terça-feira, 10 de novembro de 2015

CMLF em situação de equilíbrio financeiro

Após dois anos de mandato, e na sequência de um esforço considerável, o Município de Lajes das Flores encontra-se atualmente numa situação de equilíbrio financeiro e de cumprimento face às regras do endividamento e do prazo médio de pagamento a fornecedores, conforme foi recentemente publicado pela Direção Geral das Autarquias Locais.

Tendo sido sujeito a penalizações do Governo da República por excesso de endividamento no início do mandato, o Município das Lajes iniciou um processo de redução da despesa e de maximização da receita, nomeadamente através da alienação de algum património, com vista ao reequilíbrio das suas contas.

Já no corrente ano o Município das Lajes foi notificado de uma penalização por incumprimento no prazo médio de pagamentos relativamente ao ano de 2013, tendo entretanto a situação sido regularizada também neste critério.

Não tendo ainda atingido a situação de equilíbrio pretendida, o que é evidenciado pelo facto do Orçamento para o ano de 2016 prever um desequilíbrio das receitas face as despesas previstas, o Município das Lajes continua no entanto na trajetória de reequilíbrio financeiro e orçamental.

Esta situação permite que actualmente a Câmara Municipal de Lajes das Flores seja uma instituição cumpridora da lei e dos seus compromissos e isso tem reflexos importantes também na economia local, uma vez que os pagamentos aos fornecedores locais chegaram a ter um atraso próximo de um ano no início do mandato, e neste momento estão a ser efetuados a menos de 30 dias, o que contribui para a sustentabilidade económica das nossas empresas.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

30 comentários:

Anónimo disse...

ouvi falar que estavam a pagar no mesmo dia, cada vez intendo menos. vamos a ver quando é que começas obras que á muitas para fazerem que até agora foi só festas.

Anónimo disse...

finalmente, após noites e noites de trabalho externo, conseguiram endireitar as contas!
Agora já podem começar a trabalhar em prol do nosso Concelho!

Anónimo disse...

Então os amigos do João não se manifestam?

Anónimo disse...

Graças a Deus! Já não era sem tempo!

Anónimo disse...

Até que enfim quase três anos para pagar dois milhões fará se tivessem trinta milhões para pagar.

Anónimo disse...

Obras? Mas já estão a fazer obras. Estiveram na terra da recta das Lajes,e agora estão no tabuleiro na Fazenda começando uma casa. Querem mais obras ????

Anónimo disse...

uma casa!!! não sabia dessa casa para quem é ou para que é, o que vale é que o fim desta gente na camara das lajes está a chegar.

Anónimo disse...

Agora já podem baixar o IMI!

Anónimo disse...

Anónimo 11/11/2015, 20:33:00 tu deves ser um belo de um s.....

Obras foi o que o anterior executivo camarário fez, começando pela bela casa com piscina na baía da fajã grande, ali perto do acesso para o poço do bacalhau...
ao outra da casa no monte das Lajes que também fez uma bela casa...
e acabando na casa da fazenda das lajes que também tem piscina na rua de cima, daquela senhor gordinho...
digo estas três mas ainda há muito mais... posso dizer mais uma, vá lá... aquela na rua do gato que nunca chegou a ser pintada, perto da casa do senhor luis gregório, que pertence a familiares do antigo presidente da Camara...

São tudo casas de quem tinha muita necessidade e Camara ajudou... não só com máquinas mas com todos os materiais que iam lá meter durante o dia mas principalmente durante a noite...

Mas já que falou na reta das Lajes, o executivo anterior também lá fez uma obra, ou melhor, criou as instalações de uma empresa.

Caro anónimo, pense lá bem nas coisas antes de as dizer.
Se bem que, como bem sabemos, 2 ou 3 destas pessoas que enumerei no meu comentário, são os brilhantes comentadores assíduos aqui deste blog.

Anónimo disse...

Grande paródia que para aqui vai....
Então a Câmara Municipal consegue por as contas em dia e estes senhores sobre anonimato só falam em casas...
Vamos la ver se vos entendo
A Câmara que eu saiba tem regras para ajudar os mais desprotegidos nas construções. Está a reduzir o défice e depois só se fala das casas dos outros. Um bom exercício de memoria não fazia mal nenhum.
Penso que seria mais útil ao debate se comparassem aquilo que a Câmara fez nos dois mandatos para beneficio da população das Lajes. Pois falar coisas que não se tem provas, em anonimato é fácil o difícil é provar e esse tipo de conversa não vai a lado nenhum.
Penso que o município ficou bem servido com os trabalhos realizados por o anterior presidente João Lourenço. E foi bem servido agora por este presidente que quis o lugar e com toda a legitimidade o obteve. Fez um bom trabalho conseguiu demonstrar que a divida era pagável. Bem Haja ao Sr. presidente Luís Maciel.
Mas contudo tenho que o dizer que se tivesse ficado a candidata a presidente a Sra Alice Ramos não iria fazer muito diferente, iria amortizar a divida de igual modo porque seria o mais sensato é que a câmara tenha as suas contas saudáveis.

Anónimo disse...

As contas das instituições publicas são iguais às das nossas casas. Se geridas com sensatez, tino e juízo, não dão buraco. Se administradas sem controle, porque "quem vier a seguir que feixe a porta", aparecem as dividas aos fornecedores e o descalabro instala-se.
Em boa hora se resolveu um sério problema, sem onerar os munícipes e sem entrar em colapso, encostando as viaturas à parede como certas Camaras da região fizeram.
Agora mais do que obras tolas, quer-se investimentos em coisas que tragam mais emprego, mais empresas e mais turismo.

Anónimo disse...

tu anónimo das 00.13 falas é em turismo mas deves estar a pensar em trazelo para santa cruz é que nas lajes desde que está o partido socialista nada fez a não ser festas e mai nada. tanto que falta fazer nas lajes para turismo mas, primeiro é preciso ter as condições como assim hotel, pousada, centro de saúde,a piscina no porto que a camara prometeu fazer, etc, etc.

Anónimo disse...

O dono da casa do tabuleiro deve ser o magnata do desporto!
Resta saber se este cumpriu todos os requisitos para que lhe fosse atribuído essa ajuda. Sim, porque este aufere rendimentos como profissional de saúde, presidente de junta e talvez do desporto não?

Anónimo disse...

a camara já que não faz obras e para caçar uns votos agora vai dar sem euros por ano em medicamentos, mas mesmo assim não vão conseguir ficar de novo no tacho, já mais de metade da população do concelho esta arrependido ter votado socialista.

Anónimo disse...

Tenho que ser curto no meu comentário.

1 - A casa da baía da Fajã grande já estava feita quando o joão Lourenço foi para Presidente da Câmara, e não pensam certamente que foi o antecessor que a fez.

2 - As obras feitas pelo anterior executivo na reta da Lajes forma efetivamente um bom investimento. A empresa faliu e s terrs foi vendida por meos de metade do que a compra tinha custado, sem contar com as mais valioas feitas lá pela Camara. Bom negócio para quem comprou

3 - A casa do tabuleiro é efetivamente para o presidente da Junta da Fazenda. Gostava de sabem em quanto foi valorizado o trabalho dos homens e das máquinas que que lá estiveram trabalhando. E gostava de saber em que programa de apoios se ennquadra esse apoio. Trata-se de um senhor que tem rendimentos de trabalho muito bons, um quadro superior da adminsitração regional, que tem dinheiro para carros do melhor que há nas Flores,etc.Não venham para aqui com com discursos moralistas, que esses não pegam. Se ele não fosse PS, não lhe iam fazer as terraplanagens para a casa. E já que estamos nesta, digo-vos que o cimento usado no pavimento e nos capeados dos muros daquela casa da fazenda à beira\da Ribeira, também foi deixada na cabine dos passageiros nova no Tabuleiro, por uma carrinha da Camara, e depois veio uma carrinha NISSAN recolhẽ-lo. Haja paciencia, é tudo uma corja. E para a próxima digo mais.

Anónimo disse...

Pois eu também gostava de saber se pediram o IRS do dono da casa do Tabuleiro na Fazenda e como chegaram a acordo para dar ajudas, tenho a certeza que há cidadãos de primeira e de segunda para a camara das Lajes mas quando precisarem de votos tenham a certeza que vão pedir só as casas de quem ajudaram e aos lambe botas.

Anónimo disse...

Estranho. Sá há comentários a defender a camara das lajes em dias uteis no periodo de trabalho. sabem porquê? Porque sãoeles que os fazem nas horas de serviço, não tem mais nada que fazer. É uma pouca vergonha, passam o tempo na internet e fazer çpolitica de maia tigela, o vereador vice, e mais uma das acessoras da vereadora que não não faz mais nada que isto. Pelo PSD a favor do big head é o gordo da fazenda, e pelo PS a favor deles é o vic, e o resto +e ... nada.

Anónimo disse...

Uma pergunta que fica no ar. Quando é que vão começar as obras para o Posto de Socorros nas Lajes.

Anónimo disse...

Ó anónimos das 15/11/2015, 10:56:00

Estás um pouco mal informado sobre alguns assuntos, nomeadamente a casa da baía da fajã grande, e a empresa da reta das lajes que ainda lá está atualmente e sempre vendeu areia às custas da camara.

Em relação às outras casas que falei, não disses-te nada, por isso assumo que essas metes-te no saco e calas-te. Ainda por cima porque numa delas vive um descendente do anterior presidente da camara.

Em relação a trabalhos de terraplanagem, não conheço ninguém no concelho das lajes que tenha pago por este serviço, desde o mais rico ao mais pobre...por isso não percebo porque teria de começar agora com o presidente de junta da fazenda...
E se o presidente de junta da fazenda tem bons rendimentos e bons carros, deve ser porque estudou pra isso e esforçou-se...porque nunca ouvi falar que ele tivesse roubado alguma coisa...ao contrário de muitas outras pessoas...

Tu tens um complexo de inferioridade, tivesses estudado pra manter os bons rendimentos...é a vida...

Anónimo disse...

A CML dasa Lajes têm de mentalizar que são tão mentirosos, embrulhões, e amigos do alheio como era o JL, e mais não digo!

Anónimo disse...

com a idade que tenho nunca vi estudar muito que dei bons carros.

Anónimo disse...

Há nesta terra certos lacraus, que destilam inveja e veneno por todos os poros.
Como na vida não deram tafulho a formar-se, por rudeza ou malandrice, invejam quem trabalhou e passam a vida a desancar.
São uma espécie de trambolhos que temos embrulhados debaixo dos pés, que tudo fazem para rasteirar.
Há outra classe mais sofisticada, que por humildade da família "passou muito", que vagueia por dois caminhos: ou ostenta, mostrando à força o que tem, ou ajuda os mais fracos no que pode, porque sabe o que é ser pobre.
A primeira raça de novos ricos, no continente conhecida por "patos bravos" julga-se dona disto tudo e tenta escanchar-se em cima de toda a gente.

Anónimo disse...

olha...olha... o estudante usa palavras caras umas de 500 outras de 1500 e então as mais caras do dicionário de 3000 euros.

Anónimo disse...

Anónimo 18/11/2015, 08:20:00, não canses a tua cabecinha que nunca hás-de lá chegar...

Para os outros 3 ou 4 anónimos com dores de cotovelo:

Vocês, por já terem passado por cargos, por estarem em cargos ou por quererem vir a estar em cargos, dizem o que dizem... mas só sabem criticar, se fazem é porque fazem, se não fazem é porque não fazem... quem é ignorante pensa assim, não dá pra mais...

quem é novo e tem força e vontade pra fazer alguma coisa por esta ilha, vocês dizem mal... mas fazer alguma coisa, uuummmmmmmm, isto não é com vocês, não, não porque vocês não tem capacidade pra mais do que aquilo que escrevem aqui... e os vossos comentários são tão válidos e tão importantes como aquilo que os meus porcos fazem todos os dias no curral e eu tenho de lavar...
por isso, sintam-se importantes, porque só mesmo aqui é que vai haver 2 ou 3 tontos como eu pra ler os vossos comentários, e 2 ou 3 tontos como eu pra perder tempo a escrever o que acabo de escrever...

Anónimo disse...

já agora anónimo das 19.54 como trabalhas na camara sabes dizer quando começa as obras da piscina no porto e quando é que o governo começa na casa do povo das lajes as obras para o posto de socorros que é de grande interesse para o concelho.

Anónimo disse...

Caro Anónimo 19/11/2015, 21:28:00

o meu amigo deve ser um dos eternos discípulos do antigo presidente da câmara, por isso, por mais que explique aqui seja lá o que for você não vai querer perceber e daqui dois dias está a fazer a mesma pergunta. mesmo assim, deixo-lhe aqui umas palavrinhas.

essas grandes obras, que o meu amigo fala, só podem ser feitas quando desaparecerem os grandes buracos que o seu amigo deixou na Câmara. já que falou na piscina do porto, antes do atual executivo pensar sequer nessa piscina, tem de resolver o problema daquela outra piscina que fica ao pé da escola e do pavilhão, o meu amigo deve saber qual é...
pois o seu eterno JL governou-se à grande com mais essa grande obra, foram faturados pelo empreiteiro e pagos pela anterior Câmara, valores que o meu amigo nunca conseguirá ver na sua conta...mas que deram jeito a muita gente e em especial ao comércio do antigo presidente...

por isso e por muito mais, agora o meu amigo está na situação que está...e o antigo presidente de Câmara tem os maiores espaços comerciais da ilha das flores e fora da ilha das flores, tem a grande casa com piscina na baía da fajã grande, tem a casa/moinho junto ao poço do bacalhau, tem as outras casas mais acima para aluguer a turistas, tem antigo banif de santa cruz, tem o edifício junto ao banif das lajes, tem terrenos e mais terrenos que o meu amigo não faz ideia e muitas outras coisas que ninguém imagina...

o que eu continuo sem perceber é:

- toda a gente sabe que, com o salário de presidente da camara, não é possível ter isso tudo, mas ninguém faz nada.

- toda a gente sabe que, mesmo na atualidade, o antigo presidente da câmara continua a fazer ilegalidades...até mesmo a alugar carros amarelos e não só aos turistas...

- mas vocês continuam a defende-lo com unhas e dentes, porquê?!!

- será que eles vos dá uma comissão??!!

- ele está rico às custas da câmara e de todos nós...

- nós continuamos pobres como estávamos há quase 20 anos atrás quando ele entrou para a câmara.

- quem não se lembra do espaço comercial que ele tinha há 20 anos atrás...aquilo tinha uns 50 ou 60 metros cuadrados...e vejam o que ele tem agora...

- não vejo os outros comércios terem evoluído assim, não vejo o castanheira, o lucino, o luis gregorio, o germano, o braga, ninguém, ninguém...

- o homem tem mais do que os outros todos juntos...

- e vocês vem praqui defende-lo...ó meus amigos, tenham lá juízo...

Anónimo disse...

Não sou nem de perto nem de longe simpatizante dos socialistas nem do socialismo, mas aplaudo o comentário das 10:55. No entanto estou à espera dos resultados da tão badalada auditoria externa feita às contas da camara da Lajes, e até agora, nada. Mais um rato que a montanha vai parir ?

Anónimo disse...

em resposta ao anónimo das 10.55 tenho que dizer que não sou disciplo do antigo presidente da camara nem nunca recebi 1 cêntimo da camara para alguma obra que tenho feito e nem tenho nada com aquilo que ele tem e que venha a ter, que a minha vida da-me quanto queira. como dizem que as contas já estão direitas e foi uma promessa do presidente fazer uma piscina no porto fiz a pergunta, quanto ao posto de socorros na casa do povo das lajes esta não é obra da camara mas sim do governo ´socialista prometida à mais de um ano e até à data nada feito.

Anónimo disse...

é agradável, quando poêm questões como o senhor anónimo das 21/11/2015, 09:40:00. .E onde estão os resultas da tão proclamada auditoria que a camara Socialista ía fazer á antiga Câmara????Estão no saco meu caro amigo, estão no saco porque todos eles têm o rabo preso, inclusivamente o actual e à coisas que não interessa saber!
Alias o atual P, já provou a toda a gente que não quer descobrir buracos. já quando era presidente da Assembleia do lar, escondeu, enquanto orgão máximo fiscalizador tudo o quando pode as fraudes que "supostamente"tinham acontecido lá dentro!
A diferença que ele tem do outro é só no tamanho da cabeça!

Anónimo disse...

Falam muito da Camara mas a oposição tem muita culpa li a ultima ata da reunião da camara e fiquei tão confuso, a oposição pediu muitas justificaçoes, responderem como quiseram, e ficou assim, resultados na ata final , não sei se a opisição concordou ou não foi aprovada .