sexta-feira, 31 de maio de 2013

Quatro portos integram rede europeia

Os portos de Lajes das Flores, Horta, Praia da Vitória e Ponta Delgada foram incluídos numa lista europeia de portos marítimos de importância fundamental.

Quatro portos açorianos foram selecionados para integrar uma rede transeuropeia de transportes marítimos. Esta lista da Comissão Europeia visa melhorar a operacionalidade e as ligações à rede de transportes da Europa, contando com 319 portos.

Vítor Fraga explicou que o projecto europeu se foca “muito ao nível da eficiência dos portos” e prevê também recursos financeiros para melhorar as infraestruturas selecionadas. O secretário regional dos Transportes sublinhou que o arquipélago também defende “transportes integrados” a nível europeu e que “os Açores façam parte do mapa”.

Por outro lado, destacou que da lista divulgada [na semana passada] em Bruxelas fazem parte portos de todos os grupos de ilhas dos Açores: Lajes das Flores (grupo ocidental), Horta e Praia da Vitória (grupo central) e Ponta Delgada (grupo oriental).

“É uma notícia muito importante para os Açores”, sublinhou Vítor Fraga, dizendo que se trata, porém, apenas de “uma etapa” num trabalho que tem de continuar a ser prosseguido agora “com o estudo mais aprofundado das propostas que a União Europeia irá colocar para serem trabalhadas”.

A Comissão Europeia quer melhorar as operações portuárias e ligações à rede de transportes em 319 grandes portos marítimos da Europa, incluindo 13 em Portugal Continental e regiões autónomas. Para tal, Bruxelas tenciona apresentar, antes do Verão, propostas destinadas a reduzir a burocracia e as formalidades administrativas nos portos.

Segundo dados de Bruxelas, em 2011 transitaram pelos portos europeus cerca de 3.700 milhões de toneladas de mercadorias (em mais de 60 mil escalas de navios de comércio). No total de tráfego, 70% correspondia a granéis e 18% a contentores.

A Comissão Europeia prevê que o tráfego de mercadorias que transita pelos portos da União Europeia cresça 50% até 2030, o que poderá ser uma oportunidade de crescimento económico e de criação de 110 mil a 165 mil novos postos de trabalho na Europa.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
De lembrar que, no entanto, os Açores registaram uma redução de 17,5% do transporte comercial por via marítima em 2012.

Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

eu já alguns tempos venho a dizer que a capital das flores lajes vai ainda ser cidade e até no museu novo já estão a fazer as portas em arco como tem em ponta delgada e será atribuido nesta altura nas lajes portas da cidade. grande valor dá a este porto a união europeia.

Anónimo disse...

As Lajes um porto europeu!

Anónimo disse...

Esta noticia deve ser para rir só pode...Como todos nós sabemos o porto das Lages é perigoso, possue capacidade somente para um barco de pequeno porte, em caso de mar agitado o barco não atraca e é obrigado a abandonar o porto e procurar abrigo na ribeira da Cruz. Agradeçam ao Mota Amarelo e resumem-se à vossa pequenez;)))

Anónimo disse...

eu ontem quando fui a santa cruz estava um homem da caveira a dizer que tinham dito a ele que a união europeia queria aumentar o quebra mar na doca das lajes, vai ser bom melhor segurança e muito provavel aumento de cais para barcos grandes e ficará as lajes a tornar-se um dos grandes portos europeios.

Anónimo disse...

Sou de Ponta Delgada Concelho de Santa Cruz e não ia às Lajes talvez a mais de dois anos.Fui no dia em que o barco veio e fiquei pasmado a olhar para obras novas na Vila de Baixo na antiga corretora e um miradouro em cima da moralha alta,eu fiquei a pensar que este povo deste Concelho tem toda a razão de nunca ter mudado de Partido para a sua Camara, e na minha maneira de ver mesmo com outros novos do mesmo partido Social Democrata tenho a certeza que eles querem contnuar a fazer como o seu colega que deicha as suas funções em Outubro. Parabens ao Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Vê lá se o consegues arratar para a ribeira da cruz , pensei que estas dores já tinham passado ,mas continuo a ver que ainda existe muitas dores de certeza que vão ser crónicas

Anónimo disse...

O meus amigos doa a quem doer o porto está cá e é como o toyota veio para ficar.

Anónimo disse...

vi logo que este anónimo das 4,16 não percebe nada de Mar quando diz que o mar está mal nas Lajes que o barco procura a ribeira da cruz. quando o mar está mau nas Lajes tambem está em Santa Cruz o barco procura é a Fagã Grande e sempre foi assim.

Anónimo disse...

estive no porto e contei quantos iates estavam cá capital das flores e contei 28 .

Anónimo disse...

tem razão o anónimo das 20,38 qundo fala em crónica,é mesmo uma doença crónica que só a terra é que cura.

Anónimo disse...

Pergunta que fica no ar. Para quando Governo decide passar a Capitania para as Lajes já que ela em Santa Cruz não se justifica.

Carlos Manuel disse...

Isto é só pra ingles ver...
Onde anda o combustivel?! (temos que ir a pe ate a bomba!!!!!!) Balnearios da marina?!?! E quando vem o vento leste, la tem de sair os barcos da agua!!! Para alem disso paga-se o mesmo, que nas outras marinas dos Açores, ainda assim todas elas tem as condiçoes em falta nesta(Lajes das Flores)
Venha la mais uns votinhos...

Anónimo disse...

Meus caros não posso nem ouvir este moço do Corvo Vítor Fraga , mas não foi este pardal que nomeou o Porto das Flores de Importância estratégica foi sim a comissão Europeia , se tem combustível balneários capacidade ou não para mais iates não interessa , o que interessa é que o Porto está cá e muito bem pois na altura havia quem os tinha no sitio ao contrário de Agora e quer queiram ou não para Santa Cruz já não vai na altura não tiveram capacidade para o levar e agora muito menos Viva o Porto Das Flores e quem Lutou para que fosse Instalado nas Lajes das Flores .