sábado, 12 de outubro de 2013

Porto comercial de Lajes das Flores

Para quem não sabe, o Grupo Ocidental é abastecido de todos os bens (incluindo os de primeira necessidade) de 15 em 15 dias por este barco ou outro que o substitua. Após a sua descarga, as mercadorias são levadas para os respetivos armazéns, conferidas e depois (segundo as encomendas) seguem para a vizinha ilha do Corvo.

Mas por estas paragens existem alguns "senãos", ou seja, o referido barco vem à ilha das Flores quinzenalmente quando a agitação marítima o permite, mas como tem um "porte/envergadura" grande suporta algum temporal. O mesmo já não acontece com o barco que efectua o abastecimento à ilha do Corvo, pois dada a sua reduzida dimensão e as tempestades que por cá se fazem sentir, ficam os corvinos muitas vezes a "ver navios", ou seja, sem bens essenciais para não falar no restante.

Este serviço de abastecimento marítimo tem vindo a melhorar ao longo das últimas décadas, mas por estas paragens - quase a meio caminho entre a Europa e a América - vai sendo assim a vida das nossas gentes. Esta imagem mostra o barco de abastecimento à ilha das Flores e outros dois barcos que fazem as referidas ligações à vizinha ilha do Corvo. A este conjunto fica a faltar o barco-cisterna responsável pelos combustíveis, que dada a pequenez da ilha e a boa capacidade de armazenamento, raramente faltam.


José Agostinho Serpa

3 comentários:

Anónimo disse...

a Doca da ilha das flores. quando houver eleições para 2017 o governo vai terminar aquela ponta que falta alargar.

Anónimo disse...

Para quando o Governo toma a decisão de passar a Capitania para as Lajes, já que aqui é que tem o Porto Comercial e a Marina.
Um Lajense sempre atento.

Anónimo disse...

sim já deveria estar nas lajes á muitos anos a capitania.