segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Açorianos são os mais satisfeitos do país

Têm mais peso, são mais deprimidos e têm mais dores nas costas, mas dizem que estão satisfeitos com a vida: são assim os açorianos, de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde de 2014.

Mais de metade dos açorianos dizem estar satisfeitos ou bastante satisfeitos com a vida, apesar dos Açores apresentarem vários indicadores de saúde piores do que o resto do país. De acordo com o inquérito nacional de saúde, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, em 2014 os açorianos eram os habitantes mais satisfeitos do país: 55% diziam estar satisfeitos ou bastante satisfeitos. Os homens estão mais satisfeitos do que as mulheres.

No entanto há vários indicadores de saúde que contrariam essa satisfação. Os açorianos têm, por exemplo, uma percentagem mais elevada de excesso de peso do que a nacional. Talvez por consequência, temos também uma percentagem muito mais elevada (52%) de pessoas com dores lombares e de costas, a doença de que mais pessoas (33%) se queixam em todo o país.

Os açorianos são também mais deprimidos do que o todo nacional. No arquipélago só há registo de mulheres com depressão e a doença atinge sobretudo as faixas etárias mais elevadas (a partir dos 65 anos). A Região lidera também no consumo de tabaco. O mesmo não acontece com o consumo de álcool.

Nas idas ao médico também ficamos atrás da média nacional. A nível nacional, 75% da população diz ter ido ao médico de família no último ano e 48% a uma consulta de especialidade. Nos Açores, os números caem para 59% nas idas ao médico de família e 39% a consulta de especialidade. Na Região fazem-se ainda menos colonoscopias, menos mamografias e menos citologias cervicais.

As mulheres açorianas usam menos contracetivos do que a média nacional. Nos Açores também se recorre menos à vacinação contra a gripe.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Felizes e contentes!
E o maior motivo são os nossos políticos que tanto trabalharam e trabalham para andarmos assim!

Anónimo disse...

Felizes e contentes são os nossos politicos que tanto dinheiro ganham para andarmos com tanto pouco trabalho e dinheiro.