas latas no ombro num pau e com o pé descaço por caminhos velhos no escuro da madrugada para estar na leitaria antes das sete a fim de ser desnatado o leite e lá ficava a gordura por uma bacatela de dez centavos e não havia subsidios.Isto é que era um tempo que se deveria cramar mas esta palavra cramar não existia tinha-mos era encostar para o trabalho.

Anónimo disse...

tens razão anónimo das 16,38 meu pai chegou-me a contar com o frio os pés faziam frida, hoje em dia é tude facil até vamos de carro ao pé das vacas e não é preciso acarretar agua às costas como dizia meu pai.só crama hoje é aquele que não quer ter trabalho quer é tude feito.

Anónimo disse...

È verdade eram tempos dificeis ,mas é preciso ver as coisas como são os tempos mudaram houve evolução os lavradores hoje tem mais cabeças do que tinham antigamente hoje há graças a Deus muitos caminhos de penetração ,por isto não se pode criticar o lavrador por ir tratar das vacas de carro ou outro veiculo qualquer ou ainda além deste Pais de Merda que vivemos e subsidiamos estes politicos todos queriam que foçemos para as vacas a pé e descalço , santa paciencia há um remédio vaiam Pastar