quinta-feira, 23 de maio de 2013

Apresentação da candidatura autárquica do PS a Santa Cruz: José Carlos Mendes

O socialista José Carlos Mendes apresentou na terça-feira à noite a sua candidatura à Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores nas eleições autárquicas deste ano.

José Carlos Mendes ocupa desde Outubro passado o cargo de presidente da Câmara, substituindo Manuel Pereira, que ganhou as eleições locais de há quatro anos. “Não quero a grandeza do cargo, quero sim a oportunidade de continuar a fazer mais e melhor todos os dias”, afirmou José Carlos Mendes, na apresentação da candidatura, que contou com a presença do presidente do PS/Açores e do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

José Carlos Mendes disse ter “ideias, vontade e energia” para desempenhar o cargo, destacando conhecer “ao pormenor” as quatro freguesias do concelho, “as suas carências e dificuldades”, económicas e sociais, “relativamente às famílias e às pequenas empresas, estas responsáveis por largas dezenas de postos de trabalho”. O candidato socialista considerou assim “fundamental” ajudar agricultores, pescadores, comerciantes e empresários e tentar fixar pessoas no concelho, sublinhando ainda que não deixará “ninguém para trás” e que “as pessoas estão primeiro”.

José Carlos Mendes prometeu “continuar a manter as taxas do IMI nos valores mínimos” e “a praticar a mais baixa tarifa de água da Região e do país”.

Neste discurso de candidatura, fez ainda um balanço deste mandato socialista à frente deste município da ilha das Flores, destacando a obra feita a nível de rede viária, no sector das águas, no saneamento básico, na educação, na habitação ou na acção social. Por outro lado, destacou que a Câmara Municipal “tem uma situação financeira equilibrada e saudável”, sendo a terceira do país a pagar em menos tempo aos fornecedores (três dias, em média).

José Carlos Mendes citou ainda estudos que consideram este concelho florentino como o décimo oitavo a nível nacional, e o primeiro dentro dos Açores, “com melhor qualidade de vida”. Porém, acrescentou, “muito há ainda a fazer” para atingir “o patamar de desenvolvimento” ambicionado por todos, comprometendo-se a dar o seu melhor para enfrentar os próximos desafios.

Antes, o líder do PS/Açores tinha elogiado a “experiência” e “sensibilidade social” de José Carlos Mendes para justificar a decisão do partido para o candidatar à autarquia de Santa Cruz das Flores. Vasco Cordeiro considerou que nas próximas autárquicas, por causa da “conjuntura”, não estão em causa “meras” eleições locais, mas a escolha de projectos e pessoas “capazes de definir prioridades” e de as concretizar.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
De relembrar que esta é já a segunda vez que José Carlos Mendes se candidata à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores: nas autárquicas de 2001 concorreu pelo PSD "contra" Dora Valadão (CDU) e Manuel Pereira (PS), tendo perdido para este último.

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Os propósitos são claros e as ideias definidas.
Esta candidatura opõe-se a outra, mal definida, que não é carne nem peixe, sob a qual paira a visão tresloucada que governa Lisboa.
As Flores precisam de gente dedicada. Gente que perceba que ser presidente de Camara é servir os outros e não "grandeza".
As Flores mais do que nunca estão numa encruzilhada do seu destino.
À desertificação e demanda de jovens tem de se opor a fixação, com gente empreendedora que crie riqueza.
A um turismo massificado, de pouca mais valia, temos de imprimir selectividade, fomentando a qualidade.
A uma agricultura de monocultura, temos de opor outra adaptada à nossa realidade, potenciadora da autossuficiência.

Temos o que muitos queriam ter e não tem.
Temos beleza.
Temos um ambiente puro.
Temos gente afável.
Temos um mar imenso.
Temos potencialidades agrícolas.
Temos boas estradas.

Falta-nos a formação que potencia a qualidade.
Falta-nos empreendedorismo, que cria riqueza.
Falta-nos ambição de acreditar num amanhã melhor.
Falta-nos uma divulgação acertiva, que valorize o que temos.

O Sr. José Mendes é uma pessoa inconformada, sensível ao que nos falta.
É um homem de acção numa altura de muita conversa.
Não vamos ficar mal servidos.

Anónimo disse...

..."continuar a manter as taxas do IMI nos valores mínimos"....???????????????
É mentira.
O que está definido por ele são os valores médios possíveis.